Como configurar rede wireless no Windows

Como configurar rede wireless no Windows

A rede wireless, que é a rede sem fio para conexão com a internet, é uma facilidade que pode atender desde demandas caseiras, até sistemas operacionais de empresas e negócios dos mais diversos setores.

Contudo, para que ela possa operar com total desempenho e atender às necessidades e demandas do usuário, é importante saber como configurar a rede wireless no Windows de maneira adequada.

Uma das dificuldades mais comuns na hora de instalar a rede wireless é exatamente nesta etapa. Apesar de não ser um procedimento difícil, é importante que seja feito da maneira correta, ou a consequência será uma rede de internet inoperante e sem segurança.

Para entender como o processo de configuração deve ocorrer, é importante checar também algumas das etapas prévias. Por isso, listamos a seguir os equipamentos necessários para que você possa proceder com a configuração da rede wireless.

Equipamentos necessários para realizar a configuração da rede wireless

Antes de configurar, confirme se já possui todos estes equipamentos e se já estão prontos para serem configurados:

Conexão de internet de banda larga e modem: isso significa uma conexão de internet de alta velocidade, e as mais comuns são a DSL e a via cabo. Nesse caso, é necessário ter um provedor de serviços de internet. No Brasil, são, em sua maioria, as companhias telefônicas, como Claro, TIM e Vivo.

Roteador sem fio: costuma ser fornecido pelo provedor de internet, mas se não for o caso, também está disponível em lojas e computadores e aparelhos eletrônicos (inclusive online). O roteador é o responsável por enviar as informações entre sua rede e a internet.

Adaptador de rede sem fio: é o dispositivo que conecta seu computador à rede wireless. A maior parte dos computadores portáteis, desktops e tablets, por exemplo, já vem com um adaptador wireless instalado.

Para conferir se o computador já possui o adaptador de rede sem fio, siga os passos:

  • Clique em Iniciar;
  • Digite gerenciador de dispositivos na caixa de pesquisa e clique sobre a opção com esse nome que irá aparecer;
  • Expanda a opção adaptadores de rede;
  • Verifique se existe um adaptador de rede que contenha sem fio ou wireless no nome.

Como configurar a Rede Wireless no Windows

Com o equipamento adequado já devidamente alocado, é hora de passar para a parte da configuração.

O primeiro passo é configurar o modem e a conexão de Internet. Caso o modem não tenha sido configurado pelo seu provedor, é preciso realizar as etapas que estão descritas no próprio aparelho.

Agora, confira agora as etapas de configuração da rede wireless no Windows:

Roteador Wireless

É necessário que seu roteador sem fio fique em um local em que ele receberá o sinal mais forte, com o mínimo possível de interferência.

Confira algumas dicas para facilitar a escolha do local mais adequado para o roteador:

  • Local central: colocar o roteador o mais próximo possível do centro do estabelecimento em que ele precisará operar contribui para o aumento da intensidade e qualidade do sinal.
  • Longe do chão, das paredes e objetos de metal: quanto menos barreiras físicas existirem entre o computador e o sinal do seu roteador, maiores são as chances dele conseguir captar toda a intensidade do sinal do aparelho.
  • Redução de interferências: para aparelhos que usam a frequência de rádio 2,4GHz, micro-ondas e telefones sem fio podem causar interferências ou interrupções no sinal. Uma boa opção é utilizar telefones sem fio, por exemplo, com frequência mais alta, como 5,8GHz.

Proteção da Rede Wireless

Especialmente quando estamos falando da rede wireless, a segurança é uma etapa essencial da sua configuração.

Exatamente porque seu sinal de rede será transmitido para além do ambiente instalado, é importante que a proteção esteja ativada e atualizada. Assim, você evita que computadores e aparelhos de outros locais próximos conectem-se à sua rede e usem sua conexão.

Para tornar sua rede wireless segura, atente-se para estes três passos essenciais:

  • Altere o nome de usuário padrão e a senha: ter uma senha segura e seu próprio usuário ajuda no reconhecimento da rede, tanto quanto na sua proteção. As instruções para realizar o procedimento estão previstas na documentação do dispositivo.
  • Configure uma chave de segurança (senha) para sua rede: essa é uma segunda camada de proteção contra acessos não autorizados. A Microsoft recomenda o WiFi com segurança do Acesso Protegido 3 (WPA3), caso seu aparelho e roteador seja compatível.

No caso do roteador ter suporte para a Configuração de WiFi Protegido (WPS), você pode seguir as instruções abaixo, conforme a versão do seu Windows:

  • No Windows 7 ou no Windows 8.1, clique em Iniciar, digite Central de Rede e Compartilhamento e então escolha-a na lista.
  • Em Windows 10, clique em Iniciar, em seguida, selecione Configurações > Rede & Internet > Status > Central de Compartilhamento e Rede
  • No Windows 11, clique em Iniciar, digite painel de controle e selecione Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Compartilhamento e Rede. 

Após a etapa respectiva, você deve escolher configurar uma nova conexão ou rede, optar por configurar uma nova rede e selecionar avançar.

O assistente de instalação guiará os demais passos e solicitará que você crie um nome para a rede e também a chave de segurança. Crie uma chave complexa, e de preferência que não contenha dados óbvios como datas de aniversário e números sequenciais.

Lembre-se de anotar sua chave de segurança e guardá-la em um local que você se lembre de consultar quando precisar.

  • Utilize um Firewall: um firewall é um hardware ou software que ajuda a proteger seu computador de ataques cibernéticos e malwares.

Apesar do Windows incluir uma versão de firewall, dificilmente ela é suficiente para suprir todas as demandas de segurança de uma rede wireless.

Assim, é importante que, ao instalá-la, você opte também por outras opções de segurança para tornar o ambiente virtual seguro e livre de ameaças.

Para saber como proteger sua rede wireless e contar com suporte e equipe técnica habilitada para instalação e acompanhamento, entre em contato com nossos consultores da 4Infra! Temos um time de especialistas para lhe oferecer os recursos mais avançados e que melhor se adequam à necessidade da sua rede!

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
24 de outubro de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down