(031) 3195-0580
4infra

Redes mesh Wi-Fi: por que usar?

Redes mesh Wi-Fi: por que usar?

À medida que o tempo passa, novas modalidades de aplicações vão sendo atribuídas aos computadores e celulares, com o objetivo de melhorar o desempenho das atividades, aumentar a eficácia e otimizar custos. No entanto, para que programas e ferramentas rodem de forma a obter todos esses benefícios, vai precisar de mais alcance e estabilidade do Wi-Fi.

Sabe aquele lugarzinho da casa ou do escritório onde ninguém quer ficar porque a rede é tão fraca que mal se consegue enviar uma mensagem de WhatsApp? Há quem pense que o problema pode estar no aparelho. Mas, na verdade, o que ocorre é uma grande instabilidade da internet dentro de um ambiente específico.

Calma! Antes de ligar para o provedor e solicitar aumento de velocidade e, consequentemente, da conta da internet, verifique a possibilidade de instalação da rede mesh na sua casa ou escritório.

O que, afinal, são redes mesh?

Mesh, ou malha, em inglês, é um sistema de Wi-Fi inteligente. Ele usa dois ou mais roteadores específicos para gerenciar e distribuir o sinal uniformemente por todo o espaço, seja na residência ou em pontos comerciais.

Em outras palavras, com as redes mesh, os usuários não precisam ficar apinhados no mesmo cômodo da casa para conseguir sinal da internet. Afinal, nessa tecnologia, os roteadores se assemelham a um nó – e cada dispositivo com acesso à rede se conecta a um dos nós sem sofrer perda ou atraso, eliminando as zonas mortas de sinal.

Hoje em dia é muito difícil ter apenas um ou dois aparelhos ligados à rede. A maioria dos lares têm celulares, notebooks, tablets, impressoras, televisão e internet das coisas, como câmera de segurança, tudo conectado à internet.

Para dar conta de tantos equipamentos conectados ao mesmo tempo, o sistema de Wi-Fi precisa estar disponível com muito mais velocidade dentro da área de cobertura.

Acontece que as redes mesh formam uma única malha para distribuição dos pontos de acesso. Dessa forma, o usuário pode se locomover para diferentes partes do ambiente sem perceber qualquer mudança no sinal. Como? O sistema faz a transição entre os nós de maneira sincronizada assim que identifica a movimentação.

Por que usar redes mesh?

Além de oferecer qualidade no sinal de Wi-Fi, as redes mesh apresentam outras vantagens que podem melhorar bastante sua infraestrutura de TI. Veja as principais:

Escalabilidade

Para ter boa cobertura de rede não é preciso investir em roteadores potentes; nas redes mesh, basta adicionar módulos. Com isso, o custo para ampliar o alcance de sinal passa a ser flexível.

Integração com internet das coisas

Quantas coisas ao seu redor estão conectadas a uma rede? Hoje, ouvimos muito o conceito de “casa inteligente”, com eletrodomésticos, além dos eletrônicos, “sabendo” o que fazer por inteligência artificial ou conexão à rede. Estamos falando em “robô-aspirador”, automação residencial, ar condicionado programável e até geladeira que faz lista de compras.

Não há limites para o alcance da internet das coisas.

Mas, para que o funcionamento de tudo isso ocorra sem problemas, a tecnologia precisa garantir que todos os dispositivos estejam funcionando plenamente, sem falhas de sinal ou baixa performance da internet. As redes mesh não só permitem essa conexão simultânea, como, também, entregam a melhor velocidade.

Gerenciamento da rede

As redes em malha são mais fáceis de gerenciar por serem totalmente automatizadas, podendo ser realizadas através de aplicativos para smartphones. Isso permite que o usuário controle os acessos a determinadas redes, direcione a velocidade para dispositivos específicos, crie redes para visitantes e perfis individuais, além de limitar a velocidade ou cortar o sinal em um determinado período do dia.

Operação em dual band

As redes mash são dual band, pois operam em 2.4 e 5 Ghz. Isso possibilita a utilização da melhor frequência disponível e a conexão de mais dispositivos. Só lembrando que, para o uso da rede 5Ghz e padrões wireless modernos, os equipamentos devem ser compatíveis para suportar esses tipos de tecnologias.

 

Resumindo, as redes mash são uma mão na roda de quem precisa de uma conexão robusta, mas sem pagar muito caro por isso.

Se você precisa de mais eficiência no trabalho e comodidade em casa, vale a pena saber mais sobre as redes mesh – e, quem sabe, instalar essa modalidade de rede no seu ambiente. A equipe da 4Infra está à disposição para explicar o funcionamento dessa inovação e elaborar um projeto para o seu escritório ou residência.

Entre em contato e marque um horário com nossos consultores.


2 de outubro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down