Como preparar sua empresa para o Metaverso

Como preparar sua empresa para o Metaverso

Nos dias de hoje, não fazer parte de uma inovação digital pode significar a perda de negócios. Isso implica, é claro, em perda de dinheiro, de parcerias e relevância no mercado.

Para se manter à frente na competição, é essencial se adaptar e reaprender constantemente as novas modalidades que se apresentam. Saber como preparar sua empresa para o Metaverso é uma dessas realidades.

É muito provável que você já tenha ouvido falar dele. Mas, ainda que a ideia possa parecer fora da realidade da maior parte das pessoas, uma coisa é certa: ele veio para ficar.

Grandes marcas como Adidas, Gucci, Nike e, claro, a empresa Meta de Mark Zuckerberg, já estão assegurando sua fatia do bolo. Assim, é fácil se perguntar se esse não seria um espaço apenas para gigantes.

Para se ter uma ideia, segundo relatório do Citigroup, o Metaverso deve movimentar cerca de US$13 trilhões até 2030 e terá cerca de 5 bilhões de usuários ativos.

Já em estimativa da Bloomberg Intelligence, o mercado alcançará US$800 bilhões (cerca de 4,5 trilhões de reais), apenas no ano de 2024.

Eis também um número que não pode ser desconsiderado: segundo pesquisa da Gartner, até 2026, 25% da população mundial passará ao menos uma hora por dia no Metaverso.

Dentro disso, um dos principais focos será a realização de eventos e games no ambiente virtual. Logo, será indispensável saber como preparar sua empresa para o Metaverso.

Mas, afinal, o que é o Metaverso?

Em linhas gerais, o Metaverso é um mundo virtual que replica a realidade através de dispositivos e aparelhos digitais. Foi feito para ser um espaço coletivo e compartilhado, voltado para a ideia de realidade aumentada.

O Metaverso traz possibilidades que vão desde o uso de tecnologias de realidade aumentada, pulseiras inteligentes a sistemas para reconhecimento de gestos. Tudo para que seja possível que nós acessemos o mundo virtual online que incorpora essa realidade aumentada.

O Metaverso é a versão do nosso mundo que os filmes e livros de ficção científica vem especulando há muitas décadas.

Mas, mais do que uma forma de consumo de entretenimento, a verdade é que o potencial real do Metaverso está em transformar completamente a economia global do modo como a conhecemos hoje.

Sendo assim, a verdade é que o negócio que ficar de fora, estará correndo o risco de não conseguir acompanhar as mudanças do mundo e do mercado. E ser cortado dele.

Como preparar sua empresa para o metaverso

Pensando na inevitabilidade do Metaverso, é necessário manter as portas abertas, realizando testes e permitindo o aprendizado a partir das mudanças que ocorrem a toda hora.

O que isso quer dizer é que sua empresa precisa estar não apenas atenta às tendências e inovações, mas também entender que o Metaverso, a próxima geração da internet, é também a próxima forma de interação humana.

Assim, mesmo que sua empresa seja de pequeno ou médio porte, é possível ficar atento ao que está acontecendo e estudar e planejar fazer parte desse mundo.

Para isso, elencamos elencamos 10 estratégias que vão auxiliar sua empresa no ingresso ao Metaverso. Confira a lista a seguir:

Antes de mais nada, planejar!

Ingressar no Metaverso sem o devido planejamento é perder dinheiro. É necessário ter um alinhamento aprofundado sobre qual será o posicionamento da marca no Metaverso e quando essa entrada fará mais sentido.

Para isso, é importante acompanhar o comportamento da mídia e do público para conseguir identificar o que pode ser implementado para o ingresso. Assim como para que você exponha sua marca de forma segura e consistente.

Escolha bem seus alvos e objetivos

Entender seu público-alvo ganha uma nova dimensão quando estamos falando em Metaverso. Isso porque é importante saber se se trata de um público que já se interessa pelo Metaverso ou que já está nele.

Especialmente para empresas e marcas que trabalham com um público que já está imerso na tecnologia, ficar de fora é assumir o risco de sair do mercado.

Nessa parte, é importante entender dados demográficos, os comportamentos dos consumidores atuais e potenciais, tanto quanto o crescimento da demanda pelo Metaverso.

Mantenha o equilíbrio

Como qualquer espaço real ou virtual, o Metaverso também apresenta riscos. Por isso, trabalhar com previsões positivas e negativas é uma necessidade. Uma boa gestão após o ingresso pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso.

Análise da concorrência

Nessa questão, analisar o que as demais empresas do ramo estão fazendo no Metaverso pode ser um bom norte, tanto para o que pode funcionar para seu negócio, quanto para o que não se encaixa.

Ao mesmo tempo que esse tipo de análise pode ajudar a formar estratégias, é uma ótima forma de convencer a equipe e outros líderes a voltar o olhar para o tema e aderi-lo como uma necessidade e prioridade para o negócio.

Foco em pautas atuais, como a sustentabilidade

Como empresa, é importante pensar no caminhar de suas ações, propósitos e objetivos para com o público e o mundo.

O tema da sustentabilidade, em urgência de pauta, entra como uma forma de compromisso da empresa que pode ser simulado e representado no Metaverso. E claro, com abordagens e aplicações reais para atender aos clientes e salvaguardar o mundo, também na versão real.

Virtual Lands: seu espaço digital

Falando em termos mais práticos, quando falamos em internet, estamos sempre adquirindo nossos espaços. Seja através de um site, seja pagando por espaço para publicidade.

No Metaverso não é diferente, você precisa ter sua virtual land, os terrenos virtuais. Eles podem ser comprados através de um dos vários Metaversos já disponíveis como: Decentraland, Sandbox, Upland, Cryptovoxels, Bit Country, etc.

Nesse caso, é necessário pesquisar qual deles oferece melhor potencial para o seu tipo de negócio. Além disso, ter seu próprio espaço, além de indispensável, significa poder anunciar serviços, organizar lançamentos físicos e/ou virtuais e fornecer experiências únicas para cada cliente.

Phygital: dos NFTs à experiência 3D

Phygital é a junção das palavras físico (physical, em inglês), e digital, e diz respeito à união de benefícios do Metaverso com os do mundo real.

É uma boa estratégia para envolver não apenas clientes já presentes no Metaverso, mas também aqueles que querem ingressar, mas precisam de incentivo.

Uma opção para essa integração é pensar em coleções de NFTs, que estão em alta e fazendo o maior sucesso.

Além de serem itens com potencial de valorização, os NFTs podem atuar como moeda de acesso para benefícios e exclusividades no Metaverso. E também no bom e velho mundo real.

Dentro disso existe também a possibilidade de proporcionar aos clientes uma experiência 3D imersiva, que represente sua empresa e marca de forma original e criativa.

A ideia é que seu cliente possa, por exemplo, entrar com seu avatar no seu terreno digital para aproveitar um evento, para realizar a compra de produtos físicos e/ou digitais e contratar serviços.

Levando o trabalho para o ambiente virtual

Nós já sabemos que o trabalho híbrido ou em home office foi ressignificado durante a pandemia. Mas esse está longe de ser o último passo de transição para trabalhos que podem ser cada vez mais conectados.

É possível criar ambientes virtuais de trabalho no próprio Metaverso. Neles, os colaboradores poderão interagir, realizar reuniões e ter momentos de descontração, tanto quanto trabalhar no desenvolvimento de projetos e fazer onboarding de novos funcionários.

O próximo passo do marketing digital

Aliado às novidades e exclusividades proporcionadas pelo espaço da empresa no Metaverso, o marketing digital também precisará se reinventar nas formas com que trabalha para o lançamento e divulgação de produtos e serviços.

Atuando nas suas diversas áreas de prospecção e retenção dos clientes, será preciso alinhar o propósito da marca com as inovações disponíveis no Metaverso.

Um exemplo bem relevante é a utilização de influenciadores virtuais, que possuem avatares com personalidade própria, estilo de vida e aparência, que podem ser utilizados de forma estratégica nas campanhas.

E-commerce do Metaverso

Além da combinação do phygital, a expectativa é que o Metaverso crie ambientes virtuais de centros comerciais.

Nesses locais, os clientes poderão apreciar serviços, experimentar produtos e escolher quais marcas mais se adequam ao seu perfil. Isso vai incluir desde provadores virtuais até versões completas de lojas em 3D, que são tendências que têm prosperado.

Todos esses elementos são essenciais quando falamos em como preparar sua empresa para o metaverso. Mas, para além da ideia de seguir uma lista de tarefas, a empresa precisa de um suporte em TI personalizado, moderno e atualizado com as novidades do Metaverso para fazer parte desse mundo digital.

Por isso, para saber as melhores formas de preparar e levar sua empresa para o Metaverso, entre em contato com a 4Infra, nossos consultores estão prontos para auxiliar o ingresso do seu negócio no novo patamar da internet!

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Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
26 de outubro de 2022

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