(031) 3195-0580
4infra

Como proteger seu pen drive de ataques virtuais?

Como proteger seu pen drive de ataques virtuais?

Hoje em dia, para manter a segurança dos dados, é necessário se precaver contra ataques virtuais em todos os dispositivos. Não seria diferente com o seu pen drive! Para mantê-lo seguro, é preciso aprender a proteger seu pen drive de ataques virtuais.

O uso de pen drives traz muitas facilidades ao dia a dia. Permite carregar um grande volume de informações de maneira prática e transportar arquivos grandes de um dispositivo para outro. Essa portabilidade, entretanto, pode criar brechas de segurança.

Um pen drive contaminado com malwares pode contaminar todas as máquinas em que é inserido e causar um rastro de destruição grande. Mas algumas medidas simples podem ajudar a proteger seu dispositivo!

Como proteger seu pen drive?

Algumas dicas podem ajudar a garantir a segurança de seus arquivos e de seus dispositivos.

#1. Proteja o conteúdo do seu pen drive

É possível manter o dispositivo possível apenas de ser lido. Essa medida garante que o conteúdo do pen drive não será modificado por terceiros e nenhum arquivo danoso será instalado. 

Para travar o pen drive, verifique se ele possui uma trava lateral de segurança. Caso não haja essa opção, você pode contar com softwares de proteção como o ProtegPen e o USB Write Project. 

#2. Criptografe o sistema do pen drive

A criptografia é um conjunto de técnicas para impedir o acesso não autorizado de terceiros a determinados dados. As informações são transformadas em um bloco incompreensível de dados, possível de ser lido apenas com acesso a chave. 

A criptografia também detecta modificações de dados. Em geral, é um sistema bastante seguro contra ataques de hackers.

Para criptografar o pen drive, utilize softwares como o SafeHouse Explorer USB Disk Encryption

#3. Instale algum antivírus

Uma forma simples e prática de proteger seu pen drive de ataques virtuais é instalar algum antivírus que rode em mídias removíveis, como pen drives e cartões de memórias. 

Sempre que inserir um novo pen drive em sua máquina, rode seu antivírus. Isso evitará que possíveis malwares localizados no dispositivo removível sejam rodados automaticamente e prejudiquem o computador.

#4. Utilize um software sem instalação

Ao usar o computador de outra pessoa, para proteger seu pen drive de ataques virtuais, você pode carregar uma cópia de algum software sem instalação, como o SUPERAntiSpyware Portable Scanner.

Basta copiar o software para o pen drive e ele detectará ameaças no computador. Dessa maneira, você pode se proteger ao usar computadores públicos em lan houses ou similares ou mesmo computadores de terceiros.

#5. Faça backup dos arquivos

Segurança nunca é demais! Por isso, faça backup dos arquivos mais importantes e mantenha-os armazenados localmente. 

Caso seu pen drive seja atingido por um malware ou outro ataque virtual, você garante que não vai perder os arquivos mais importantes e manterá os dados seguros.

As dicas são simples, mas o resultado é muito poderoso. Proteger seu pen drive de ataques virtuais adiciona uma camada a mais de segurança em seus dados e evita danos e prejuízos financeiros às máquinas.

Para aprender mais sobre TI e segurança virtual, continue lendo o blog da 4infra -  Consultoria em TI. Nossos profissionais estão sempre prontos para oferecer as melhores soluções para você e sua empresa!


26 de maio de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down