Microsoft 365 Copilot é lançado para automatizar trabalho via IA

Microsoft 365 Copilot é lançado para automatizar trabalho via IA

Entre tantas as novidades que circulam no mundo digital, uma das mais recentes e que mais geram curiosidade é o Microsoft 365 Copilot, cujo lançamento foi realizado durante uma transmissão no Linkedin.

Nesse sentido, o Copilot da Microsoft é uma inteligência artificial que atua como assistente pessoal e promete entregar maior produtividade em aplicativos, especialmente quando comparados aos que já usamos em nossa rotina.

A nova tecnologia não só foi apresentada ao público, mas, também, foi liberada para todos os assinantes, marcando mudanças significativas para quem faz uso do Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote, ou do Microsoft 365, entre outras plataformas de uso pessoal e corporativo.

Por que o Microsoft 365 Copilot vai transformar a forma de trabalhar?

O Copilot foi lançado em 16 de março e promete automatizar tarefas repetitivas realizadas pelo usuário do Microsoft 365. Ou seja, ele ajuda a economizar tempo e aumentar a eficiência do profissional, permitindo que a Inteligência Artificial assuma tarefas mais corriqueiras.

Assim como os demais produtos da marca, o Microsoft 365 Copilot é um serviço de assinatura que oferece uma variedade de recursos para automatização de tarefas que incluem preparar apresentações, agendar reuniões, revisar documentos ou gerenciar e-mails.

De maneira geral, a IA usa técnicas de processamento de máquina para entender padrões de trabalho dos usuários e, assim, melhorar a realização de tarefas para que o usuário dedique seu tempo com atividades mais importantes e estratégicas.

Em outras palavras, o Copilot vai mudar a forma como as pessoas utilizam a IA e como ela pode se adaptar ao usuário. Isso porque a aplicação cria um modelo de conhecimento para cada empresa, disponibilizando sugestões personalizadas, com base nas interações anteriores.

Quais são as aplicações do Microsoft 365 Copilot?

De acordo com a própria Microsoft, o Copilot é mais do que o ChatGPT da OpenAI. É um mecanismo de processamento que combina o poder dos LLMs com os aplicativos do Microsoft 365 e os dados de negócios das organizações.

Dessa forma, o serviço elimina tarefas repetitivas, abrindo mais espaço para a criatividade e produtividade do usuário. Nesse sentido, ele pode ser aplicado para:

  • Criação de e-mail e texto para toda a lista de contatos no Outlook, priorizando detalhes de cada usuário. Pode ser válido para convite de eventos, reuniões e festas;
  • Uma apresentação pode ser criada do zero no PowerPoint, bastando que o usuário envie apenas algumas informações;
  • Um documento também pode ser criado do zero no Word, inserindo alguns poucos dados. Ao final, o usuário pode editar as informações e melhorar o conteúdo com imagens, dados estatísticos, sumário e links para outras páginas;
  • O Excel ganhou um recurso a mais que permite a criação de resumos a partir de planilhas complexas, permitindo abrir um novo arquivo, sem afetar o original;
  • Boot Business Chat: uma funcionalidade do Copilot que permite os usuários se comunicarem com um técnico de suporte  via chat e obter ajuda em tempo real;
  • Criação de relatório com base nas atividades do usuário no Teams, rastreando tudo que a pessoa fez durante o dia, como envio de e-mails e compartilhamento de arquivos.

Esse é apenas o início de uma série de transformações que vão alterar a forma de trabalho daqui em diante.

Se você quiser entender mais sobre a IA e implantar o recurso no ambiente corporativo, a 4Infra está aqui para te ajudar. Entre em contato conosco e vamos conversar!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
24 de abril de 2023

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados

chevron-down