O que é e para que serve o Azure Sentinel?

O que é e para que serve o Azure Sentinel?

À medida que a tecnologia avança, ela se adapta às diferentes necessidades do mercado, ressignificando prioridades e mudando percepções de modelos já existentes no meio digital.

E, com a pandemia, muita coisa mudou. As empresas tiveram que se reinventar para garantir o pleno funcionamento de suas atividades, saindo do trabalho presencial para o remoto. O desafio, agora, é passar por tantas transformações sem abrir mão da segurança.

Soluções em nuvem, como o Azure Sentinel, têm possibilitado o trabalho híbrido, garantindo fluidez nas atividades e monitoramento das constantes ameaças digitais  que invadem as redes de computadores.

Conceituando o Azure Sentinel

Independente do espaço em que você trabalhe, os ciberataques não vão deixar de existir. Infelizmente, a vulnerabilidade na internet ainda é uma realidade, colocando em risco o futuro de qualquer negócio.

O Azure Satinel oferece análise de segurança e inteligência contra ameaças em toda a empresa, com uma solução para detectar alertas, visibilidade de ameaças, procura proativa e respostas a ataques.

Trata-se de uma plataforma de Gerenciamento de Eventos e Informações de Segurança (SIEM) criado na nuvem, que funciona por meio de inteligência artificial interna, programada para analisar grandes volumes de dados com agilidade.

A solução reúne dados de todas as fontes, como servidores, usuários e aplicativos, escaneando quantidades imensas de registros em poucos instantes.

Para realizar funções tão importantes e necessárias no ambiente tecnológico, como busca de atividades suspeitas, minimização de falsos positivos nos alertas de segurança e investigação de ataques, o Azure Sentinel faz uso de recursos sofisticados para responder rapidamente às possíveis falhas.

Vamos aos principais:

Análise dos comportamentos de incidentes

Incidentes são grupos de alertas relacionados que, juntos, criam uma possível ameaça que pode ser investigada e resolvida. Para ajudar a reduzir os ruídos e minimizar os alertas, o Azure Sentinel faz uma análise dos comportamentos anormais de usuários que geram tais ameaças.

Assim, a plataforma fornece regras de machine learning para mapear comportamentos da rede e buscar anomalias em todos os processos disponíveis. Tais análises ligam informações que ajudam na busca, investigação e respostas a ações que prejudicam a segurança corporativa.

Investigação profunda

As ferramentas de investigação profunda da Sentinel ajudam a empresa a entender o escopo e a encontrar a causa de uma possível ameaça. Para isso, basta escolher uma entidade no gráfico interativo para fazer perguntas, além de buscar detalhadamente em suas conexões para chegar à causa raiz da ameaça.

Inteligência artificial

A inteligência artificial permite que máquinas, sejam elas voltadas para operação, administrativo ou gestão, trabalhem de forma rápida e semelhante ao ser humano. Com base nessa tecnologia, o Azure Sentinel encontra ameaças reais com agilidade, reduzindo o ruído de eventos legítimos e criando condições para fazer buscas proativas por ameaças e por agentes invasores.

 

O Azure Sentinel é uma ótima ferramenta para reduzir custos com infraestrutura - e essa é uma boa chance de fazer economia, ao pagar somente pelos serviços que irá utilizar.

Quer saber como aplicar essa inovação na sua empresa? Entre em contato com a 4Infra e converse com nossos consultores. Vamos entender sua demanda e encontrar a melhor solução de segurança para o seu negócio.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
20 de dezembro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

chevron-down