Se podemos dizer que a pandemia trouxe algo de positivo para a sociedade, com certeza foi o avanço tecnológico. Isso porque diversas tecnologias que precisariam de mais tempo para surgir ou ser implementadas, foram aceleradas para atender a alta demanda de home office.
E, de lá para cá, ainda mais tecnologias estão surgindo com a finalidade de otimizar o tempo das pessoas, melhorar a qualidade das entregas e facilitar o deslocamento dos funcionários. O VDI, por exemplo, é uma solução que vem ganhando mais espaço no mercado e oferecendo benefícios para o negócio.
VDI é a sigla para Infraestrutura de Desktop Virtual, um ambiente de trabalho que permite que o funcionário acesse de qualquer lugar os aplicativos e serviços de uma organização. É uma estratégia que evoluiu para um novo modelo híbrido, melhorando a gestão, a segurança e a experiência do usuário.
A virtualização do desktop é um método que simula a estação de trabalho do funcionário para que ela possa ser acessada em um dispositivo conectado remotamente.
Para exemplificar, é como se fosse um supercomputador localizado em um escritório, mas que ninguém tem acesso. Essa máquina hipotética tem um sistema operacional, programas, softwares e todos os tipos de arquivos necessários para o funcionamento do trabalho.
O VDI atua como um clone da área de trabalho dessa supermáquina, permitindo que o colaborador acesse remotamente. O que pode ser feito por meio de dispositivos pessoais, aplicações e arquivos corporativos.
O sistema VDI utiliza um hypervisor (monitor de máquina virtual), que hospeda desktops virtuais. Estes, por sua vez, serão acessados remotamente pelos usuários em qualquer local ou dispositivo.
Assim, todo o processamento é realizado no servidor host enquanto o funcionário se conecta por meio de um intermediário de conexão. Nesse caso, se trata de um gateway com base em software.
Por conta de sua tecnologia avançada e voltada para a virtualização, o VDI oferece uma série de vantagens, tais como:
O VDI oferece mais mobilidade aos usuários, possibilitando que as equipes trabalhem no local em que desejarem, sem, necessariamente, ficarem presas a uma mesa. Dessa forma o colaborador pode sair de sua estação de trabalho e logar em outro dispositivo e visualizar os mesmos aplicativos e arquivos.
Embora o sistema híbrido seja uma evolução no modelo de trabalho, existe uma preocupação em relação à segurança dos dados, uma vez que o usuário acessa aplicações fora do perímetro da organização, o que pode aumentar as vulnerabilidades e ataques criminosos.
Porém, com o VDI, a gestão pode ficar despreocupada! Com ele, os dados são armazenados em um servidor central, o que permite que a TI tenha mais controle sobre os protocolos de segurança.
É natural que a Infraestrutura de Desktop Virtual seja descartada em um primeiro momento, devido ao seu custo de implementação. Mas o que muitos gestores desconhecem é que os custos iniciais podem ser recuperados em curto prazo.
Isso porque um dos maiores benefícios da solução VDI é justamente a redução de despesas, especialmente quando implementada em conjunto com o trabalho híbrido. Além de eliminar a necessidade de ampliação de espaço físico, ele permite que o funcionário leve seu próprio dispositivo. O que também diminui o número de pessoas de TI necessárias para manutenção nos equipamentos.
Em uma estrutura tradicional, para obter maior performance, é necessário investir em desktops, adicionando mais memória RAM ou inserindo discos de SSD em cada um deles.
O VDI oferece um ganho quando a demanda por processamento cresce, bastando investir em servidores para que todos os usuários tenham maior performance de máquina.
Com tantas mudanças ocorridas na tecnologia, o VDI é uma ferramenta inovadora e ideal para qualquer tipo de negócio, principalmente aqueles que precisam de mais mobilidade e redução de custos.
Se esse é o seu caso, não perca mais tempo! Entre em contato com a 4Infra e solicite um orçamento, nossos consultores estão prontos para atendê-lo!
#VDI #DesktopVirtual #MaquinasVirtuais #VirtualMachine