O que é e para que serve o Azure Sentinel?

O que é e para que serve o Azure Sentinel?

À medida que a tecnologia avança, ela se adapta às diferentes necessidades do mercado, ressignificando prioridades e mudando percepções de modelos já existentes no meio digital.

E, com a pandemia, muita coisa mudou. As empresas tiveram que se reinventar para garantir o pleno funcionamento de suas atividades, saindo do trabalho presencial para o remoto. O desafio, agora, é passar por tantas transformações sem abrir mão da segurança.

Soluções em nuvem, como o Azure Sentinel, têm possibilitado o trabalho híbrido, garantindo fluidez nas atividades e monitoramento das constantes ameaças digitais  que invadem as redes de computadores.

Conceituando o Azure Sentinel

Independente do espaço em que você trabalhe, os ciberataques não vão deixar de existir. Infelizmente, a vulnerabilidade na internet ainda é uma realidade, colocando em risco o futuro de qualquer negócio.

O Azure Satinel oferece análise de segurança e inteligência contra ameaças em toda a empresa, com uma solução para detectar alertas, visibilidade de ameaças, procura proativa e respostas a ataques.

Trata-se de uma plataforma de Gerenciamento de Eventos e Informações de Segurança (SIEM) criado na nuvem, que funciona por meio de inteligência artificial interna, programada para analisar grandes volumes de dados com agilidade.

A solução reúne dados de todas as fontes, como servidores, usuários e aplicativos, escaneando quantidades imensas de registros em poucos instantes.

Para realizar funções tão importantes e necessárias no ambiente tecnológico, como busca de atividades suspeitas, minimização de falsos positivos nos alertas de segurança e investigação de ataques, o Azure Sentinel faz uso de recursos sofisticados para responder rapidamente às possíveis falhas.

Vamos aos principais:

Análise dos comportamentos de incidentes

Incidentes são grupos de alertas relacionados que, juntos, criam uma possível ameaça que pode ser investigada e resolvida. Para ajudar a reduzir os ruídos e minimizar os alertas, o Azure Sentinel faz uma análise dos comportamentos anormais de usuários que geram tais ameaças.

Assim, a plataforma fornece regras de machine learning para mapear comportamentos da rede e buscar anomalias em todos os processos disponíveis. Tais análises ligam informações que ajudam na busca, investigação e respostas a ações que prejudicam a segurança corporativa.

Investigação profunda

As ferramentas de investigação profunda da Sentinel ajudam a empresa a entender o escopo e a encontrar a causa de uma possível ameaça. Para isso, basta escolher uma entidade no gráfico interativo para fazer perguntas, além de buscar detalhadamente em suas conexões para chegar à causa raiz da ameaça.

Inteligência artificial

A inteligência artificial permite que máquinas, sejam elas voltadas para operação, administrativo ou gestão, trabalhem de forma rápida e semelhante ao ser humano. Com base nessa tecnologia, o Azure Sentinel encontra ameaças reais com agilidade, reduzindo o ruído de eventos legítimos e criando condições para fazer buscas proativas por ameaças e por agentes invasores.

 

O Azure Sentinel é uma ótima ferramenta para reduzir custos com infraestrutura - e essa é uma boa chance de fazer economia, ao pagar somente pelos serviços que irá utilizar.

Quer saber como aplicar essa inovação na sua empresa? Entre em contato com a 4Infra e converse com nossos consultores. Vamos entender sua demanda e encontrar a melhor solução de segurança para o seu negócio.

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
20 de dezembro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é Proxy e Quais são suas Finalidades e Características
1 de dezembro de 2023
O Que é um Hardware e Qual a sua Importância na Era Digital?
1 de dezembro de 2023
Microsoft Azure: como utilizar seus serviços de computação em nuvem?
1 de dezembro de 2023
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
1 2 3 154

chevron-down