Conheça os tipos de virtualização existentes

Conheça os tipos de virtualização existentes

A tecnologia tem sido uma das melhores estratégias adotadas por empresas que querem se tornar mais competitivas no mercado.

Nos dias de hoje, é impossível que os negócios se desenvolvam e atinjam seus objetivos de maneira sustentável e eficaz.

Aproveitar as soluções existentes não só melhora as operações, como ajuda a empresa a obter resultados mais expressivos.

Esse é exatamente o caso da virtualização, um modelo tecnológico que cria múltiplas aplicações virtuais que podem ser executadas em um único hardware.

O que é a virtualização?

A virtualização é a criação de um modelo virtual do ambiente de rede, ou seja, é a instalação remota de servidores, aplicações e dispositivos.

Dessa forma, ela permite que um app grave dados, gere relatórios e imprima informações sem jamais ser instalado no computador.

O objetivo da virtualização é evitar a dependência de novas máquinas para instalar todos os recursos necessários para manter o ambiente tecnológico funcionando. Essa solução ajuda empresas a ganharem rapidez, produtividade e segurança.

De maneira geral, as aplicações ficam em um container virtual, mantendo as informações para execução dos recursos em diferentes níveis.

Porém, não é possível generalizar, já que existem diversos tipos de virtualização, que se diferem no propósito e na forma de executar tarefas.

Abaixo listamos os tipos de virtualização existentes e como cada uma pode se encaixar no cotidiano da sua empresa, confira:

Virtualização de Aplicações

Esse tipo de virtualização faz com que um ou mais aplicativos sejam utilizados em um dispositivo, mesmo sem estar instalado nele.

Ou seja, os apps são executados na máquina local ou virtual, utilizando todos os recursos disponíveis, mas não tem permissão para fazer qualquer tipo de alteração.

Isso ocorre em função de uma camada de virtualização que faz acontecer a comunicação entre o aplicativo que roda em servidor centralizado e a máquina  remota do usuário, mesmo em sistema operacional diferente.

Essa ação é muito utilizada pelas empresas para darem acesso remoto em máquinas com sistemas operacionais distintos, como Windows, Linux, iOS e Android, tanto para dispositivos mobile, como para desktop.

Um exemplo seria virtualizar o Microsoft Power Point para ser executado no  Ubuntu por meio do navegador Opera.

Virtualização de Hardware

Essa solução talvez seja o tipo mais comum de virtualização de computadores como plataformas de hardwares completas.

Esse processo só ocorre graças a um gerenciador de máquina virtual de  hypervisor, que cria versões virtuais de computadores e sistemas operacionais, consolidando-os em um grande servidor físico, para que todos os recursos sejam usados de maneira eficiente.

Assim, os sistemas virtualizados podem hospedar várias máquinas virtuais simultaneamente, mas todas elas são isoladas uma das outras.

Isso permite que as empresas utilizem a capacidade total dos servidores, economizando com a aquisição de hardware.

Virtualização de Rede

A virtualização de rede é a separação de recursos de rede fornecidos em hardware para o software.

Assim, essa técnica combina todos os equipamentos físicos de rede em um único recurso baseado em software.

Esse tipo de virtualização permite o aprovisionamento virtual de toda a rede, o que permite a automação de muitas tarefas administrativas, reduzindo erros manuais e o tempo de aprovisionamento.

As empresas que se beneficiam da virtualização de rede são aquelas que têm um grande número de usuários e precisam manter seus sistemas em funcionamento contínuo.

Com mais canais distribuídos, a velocidade da rede tende a aumentar, melhorando a produtividade e a rapidez de serviços e aplicações.

Virtualização de armazenamento

Virtualização de armazenamento é o processo de agrupar o espaço físico usando software que representa a aparência de um único único dispositivo de armazenamento virtual.

É um tipo de recurso fácil e econômico de implementar, porque resolve a compilação dos discos rígidos físicos em um único cluster.

Além disso, é considerada uma estratégia quando o assunto é recuperação de desastres, já que os dados contidos no armazenamento virtual podem ser replicados e transferidos para outro local na nuvem.

A virtualização tem impactado positivamente nos negócios, trazendo mais produtividade e economia com estrutura.

Com mais de 20 anos de experiência, a 4Infra já executou e executa vários projetos de virtualização, ajudando empresas de diversos segmentos a crescerem no mercado por meio de soluções tecnológicas.

Para saber mais, entre em contato e converse com um de nossos consultores!



Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
28 de abril de 2023

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
chevron-down