Entenda como o futuro do blockchain na segurança da informação representa bases importantes da proteção online para negócios de todos os setores.
A segurança da informação é um desafio constante em um mundo cada vez mais conectado, onde o download e o armazenamento de dados são feitos digitalmente e constantemente.
Nesse sentido, o blockchain opera como uma abordagem descentralizada e imutável para o registro de informações.
Essa é uma tecnologia revolucionária que tem o potencial de transformar a segurança da informação em várias áreas, porém, é mais conhecida por ser a base das criptomoedas, como o bitcoin. No entanto, sua aplicação vai além disso.
Blockchain é uma tecnologia de registro digital descentralizado e distribuído que permite que informações sejam compartilhadas e armazenadas de forma segura e transparente.
Na prática, em uma rede de blockchain as transações e os dados são registrados em blocos encadeados de forma criptografada.
Cada bloco contém um hash único que é calculado com base nos blocos anteriores, formando assim uma cadeia de blocos interconectados.
É exatamente essa estrutura que torna extremamente difícil alterar ou adulterar qualquer informação registrada no blockchain.
Uma das maiores preocupações do mundo corporativo é com a segurança dos dados no ambiente digital.
Isso porque, cada vez mais, empresas de todos os portes e segmentos estão na mira dos hackers.
Esses criminosos virtuais desenvolvem e modificam softwares e hardwares de computadores com o objetivo de obter informações sigilosas, deletar arquivos, enviar emails e até mesmo instalar outras ferramentas maliciosas.
Para se ter uma ideia, o Brasil sofreu em 2022 um total de 103,16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos.
A TV Record, por exemplo, teve seu acervo de conteúdos sequestrado em um ataque de ransomware. Após invadirem os sistemas, hackers criptografam todo o material, impossibilitando o acesso da empresa.
A segurança da informação é uma das principais vantagens do blockchain. Como a tecnologia é descentralizada, não existe um único ponto de falha que possa ser explorado por hackers.
Além disso, a criptografia utilizada no blockchain torna quase impossível falsificar ou adulterar informações.
Outro aspecto importante é a transparência. Como todas as informações são registradas em um local permanente e imutável, rastrear a origem e o destino de qualquer informação fica mais fácil.
Quando se fala em blockchain, logo se pensa em bitcoin. No entanto, o mercado percebeu um leque de possibilidades para a ferramenta, não se limitando apenas às moedas digitais.
Assim, entre os principais projetos envolvendo a tecnologia podemos também citar:
As operações executadas dentro da rede blockchain, conforme regras estabelecidas, facilitam a transação e a otimização dos processos.
Isso porque elas eliminam a necessidade de intermediários, tornando o negócio mais eficiente e com menos erros humanos.
Uma plataforma com base no blockchain em que investidores podem negociar contratos de maneira descentralizada e pagar transações com uma criptomoeda própria, o Ether (ETH).
Esse é um projeto voltado para empresas que operam na internet, cujo foco é segurança digital e proteção de ataques cibernéticos.
Seu funcionamento se baseia em um programa de recompensas por bugs, que permite receber relatórios sobre falhas de segurança de hackers éticos e pesquisadores independentes.
Dessa forma, a atuação de proteção pode acontecer antes que os cibercriminosos possam explorar as vulnerabilidades do negócio.
A Blockchain também faz parte do universo que reúne atividades do mundo físico e real, executando ações do ambiente digital de forma imersiva.
Nesse sentido, a tecnologia utilizada é rápida e econômica, feita para proteger as transações efetuadas no metaverso, como compras de imóveis, ingressos e transferências de valores.
Vale ressaltar que o blockchain não é uma solução universal para todos os desafios de segurança.
Mesmo sendo seguro contra a adulteração de dados, ele não garante proteção de endpoints individuais, como dispositivos de acesso à rede.
Para isso são necessários recursos complementares, como login de usuários, criptografia e autenticação multifator para garantir o máximo de segurança.
De qualquer forma, o blockchain na segurança da informação é uma ferramenta poderosa que oferece imutabilidade, descentralização e transparência, podendo ser difundida em diversos setores do mercado.
Para ficar por dentro dessas e outras novidades voltadas para a tecnologia, acompanhe o nosso blog e, para ter suporte para o seu negócio, entre em contato com nossos consultores e tire suas dúvidas!