Você sabe a diferença entre automação e automatização? Sabe qual das duas é a correta?
Apesar das palavras serem muitas vezes utilizadas como sinônimos, elas possuem significados diferentes. E sim, ambas existem e estão corretas, apenas possuem diferentes aplicações.
Dessa forma, a automatização está relacionada à automatizar processos. Ou seja, automatizar processos que vão auxiliar o trabalho humano.
Nesse caso, sua aplicação se dá nos processos e tarefas repetitivas, como o disparo automático de e-mails e emissão de NF's após a compra pelo cliente.
Por sua vez, a automação diz respeito à utilização de inteligência tecnológica para executar tarefas.
Nesse caso, estamos falando em um sistema que, além de executar uma tarefa, também é capaz de aprender com a repetição e seu desempenho. Em consequência, também é capaz de realizar tomadas de decisão.
Dessa forma, a automação não apenas auxilia as tarefas humanas, mas as substitui.
É importante esclarecer que, em ambos os casos, surgem, ao mesmo tempo, os processos de automação e os processos de automatização.
Quando estamos falando em processo de automação, falamos sobre um mecanismo ou sistema que opera sem a intervenção humana. Por isso, essa é uma prática muito comum no setor industrial.
Isso ocorre porque os sistemas de automação são capazes de fazer mudanças positivas para prevenir e evitar falhas durante os processos que precisam executar.
Um exemplo muito comum é o RPA (Robotic Process Automation - Processo de Automação Robótica), que podem criar, por exemplo, bots para inserção de dados em sistemas.
Além de prevenir falhas como as de digitação, eles são mais rápidos e eficientes, sendo capazes de interagir com outros sistemas e softwares e produzir de maneira ininterrupta. Isso traz precisão, rapidez e maior confiança ao processo.
Um dos benefícios que o processo de automação traz é acerca dos fluxos de trabalho, já que os colaboradores terão mais tempo para realizar suas tarefas essenciais, maior satisfação e menores riscos de erros por sobrecarga.
Outro fator relevante é que os processos de automação também permitem sistemas que resultem em melhores entregas aos clientes finais, tanto quanto no trato dos parceiros de negócio.
Quando o assunto são processos que são automatizados, isso significa que eles precisam de interferência humana para serem ajustados.
Aqui podemos falar em soluções que apoiam, por exemplo, a gestão de um negócio a acompanhar o desempenho de seus colaboradores e o índice de produtividade.
Apesar de ser um sistema automatizado, ele pode depender, por exemplo, da inserção de dados pelos colaboradores e da análise dos dados pelo gestor.
Assim, o sistema pode até gerar relatórios de forma automática, mas, por exemplo, quem precisará avaliar a partir deles as melhorias necessárias no fluxo de trabalho, será o gestor. Daí a necessidade da intervenção humana nas melhorias.
Uma solução muito comum no processo de automatização é o uso de BPMS (Business Process Management). Essa é exatamente uma ferramenta feita para tornar os processos do negócio mais inteligentes, eficientes e organizados.
Mesmo que os processos de automatização ainda dependam de intervenção humana, eles também são ótimos para otimização de tempo e produtividade das equipes de trabalho, tanto quanto para diminuição de erros e sobrecarga dos colaboradores.
Além disso, também facilitam a identificação de gargalos nos fluxos de trabalho e entendimento das necessidades e possibilidades de melhoria.
Apesar de muitas coisas nos levarem a pensar no potencial industrial e do cotidiano de negócios, existem equipamentos de uso comum que seguem esses sistemas e servem como ótimos exemplos.
Um ventilador é um exemplo de automatização, porque tem a tarefa de fazer o ar ventilar de forma automática.
Assim, como uma automatização, ele vai repetir a mesma tarefa, sem modificá-la, enquanto permanecer ligado.
O aparelho não toma nenhuma decisão sobre continuar a girar e produzir vento, ele apenas o faz. Não aprende com o tempo nem analisa a temperatura ambiente ou aumenta ou reduz a velocidade conforme necessário.
Já um ar condicionado é um equipamento de automação, que tem como função climatizar. Nesse sentido, ele é capaz de ir além da tarefa simples de ventilar.
Como funcionam por automação, estes aparelhos conseguem manter a temperatura no ambiente ao reduzir ou aumentar suas funcionalidades, conforme a temperatura real oscila.
Ou seja, é um aparelho realizando o controle climático, a partir de sua automação, sem a necessidade da intervenção humana.
Portanto, é preciso lembrar que: enquanto a automação realiza seu trabalho de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana, a automatização precisa de monitoramento para a execução da sua tarefa, ou seja, da intervenção humana.
Entender esses ditames é essencial para conseguir identificar quais tipos de soluções se adequam às necessidades do seu negócio.
Porém, também sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Não apenas pelas especificidades de cada empreendimento, mas também pela ampla gama de possibilidades existentes no mercado de hoje.
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