As novas tecnologias nas empresas estão relacionadas com a Cloud Computing. E tudo isso será suportado pela chamada Terceira Plataforma de TI. Esse novo conceito surgiu em 2010 para denominar um ambiente moderno e flexível de TI e também é conhecido como “Força dos Nexos”. Conheça um pouco mais sobre esse próximo nível de tecnologia empresarial!
Terceira Plataforma de TI é uma nova infraestrutura de TI emergente dentro das organizações. Até então, tivemos duas ondas computacionais de TI empresarial, sendo a primeira encabeçada pelos computadores de grande porte (mainframes), e a segunda fase pelos PCs.
A terceira onda é muito diferente, porque está baseada em tecnologias convergentes, capazes de conferir vantagem competitiva para as empresas. São elas:
Alguns especialistas ainda incluem a IoT dentre os pilares da Terceira Plataforma de TI. Independentemente disso, o importante entender é que essa nova onda possui um foco diferente das anteriores. Agora, o importante é atender às exigências dos consumidores.
A Terceira Plataforma de TI é impulsionada pela mobilidade. E não sem motivo. Considerando que, de acordo com estudos, até 2020, teremos 90% da população com smartphone com acesso à internet, as empresas deverão criar respostas rápidas para seus negócios se quiserem se manter competitivas.
A grande vantagem da mobilidade é o ganho de produtividade da equipe e a melhora da experiência do usuário. Os apps criam, compartilham, armazenam e sincronizam informações na nuvem, que podem ser utilizadas de qualquer lugar. Isso atende ao anseio do consumidor por respostas rápidas, certo?
Além disso, a utilização da computação em nuvem melhorou muito a gestão de informação em vários aspectos, em especial disponibilidade, segurança, escalabilidade, rapidez e redução de custos e riscos.
Aliada com a Big Data, as empresas passaram a ter maior poder analítico sobre seus dados, o que as possibilitou ter maior conhecimento sobre seus consumidores, melhorar a estratégia empresarial, planejar o negócio com precisão, além de monitorar a concorrência.
Não é difícil imaginar a importância da Terceira Plataforma de TI com tantos benefícios, né?
Um estudo da IBM de 2012 concluiu que 62% dos gestores de TI aumentariam os investimentos em Social Business. A IDC, em previsão recente, estimou uma movimentação de US$ 187 bilhões em todo o mundo, até o fim de 2019, em soluções de Big Data e análise de dados. Já o estudo da IT Leaders concluiu que 93% dos gestores de TI brasileiros pretendiam aumentar os investimento em mobilidade. Sem contar o US$1,1 bilhão que a computação em nuvem movimentou no Brasil, de acordo com a consultoria Frost & Sullivan.
Todas as previsões consideram gestores de TI de grandes organizações. A conclusão, diante desses dados, é única: a Terceira Plataforma de TI está sendo adotada por todas as empresas como uma necessidade de se manter competitiva.
A adoção das inovações da Terceira Plataforma de TI deve ser feita de acordo com a necessidade das empresas. É irresponsável implementar tantas novas tecnologias sem que a infraestrutura dê conta.
Por esse motivo, os gestores precisam contar com a parceria de uma consultoria de TI especializada para fazer a análise devida e encontrar soluções adequadas ao negócio. É preciso revisar processos e automatizar atividades com as novas tecnologias para que os benefícios da Terceira Plataforma de TI sejam efetivamente sentidos pelas organizações.
Se você está pronto para adotar a Terceira Plataforma de TI, entre em contato conosco. A 4infra possui uma equipe qualificada para trazer o melhor dessa nova era tecnológica!