(031) 3195-0580
4infra

Compliance em TI: entenda o que é e como implementar

Compliance em TI: entenda o que é e como implementar

O setor de Tecnologia da Informação é, dentro das empresas, de função vital para a segurança dos processos e efetividade do negócio. Nesse cenário, entra em cena a compliance em TI. 

A TI oferece suporte à organização em relação a todas as operações que necessitam de tecnologia. Um setor de TI forte e qualificado oferece segurança aos dados, boas práticas informacionais e facilita as decisões estratégicas do negócio.

O compliance em TI fortalece a empresa e garante mais segurança nos dados, além de se ajustar às leis atuais do Brasil, evitando prejuízos jurídicos. 

O que é Compliance?

Antes de entendermos o Compliance em TI, precisamos resgatar o significado do termo. Compliance é, no âmbito jurídico e empresarial, um conjunto de práticas e disciplinas que tem como objetivo fazer cumprir normas legais e regulamentares.

O objetivo de implementar essas boas práticas é minimizar os riscos empresariais e manter o ambiente corporativo confiável e seguro. 

Compliance em TI

Na Tecnologia da Informação não seria diferente. Compliance em TI se refere à segurança dos dados e políticas de acesso e tecnologias anti-fraude que garantam a confiabilidade das informações.

O objetivo é manter a empresa sempre atualizada em relação a novas leis que surgem, como o marco civil da internet, a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD), General Data Protection Regulation (GPRD) e leis de direitos autorais. 

É necessário que as empresas se adequem às normas de marcos regulamentadores de proteção e transferência de dados se quiserem evitar problemas jurídicos e garantir a clientela. 

Quais são as principais práticas de Compliance em TI?

Com o objetivo de se adequar a normas e leis, as práticas de Compliance buscam reforçar a segurança dos dados empresariais e evitar ataques de hackers. 

Reforçar a infraestrutura de TI e manter uma boa governança de dados também é essencial para as boas práticas de compliance. 

Outras práticas que podem ajudar são o monitoramento de dados contínuo, políticas voltadas para backups e VPNs e planos de crise em caso de vazamentos. Ter clareza em relação às diversas situações que podem ocorrer em relação a TI deixa os funcionários mais seguros e produtivos. 

Como implementar boas práticas de Compliance em TI?

O primeiro passo para implementar boas práticas de Compliance em Tecnologia da Informação é criar um setor responsável pelo assunto. Os servidores da área devem criar um manual de boas práticas acessível a todos os servidores, para garantir que toda a empresa fale a mesma língua.

A situação fica mais fácil se a empresa já seguir outras boas práticas em TI, como governança de dados, monitoramento e segurança na infraestrutura. Se ainda não segue, esse é um excelente momento para revolucionar os processos empresariais.

A partir do manual de boas práticas, a empresa adotará práticas de segurança e controle de dados alinhadas com as leis vigentes e marcos regulamentadores. 

Uma dica que pode facilitar o cotidiano empresarial na hora de implementar boas práticas de Compliance em TI é contar com um serviço de consultoria em TI, personalizado e preparado para atuar de maneira eficaz nas demandas que surgirem.

A 4infra Consultoria em TI oferece suporte para a sua empresa, realizando diagnósticos, consultoria, análise de projetos e até mesmo terceirização do seu setor de TI. 

Com anos de experiência no mercado, a 4infra pode adequar os processos de sua empresa às normas necessárias e manter a segurança de seus dados, utilizando a tecnologia a seu favor.

Para ampliar a sua performance, otimizar recursos e adotar boas práticas de compliance, entre em contato com a 4infra e solicite um horário! 

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down