Remoção da Microsoft Store no Windows 10/11 Pro via GPO com Script de PowerShell
Nesse artigo vamos explorar como desinstalar Microsoft Store no Windows 10/11 Pro usando uma combinação de GPO (Política de Grupo) e PowerShell.
Essa técnica é especialmente útil em ambientes corporativos, onde podemos obter uma maior segurança da rede corporativa ao impedir que o colaborador baixe qualquer tipo de aplicativo que estiver na loja da Microsoft. Otimizando recursos, aprimorando a segurança e melhorando a performance do sistema operacional.
Somos uma empresa especializada em Tecnologia da Informação.
Atendemos presencialmente as cidades de Belo Horizonte e região Metropolitana e atendimento remoto para Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília.
Atuamos com soluções e serviços de ti personalizados e disponibilizamos profissionais capacitados para atuar in loco.
Para demais localidades, consultar viabilidade através do e-mail comercial@4infra.com.br.
Por que remover a Microsoft Store em ambientes corporativos?
A Microsoft Store permite que os usuários baixem uma variedade de aplicativos, sem a necessidade de permissões administrativas.
Isso inclui desde aplicativos de produtividade até jogos, o que pode causar desafios de segurança e gerenciamento.
Remover a Microsoft Store em ambientes corporativos é uma medida preventiva para garantir maior controle sobre a instalação de aplicativos.
Por que não consigo fazer isso de forma mais simples ?
Como já é conhecido por alguns, a Microsoft vem removendo funções que antes eram possíveis no Windows 7, 8 e 8.1 Pro, as deixando para as versões Education e Enterprise, exemplos seriam: configurar papel de parede na tela de bloqueio e agora a remoção da Microsoft Store, que foi introduzida pela primeira vez no Windows 8 lá em seu lançamento.
Até existe a GPO para ser ativada, mas ela não é aplicada devido as restrições que a Microsoft impôs nas versões 10 e 11 Pro, nessas versões seria somente pelo PowerShell ou Microsoft Intune, mesmo se tentar via chave de registro do Windows tem grandes chances de falhar.
Passo a passo de como desinstalar a Microsoft Store:
Set-ExecutionPolicy Unrestricted -Scope CurrentUser
para permitir a execução do script de forma irrestrita.Get-AppxPackage *Microsoft.WindowsStore* | Remove-AppxPackage
para remover a Microsoft Store.User Configuration > Policies > Windows Settings > Scripts (Logon/Logoff)
.powershell.exe
como o nome do script e os parâmetros abaixo:-noninteractive -executionPolicy Bypass -noprofile -file \\CAMINHODAREDE\PASTADAREDE\NOMEDOARQUIVO.PS1
gpupdate /force
, seguido de logoff e logon nas máquinas dos usuários para garantir que a remoção seja concluída com sucesso.Com essas etapas, você estará apto a remover eficientemente a Microsoft Store em ambientes corporativos, proporcionando um ambiente mais seguro e controlado.
Em caso de dúvidas ou para saber mais sobre otimizações de TI, consulte demais artigos em nosso blog.
A 4infra está comprometida em compartilhar conhecimento contribuindo com o desenvolvimento da pessoas com foco na motivação através do aprendizado.
(31) 3195-0580
Acesse nosso site www.4infra.com.br para saber mais sobre nossos serviços.
Estamos Localizados em Belo Horizonte/MG na Rua Marechal Foch, 41, Pilotis no Bairro Grajaú.
Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta de 08:00hs às 18:00hs
Hashtags:
#microsoftstore #windows10 #windows11