(031) 3195-0580
4infra

Tudo sobre SD-WAN

Tudo sobre SD-WAN

Muitas soluções estão sendo desenvolvidas, no setor de TI, para garantir a excelência da operacionalização dos processos.É o caso do SD-WAN, um dispositivo que favorece a infraestrutura ágil e segura em muitos cenários.

SD-WAN, do inglês Software-Defined Wide Area Network, é uma abordagem em que as definições de tráfego são controladas por aplicação de forma a criar uma sobreposição virtual, permitindo conectividade nas redes WAN.

Entenda o funcionamento do SD-WAN

Hoje em dia, as empresas trabalham com dois aspectos muito importantes: mobilidade e produtividade. Ou seja, pode-se trabalhar em qualquer lugar do planeta, sem perder o foco nas tarefas. Para que tudo se cumpra dentro do prazo, custo e qualidade esperados, os gestores investem em novas soluções para que os sistemas fiquem mais ágeis.

A demanda por largura de banda vem aumentando gradativamente. Afinal, praticamente todas as atividades necessitam de rede para serem viabilizadas, principalmente com a migração para a nuvem. Isso acaba deixando as empresas vulneráveis em relação a contratos mais rígidos de largura de banda e conexões limitadas e pouco confiáveis.

Uma rede SD-WAN pode resolver esses e outros desafios, permitindo que a TI aproveite a banda de baixo custo sem baixar a qualidade dos serviços. Acontece que a rede corporativa contempla uma arquitetura que controla de forma centralizada todo o sistema, que chamamos de SDN ou Rede Definida por Software.

Todo o gerenciamento da rede é realizado através da SDN, mas esse processo não é tão simples, já que existem redes externas e outras configurações envolvidas. Por meio do SD-WAN, a SD se transforma em uma aplicação que pode usar uma WAN associada ao VPN, IP para internet, wireless 3G e 4G, entre outras.

Em outras palavras, as soluções de rede definidas por SD-WAN alteram os recursos da empresa utilizando a WAN corporativa e, também, a conectividade multi-nuvem, oferecendo um desempenho de alta velocidade para as aplicações na borda WAN.

É por isso que uma das vantagens do SD-WAN é oferecer uma variedade dinâmica de caminhos entre as opções de conectividade, permitindo que as empresas acessem, com rapidez e simplicidade, as aplicações de nuvem essenciais para o negócio.

Vantagens da SD-WAN

O fato é que a SD-WAN tem se tornado popular no mundo corporativo, uma vez que gestores buscam conectividade rápida, escalável e flexível entre diferentes ambientes de rede, reduzindo o custo total de propriedade e preservando a experiência do usuário.

Contudo, implementar a solução errada em sua empresa pode reduzir a capacidade de adaptação rápida às mudanças nas demandas comerciais, podendo gerar novos problemas de segurança.

A solução de SD-WAN da Fortinet conecta o usuário a qualquer aplicação, independente do lugar em que esteja, atuando do data center à nuvem. Dessa maneira, o recurso define de forma inteligente o caminho que melhor atende as necessidades de desempenho de um aplicativo específico.

Além disso, a SD-WAN oferece outros benefícios para a gestão de TI de uma organização. 

Veja:

Economia

A conexão com a internet é muito mais disponível, rápida de implantar, segura, confiável - e a preço de internet comum.

Reconhecimento de aplicativo

Identifica os aplicativos de forma inteligente já no primeiro pacote de tráfego de dados. A TI consegue visualizar todas as informações necessárias que dizem respeito a quais aplicativos são usados com mais frequência por toda a empresa, ajudando a gestão a criar políticas de segurança mais estratégicas.

Seleção de caminho dinâmico

As soluções de SD-WAN identificam aplicativos de forma inteligente, determinando a melhor direção a ser seguida para maximizar a funcionalidade. Além disso, existe o recurso de autorecuperação que direciona o tráfego automaticamente para o próximo link disponível, melhorando a experiência do usuário e o desempenho das aplicações.

Implantação de toque zero

A SD-WAN proporciona controle e segregação do plano de dados com o objetivo de garantir gerenciamento e organização centralizados. Assim, viabiliza implantações mais rápidas, com recursos de provisionamento de toque zero e em escala. 

 

Escolher a melhor SD-WAN  para a sua TI pode fugir da expertise do seu negócio - e implementar soluções sem o mínimo de referência pode custar caro para a gestão. 

Por isso, antes de tomar qualquer decisão em tecnologia, entre em contato com a 4Infra. Nossos consultores estão aptos a sanar todas as suas dúvidas e desenvolver projetos que atendam todas as suas demandas.


19 de novembro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é patch panel?
15 de julho de 2022
4 itens indispensáveis em um projeto de redes de telefonia
13 de julho de 2022
O que são e como implementar redes de telefonia?
11 de julho de 2022
Vantagens de usar o Zoho Mail
8 de julho de 2022
1 2 3 141

Contato

Telefone:

(31) 3195-0580
Endereço:

Rua Marechal Foch, 41, Pilotis
B. Grajaú / Belo Horizonte / MG
Funcionamento:

Seg - Sex: 8h às 18h

Assine nosso Newsletter

chevron-down