Bing lança novidade para a criação de imagens por inteligência artificial em integração com a plataforma DALL-E, que pode ser acessada pelos usuários e feita através da descrição do texto para a imagem pelo chat. A novidade também conta com importantes recursos de segurança e proteção à imagem.
2023 sem dúvidas será marcado pelos lançamentos na área da tecnologia e, em especial, em se falando de inteligência artificial.
Entre o lançamento do Microsoft Copilot e do Microsoft Loop, as atualizações do Windows 11, surge a liberação do recurso de criação de imagens por inteligência artificial do Bing.
A novidade permite a criação de imagens pelo chat de busca da plataforma, gerando mais possibilidades para usuários e profissionais que necessitam de conteúdos mais detalhados e ilustrativos.
O Bing é o motor de buscas da Microsoft lançado em 2009, como concorrente do Google, e feito para substituir o Live Search.
Seu sucesso é considerável, já que ele é a plataforma oficial de alguns dispositivos móveis, como Amazon Kindle e Apple (Siri).
Disponível em 43 idiomas e com alcance mundial, o uso do Bing é bem mais frequente nos Estados Unidos e por pessoas entre 55 e 64 anos.
Assim como o seu principal concorrente, a plataforma Bing oferece diferentes serviços de pesquisa, que incluem notícias, imagens, vídeos e mapas. Outro aspecto importante é a possibilidade de fazer anúncios por meio do Microsoft Ads.
O serviço Bing está disponível em mais de 40 idiomas, entre eles podemos destacar: francês, alemão, italiano, árabe, catalão, chinês, inglês, hebraico, húngaro, japonês, coreano, espanhol e português (Brasil e Portugal).
Mais que um motor de busca, o Bing, que já respondia solicitações de usuários por meio de bate-papo no estilo ChatGPT, agora também cria imagens que podem ser postadas em espaços virtuais, como em redes sociais, newsletters e sites.
As novas funcionalidades disponíveis no navegador da Microsoft, que possuem integração com a plataforma DALL-E, transformaram o Bing em um assistente de criação. Dessa forma, o usuário só precisa digitar termos como “desenhe uma imagem de um peixe”, especificando detalhes do que deseja.
Em seguida, o usuário receberá um material com uma marca d'água para atestar que a informação foi feita com uma Inteligência Artificial.
A atualização do Bing será lançada em etapas e estará disponível para o navegador Edge e para o Bing Chat, ativando o modo criativo da IA conversacional. Outra forma de utilizar o serviço é acessando o link do Criador de Imagens.
Vale destacar que o Bing oferece três modos de respostas:
A nova funcionalidade de criação de imagens do Bing ainda não suporta a língua portuguesa, permitindo somente o uso de comandos em inglês.
Ainda não há previsão para que a funcionalidade suporte comandos em português, mas, atualmente, ao inserir um texto em português, o site automaticamente avisa que os comandos precisam ser inseridos em inglês.
Por ser um recurso que ajuda usuários no momento de criação e por usar imagens inclusive de pessoas, a Microsoft adicionou medidas de segurança para evitar a utilização indevida da ferramenta. Ou seja, a aplicação não permite o uso de pessoas famosas no comando.
Quando o sistema detecta que uma imagem pode ser usada para assédio ou desinformação, o Bing bloqueia e avisa o usuário.
Além da criação de imagens, a Microsoft lançou dois novos recursos: Stories e Knowledge Cards 2.0, utilizados no Bing para todos os usuários.
O Stories apresenta informações resumidas acompanhadas de imagens e vídeos, como no Instagram. Já o Knowledge Cards 2.0, ligado à inteligência artificial, destaca as informações mais relevantes do momento.
Quer saber das novidades? Continue acompanhando o blog da 4Infra e fique por dentro de tudo que acontece no mercado tecnológico.