(031) 3195-0580
4infra

5 Dicas valiosas de TI para pequenas empresas

5 Dicas valiosas de TI para pequenas empresas

Poucos recursos financeiros disponíveis e muitas ideias para executar. Essa é a realidade de TI para pequenas empresas e que pode limitar o crescimento delas.

Especialmente quando falamos em tecnologia da informação, que é uma área que demanda investimentos consideráveis, é preciso encontrar saídas para essas organizações. Por isso, veja nossas 5 dicas valiosas de TI para pequenas empresas!

TI para pequenas empresas:

 

1. Invista em uma conexão mais veloz

As soluções de TI para pequenas empresas possuem um papel determinante em um negócio: melhorar a performance do empreendimento. Uma empresa que investe nessas soluções melhora a eficácia de suas ações, o que leva a um aumento na produtividade e na competitividade.

Uma das soluções interessantes e que contribui diretamente para a performance da atividade é o aumenta da velocidade da conexão. Essa á uma das dicas valiosas de TI para pequenas empresas que você deve adotar. Uma banda larga com alta velocidade possibilita que os usuários alcancem os resultados esperados em menos tempo.

Além disso, a medida contribui para facilitar o controle e a gestão de TI do negócio. Neste ponto, entretanto, é preciso dar atenção aos servidores, para que não fiquem ultrapassados em relação à velocidade do sistema.

2. Procure por soluções de melhor custo-benefício

Uma das dicas valiosas de TI para pequenas empresas é procurar por soluções de bom custo-benefício. É possível reduzir os custos operacionais utilizando tecnologias como a cloud computing, por exemplo, que disponibiliza aplicações e dados por meio da internet (mais especificamente, da nuvem), independentemente do local de acesso.

Como não há necessidade de ter uma grande infraestrutura física de TI para as soluções em nuvem, os custos são menores, e os benefícios vão muito além do baixo custo.

Outras soluções de bom custo-benefícios são as ofertas de hardware e software como serviço, que derivam do conceito da computação em nuvem e possuem a mesma lógica: não é preciso grandes investimentos em ativos.

3. Faça uso das mídias sociais

Se você acredita que somente a equipe de marketing e vendas recorre às mídias sociais para fazer o negócio crescer está muito enganado. As equipes de TI também podem utilizar os perfis existentes em mídias sociais para analisar dados e métricas e implantar mudanças nas estratégias que se mostram ineficazes.

Tudo isso acompanhando o feedback dos clientes a respeito da forma como o produto ou serviço é apresentado. Quem nunca efetuou uma mudança no sistema de vendas online para tornar a conexão em dispositivos móveis mais rápida?

4. Utilize um software de gestão empresarial

Se você procura por dicas valiosas de TI para pequenas empresas, certamente encontrará, em todos os conteúdos, a indicação de uso de software de gestão empresarial, também conhecidos como Enterprise Resource Planning (ERP).

Esses programas são especializados em integrar todas as operações empresariais, desde a aquisição de matéria-prima até o relacionamento com o cliente. Isso possibilita uma sistematização dos dados do negócio.

Além disso, eles otimizam as ações de TI para pequenas empresas, uma vez que a visibilidade dos dados possibilita adequar as estratégias de tecnologia da informação às necessidades da empresa.

Em outras palavras, o software de gestão empresarial é responsável por integrar processos de uma organização, o que traz maior produtividade e otimização das atividades.

5. Terceirize algumas (ou todas) as funções de TI

As pequenas empresas possuem recursos limitados para operar seu negócio. Entretanto, sabe-se que o departamento de TI é peça-chave em qualquer empreendimento, apesar de demandar alto investimento em pessoal e infraestrutura. Como lidar com esse impasse?

Uma das dicas valiosas de TI para pequenas empresas é, por isso, a terceirização do serviço. Com ela, é possível contar com estratégias adequadas ao negócio, profissionais qualificados e bom custo-benefício. O gestor se limitará a cuidar das atividades-fim do empreendimento, o que gera melhores resultados.

Ao terceirizar, porém, é preciso ter cuidado para garantir a eficiência e a segurança dos serviços prestados. Às vezes, o que sua empresa precisa não é uma terceirização, mas uma consultoria em TI para pequenas empresas. Então, avalie bem antes de contratar.

Com essas 5 dicas valiosas de TI para pequenas empresas, o gestor poderá traçar um planejamento estratégico do seu negócio, considerando a eficácia das atividades. Porém, se você ainda tem dúvidas sobre a TI de sua empresa, entre em contato conosco!


16 de janeiro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down