(031) 3195-0580
4infra

Telefonia em nuvem: vale a pena investir?

Telefonia em nuvem: vale a pena investir?

A telefonia em nuvem nada mais é que a realização de
chamadas telefônicas pela internet, promovendo diversos benefícios para seus
usuários. Mas será que a telefonia em nuvem vale a pena realmente?

 

O que é a telefonia em nuvem?

 

A telefonia em nuvem, também chamada de VoIP (Voz sobre
Protocolo de Internet) é uma inovação que converte os sinais analógicos de voz em
sinais digitais, de internet. A partir disso é possível se comunicar de maneira
prática e mais econômica.

Essa tecnologia permite realizar ligações entre computadores
ou mesmo entre um computador e um telefone móvel ou fixo.

O maior exemplo desse tipo de telefonia é o Skype, muito
utilizado principalmente no ramo dos negócios e para chamadas de vídeo. Ele
permite que os usuários se conectem e conversem gratuitamente por meio de uma
conexão à internet como também permite ligar para telefones celulares ou fixos
em qualquer lugar do mundo por uma pequena taxa.

Outro exemplo que vêm ganhando popularidade é também o próprio Whatsapp, que oferece chamadas de voz e vídeo por meio da rede móvel ou do wifi. Além deles, diversos outros programas e até mesmo extensões em navegadores permitem a realização de chamadas diversas.

 

 

Quais os benefícios dessa tecnologia e como aplicá-la?

 

Entre os principais benefícios da telefonia em nuvem, podemos citar:

  • o baixo ou nulo custo de chamadas;
  • a possibilidade de transferir chamadas mesmo para outras localidades;
  • a flexibilidade de poder atender em qualquer dispositivo;
  • a fácil utilização, sem a necessidade de equipamentos específicos e complexos;
  • economias financeiras e espaciais com dispositivos de telefonia fixa;
  • segurança que o serviço oferece;
  • a possibilidade de gerar dados estratégicos relevantes;
  • uma maior segurança nas ligações;
  • diminuição das oscilações entre chamadas;
  • gravação de ligações;
  • relatório de ligações de entrada, saída e perdidas;
  • mobilidade;
  • utilizar matriz e filiais uma única central telefonia.

Além disso, adaptar essa tecnologia ao dia a dia é relativamente simples. Por mais que o termo “telefonia em nuvem” não seja tão conhecido, essa prática vem crescendo e conquistando um papel relevante no dia a dia das empresas.

Para aplicar essa tecnologia no dia a dia de forma efetiva e eficaz podem ser necessários alguns acessórios, como por exemplo aplicativos e softwares específicos de telefonia; um ATA (adaptador de telefone analógico) para a conversão dos sinais; PABX Virtual como o 3CX ou também um telefone IP, que trabalha com os dois tipos de sinais.

 

Telefonia em nuvem: vale a pena?

 

Como é possível perceber, a telefonia em nuvem traz diversos
benefícios para os seus usuários, tanto em tarefas simples no dia a dia como
também para reduzir custos e melhorar a produtividade de uma empresa. Mas será
que migrar para esse tipo de comunicação vale a pena?

Essa tecnologia é extremamente ampla e possui uma série de
funções para se adaptar aos diferentes ambientes e as variáveis demandas que
cada um deles oferece. Além disso, existe uma grande variedade de opções no
mercado.

Sobre valer a pena ou não, hoje em dia todo mundo está
conectado. A internet é o principal meio para troca de informações rápidas e econômicas,
a tendência é que a telefonia se adapte cada vez mais a ela.

Dependendo do caso, migrar para a telefonia em nuvem pode
ser uma excelente ideia. Com um pacote de dados considerável e uma internet de
qualidade é possível economizar tempo e dinheiro com ligações, basta ter os
aplicativos instalados em seus dispositivos móveis, por exemplo.

Para empresas, independente do porte em questão, migrar o seu sistema de telefonia também pode valer a pena à longo prazo. O investimento inicial com sistemas, internet e adaptadores promove benefícios econômicos e funcionais, melhorando o atendimento, permitindo a integração entre canais e favorecendo a comunicação entre clientes e colaboradores.

E você, já utiliza ou está considerando migrar para a telefonia em nuvem? Então fique de olho nas dicas e informações disponíveis aqui no nosso blog e se precisar de ajuda nesse processo, conte com a 4infra, podemos te ajudar presencialmente ou até mesmo remotamente!


12 de junho de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down