Terceira Plataforma de TI: O próximo nível da tecnologia nas empresas

Terceira Plataforma de TI: O próximo nível da tecnologia nas empresas

As novas tecnologias nas empresas estão relacionadas com a Cloud Computing. E tudo isso será suportado pela chamada Terceira Plataforma de TI. Esse novo conceito surgiu em 2010 para denominar um ambiente moderno e flexível de TI e também é conhecido como “Força dos Nexos”. Conheça um pouco mais sobre esse próximo nível de tecnologia empresarial!

O que é Terceira Plataforma de TI?

Terceira Plataforma de TI é uma nova infraestrutura de TI emergente dentro das organizações. Até então, tivemos duas ondas computacionais de TI empresarial, sendo a primeira encabeçada pelos computadores de grande porte (mainframes), e a segunda fase pelos PCs.

A terceira onda é muito diferente, porque está baseada em tecnologias convergentes, capazes de conferir vantagem competitiva para as empresas. São elas:

  • Cloud Computing;
  • Social Business (negócios sociais) ou Social Media;
  • Big Data (ferramentas para análise de grande volume de dados);
  • Mobilidade.

Alguns especialistas ainda incluem a IoT dentre os pilares da Terceira Plataforma de TI. Independentemente disso, o importante entender é que essa nova onda possui um foco diferente das anteriores. Agora, o importante é atender às exigências dos consumidores.

Por que a Terceira Plataforma de TI é importante?

A Terceira Plataforma de TI é impulsionada pela mobilidade. E não sem motivo. Considerando que, de acordo com estudos, até 2020, teremos 90% da população com smartphone com acesso à internet, as empresas deverão criar respostas rápidas para seus negócios se quiserem se manter competitivas.

A grande vantagem da mobilidade é o ganho de produtividade da equipe e a melhora da experiência do usuário. Os apps criam, compartilham, armazenam e sincronizam informações na nuvem, que podem ser utilizadas de qualquer lugar. Isso atende ao anseio do consumidor por respostas rápidas, certo?

Além disso, a utilização da computação em nuvem melhorou muito a gestão de informação em vários aspectos, em especial disponibilidade, segurança, escalabilidade, rapidez e redução de custos e riscos.

Aliada com a Big Data, as empresas passaram a ter maior poder analítico sobre seus dados, o que as possibilitou ter maior conhecimento sobre seus consumidores, melhorar a estratégia empresarial, planejar o negócio com precisão, além de monitorar a concorrência.

Não é difícil imaginar a importância da Terceira Plataforma de TI com tantos benefícios, né?

Como o mercado está adotando essa tecnologia?

Um estudo da IBM de 2012 concluiu que 62% dos gestores de TI aumentariam os investimentos em Social Business. A IDC, em previsão recente, estimou uma movimentação de US$ 187 bilhões em todo o mundo, até o fim de 2019, em soluções de Big Data e análise de dados. Já o estudo da IT Leaders concluiu que 93% dos gestores de TI brasileiros pretendiam aumentar os investimento em mobilidade. Sem contar o US$1,1 bilhão que a computação em nuvem movimentou no Brasil, de acordo com a consultoria Frost & Sullivan.

Todas as previsões consideram gestores de TI de grandes organizações. A conclusão, diante desses dados, é única: a Terceira Plataforma de TI está sendo adotada por todas as empresas como uma necessidade de se manter competitiva.

Como se atualizar?

A adoção das inovações da Terceira Plataforma de TI deve ser feita de acordo com a necessidade das empresas. É irresponsável implementar tantas novas tecnologias sem que a infraestrutura dê conta.

Por esse motivo, os gestores precisam contar com a parceria de uma consultoria de TI especializada para fazer a análise devida e encontrar soluções adequadas ao negócio. É preciso revisar processos e automatizar atividades com as novas tecnologias para que os benefícios da Terceira Plataforma de TI sejam efetivamente sentidos pelas organizações.

Se você está pronto para adotar a Terceira Plataforma de TI, entre em contato conosco. A 4infra possui uma equipe qualificada para trazer o melhor dessa nova era tecnológica!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
24 de maio de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
PowerShell: o que é e para que serve?
8 de dezembro de 2023
Gerenciamento de e-mails com Exchange Online
6 de dezembro de 2023
Desmistificando o Power BI: transformando dados em decisões estratégicas
4 de dezembro de 2023
O que é Proxy e Quais são suas Finalidades e Características
1 de dezembro de 2023
1 2 3 155

chevron-down