(031) 3195-0580
4infra

Seu backup está em dia?

Seu backup está em dia?

Essa é uma pergunta que quase 100% dos empresários não sabe responder e uma boa parte não faz ideia do que se trata. Muitas vezes quando estou em uma negociação faço essa pergunta ao futuro cliente, alguns até prendem a respiração antes de responder pois surgem vários pontos de interrogações na cabeça deles. É extremamente importante que tenhamos os Backups sempre verificados pela empresa de ti que cuida de sua empresa, mas vale lembrar também a importância da validação dos dados por alguém da própria empresa o que não passa de uma simples conferencia, fazendo um restaure ou checando diretamente na nuvem se as informações realmente estão corretas. Hoje existem várias formas de se realizar um backup as mais comuns são: Nuvem (Backup online), HD externo USB, Fitas, Servidores de Backup.

É importante dizer que não podemos confundir sistemas de tolerância a falhas com Backup como RAID por exemplo. Muitas vezes os usuários imaginam que quando temos dois discos espelhados consiste em Backup, o que não é verdade pois se o sistema é espelhado por exemplo em caso de os dados corromperem (arquivos ou banco de dados) estará perdido nos dois discos.

Como podem ver nem tudo é o que parece e a dica que deixo é sempre ter várias alternativas de backups, sendo nuvem, discos externos (acima de 1), fitas e sempre conferindo as copias. E sempre faça a manutenção preventiva dos seus computadores e servidores para avaliar se as copias estão integras.


3 de dezembro de 2015

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down