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Service desk: o que é e por que investir?

Service desk: o que é e por que investir?

Sua infraestrutura de TI já possui um service desk? O suporte é essencial para a otimização de processos e para o desenvolvimento competitivo das atividades.

Em um cenário em que a tecnologia é uma constante nas empresas, o diferencial é aprender a lidar com ela da melhor maneira possível e em utilizá-la para reduzir custos e se destacar dos concorrentes.

Mesmo assim, ainda há quem não entenda os motivos de se investir em um service desk. O que muita gente não sabe é que, com ele, poderiam ser evitados custos extras e problemas inesperados.

O que é Service Desk?

O Service Desk é o ponto de contato entre usuários e o gerenciamento de serviços de TI. Por ele, é possível controlar incidentes e gerenciar o ciclo de vida de todos os pedidos de serviço e comunicação com o cliente.

A ferramenta é projetada para lidar com incidentes e solicitações de serviço. Além de se certificar que os serviços de TI serão entregues com qualidade, também gerencia os ciclos de vida dos pacotes de software usados de acordo com as práticas do ITIL.

As camadas monitoradas são classificadas por operações de rede, operações de banco de dados e gerenciamento de segurança. A ferramenta pode ser realizada de forma presencial, online ou por telefone. 

Qual a diferença entre Service Desk e Help Desk?

Apesar dos nomes serem parecidos, eles não são a mesma coisa!

O Help Desk é focado em resolver dúvidas e problemas comuns ao cotidiano empresarial, como falhas em aplicativos, problemas com a impressora, defeitos do sistema operacional ou dificuldades de acessar algum programa. 

Já o Service Desk, além de trabalhar em cima das funções acima, também oferece soluções preventivas e possui ação consultiva. O Service Desk facilita o funcionamento da infraestrutura, de forma a prevenir e solucionar problemas.

Vantagens de implementar o Service Desk em sua empresa

Sabendo disso, por que implementar o Service Desk? A ferramenta oferece vários benefícios para o seu negócio e pode ser uma solução útil para muitas dificuldades que você tem enfrentado. 

#1. Reduzir custos

Com uma estratégia preventiva e consultiva, a chance de problemas surgirem diminui, e com isso os custos envolvidos com a manutenção também diminuem. 

A prevenção é sempre a melhor estratégia, e aqui na 4infra Consultoria em TI trabalhamos para evitar riscos e custos extras desnecessários.

Por isso, entendemos que essa solução evita desgastes futuros e ajuda na previsibilidade dos gastos.

#2. Acompanhamento de especialistas

A ferramenta deve ser monitorada por especialistas na área. Isso evita confusões e erros simples de serem evitados. Com o reforço de profissionais, sua infraestrutura de TI fica mais segura e evita prejuízos.

#3. Oferece resultados relevantes

Se bem executado, a ferramenta pode ser responsável por trazer benefícios e melhorias relevantes para a empresa.

O monitoramento e prevenção de erros ajuda a desenvolver as equipes, otimiza processos, melhora a qualidade dos serviços e produtos e a relação com o público.

#4. Melhora na comunicação

O Service Desk melhora a comunicação e favorece o trabalho em equipe. Isso acontece porque a ferramenta oferece mais clareza nos problemas, permitindo que os servidores identifiquem o que deve ser resolvido e aloquem recursos para a tarefa.

Além disso, com o Service Desk, há menos interrupção nas demandas, proporcionando mais alinhamento das demandas. 

#5. Implementação simples

Agora a boa notícia: é possível implementar a ferramenta em sua empresa mesmo se os recursos disponíveis forem escassos. A implementação da ferramenta é simples, prática e adaptável às suas necessidades.

Mas vale lembrar que você sempre pode contar com ajuda especializada. Não precisa quebrar a cabeça sozinho! A 4infra Consultoria em TI oferece suporte de TI para que sua empresa consiga utilizar o Service Desk da melhor maneira. Clique aqui e agende um horário! 


12 de julho de 2021

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