É fato que, hoje em dia, as empresas não funcionam sem ambientes digitais. A internet é o caminho para receber, enviar e processar informações de forma rápida e para qualquer local do mundo.
Embora seja indiscutível a sua eficácia nos negócios, o mundo digital é um recurso frágil e vulnerável no quesito segurança. Não dá pra fechar os olhos para os inúmeros ataques aos sistemas corporativos que roubam senhas, sequestram dados e colocam a empresa em uma posição nada confortável.
Segurança na internet, portanto, não é um aditivo, mas uma preocupação básica da equipe de TI.
O que vem a ser segurança na internet?
Quem comete crimes no ambiente digital usa de inúmeras artimanhas para deixar seu computador mais suscetível ao ataque, facilitando a entrada de pessoas não autorizadas aos mais diversos sistemas da companhia.
A “isca” pode vir de todos os lados: um site de compra que surge inesperadamente na tela, e-mails falsos com anexos maliciosos, sites fake para inserção de dados sigilosos… tudo isso pode prejudicar a empresa, provocando lentidão no servidor e deixando a navegação cheia de obstáculos.
Os resultados dessas invasões são roubos de dados e de identidade, venda de dados pessoais, roubo de dinheiro e tantas outras consequências que prejudicam o orçamento e a imagem da organização.
Para combater as vulnerabilidades virtuais é preciso investir em segurança na internet. Estamos falando de uma série de procedimentos e ferramentas que reforçam a proteção dos dados armazenados e trafegados na web.
As medidas de segurança na internet buscam identificar e eliminar as vulnerabilidades a que estão sujeitos computadores e outros dispositivos eletrônicos que facilitam o ataque às informações confidenciais.
Elaborar soluções que defendam os dados corporativos das invasões criminosas não é um privilégio apenas das grandes empresas: pequenas e médias organizações também devem dar prioridade à segurança na internet, já que a maioria dos ataques virtuais mira em empresas com menos de 100 funcionários.
Dicas para melhorar a segurança na internet
Navegar na internet é uma prática rotineira que afeta milhares de empresas todos os dias, deixando-as expostas a todos os tipos de ameaça. Para evitar surpresas desagradáveis nesse quesito, sugerimos algumas ações que podem ser adotadas no seu negócio, com o objetivo de proteger os dados e também a reputação da companhia.
Vamos a elas:
Criar senhas fortes
Senhas simples e fáceis de lembrar, como números sequenciais, data de aniversário ou nomes de parentes podem ser facilmente descobertas por usuários mal intencionados.
Por incrível que pareça, a senha é uma maneira eficiente de proteger as informações corporativas. Afinal, ela abre as portas para os sistemas, softwares e aplicações diversas. Por isso a necessidade de criar uma política que aumente a complexidade das senhas, deixando-as fortes e mais difíceis de serem quebradas.
O ideal é misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais na criação da senha. Além disso, lembre-se de trocá-la de tempos em tempos.
Limitar o acesso aos colaboradores
Nem todos os funcionários precisam ter livre circulação por todos os sistemas; então, é interessante limitar essa movimentação conforme a atividade desenvolvida por cada colaborador. Esse controle protege os dados mais importantes e concentra a liberação das informações em quem é, de fato, responsável por elas.
O problema de acessos liberados pode ser intensificado quando o usuário utiliza dispositivos pessoais para entrar na rede corporativa, logando em redes inseguras que podem ser facilmente captadas por um hacker.
O controle de acesso reduz a vulnerabilidade, já que os privilégios a determinados aplicativos e banco de dados ficam reservados a quem realmente precisa, aumentando a segurança na internet.
Instalar antivírus
O antivírus é um programa simples que deve ser implementado em todas as organizações. No entanto, essa medida não pode ser tratada de maneira isolada, já que contar apenas com o antivírus não melhora significativamente a segurança na internet.
O ideal é que ele seja instalado junto com outras ferramentas de segurança, mantendo sempre a sua atualização mais recente e configurado conforme a política de segurança da organização.
Caprichar no backup
Essa é mais uma forma de remediar qualquer eventualidade do que instaurar medidas de segurança na internet. Manter cópias das informações mais importantes do negócio é uma forma eficiente de proteger e recuperar dados.
Acontece que os hackers não são as únicas ameaças aos sistemas corporativos, desastres podem ocorrer a qualquer momento, incapacitando a organização de se reerguer – o que pode ser evitado a partir de uma solução simples, como o backup.
Mas, atenção: para surtir efeito, ele deve ser feito com regularidade e preferencialmente acessível pela nuvem, que independe de uma estrutura física para armazenar informações.
Investir em segurança na internet pode ser um desafio, principalmente para empresas com baixo orçamento. A boa notícia é que, nesse processo, é possível contar com consultorias de TI, como a 4Infra, que oferecem terceirização de serviços em toda a estrutura de tecnologia da informação.
Quer saber como proteger suas informações dos ataques virtuais? Entre em contato com a gente!