(031) 3195-0580
4infra

O que é patch panel?

O que é patch panel?

Patch panel, ou painel de conexões, é um equipamento de diversas portas que possibilitam organizar cabos, permitindo uma fácil identificação dos pontos de rede e melhorando a disposição de toda a fiação. Assim, todas as terminações são conectadas de forma que nenhum cabo fique solto.

A montagem da parte técnica de TI em uma empresa, mesmo que pequena, não é uma tarefa simples. É preciso conhecimento e habilidade para realizar montagem e execução de cabeamento estruturado, rede de telefonia e projeto elétrico de baixa e média tensão. Afinal, é preciso lidar com muitos cabos ao  mesmo tempo e cada um com uma função diferente.

Dessa maneira, o patch panel permite conectar cada cabo em seu devido lugar, organizando o ambiente corporativo sem a necessidade de deixar os fios escondidos atrás de paredes, móveis e vasos de plantas.

Funcionalidades do patch panel

Embora o patch panel tenha sido projetado para organizar fios e cabos, ele possui outras funcionalidades que não se resumem apenas na ordenação estética do ambiente de trabalho. Ele atua no sentido de redução de custos, já que o equipamento tem a finalidade de evitar danos nas portas do switch.

Dessa maneira, o patch panel também exerce as seguintes funções:

Proteção das portas do switch contra queimas

Switch é um dispositivo que conecta todos os elementos da rede e faz as vezes de ponte ou unidade de controle para que computadores, impressoras, servidores e todos os outros tipos de dispositivos possam se comunicar. 

Contudo, as portas dos switches são frágeis - e seu uso incorreto pode causar danos irreversíveis, sendo o mais comum a queima. 

O patch panel vem justamente atuar na prevenção de ligamentos e desligamentos indevidos dos pontos de rede. Por estarem mais organizados e identificados, permitem que o profissional de TI realize as alterações necessárias com segurança e sem o risco de manipular o cabeamento errado.

Atua como intermediário  entre a conexão e desconexão dos pontos de rede

O objetivo principal do patch panel é organizar cabeamento e conexões de rede para garantir que as ligações sejam realizadas adequadamente. Assim, o equipamento funciona como um intermediário entre o rack e os demais dispositivos.

A forma como a instalação é feita, bem como a sua utilização, faz com que as alterações das portas sejam realizadas de maneira mais segura  e eficaz, permitindo o manejo das conexões sem causar danos aos equipamentos.

Preserva a rede como um todo

Quando se realiza uma alteração na ferramenta, é possível afetar todos os outros dispositivos conectados à rede.

Um bom exemplo é quando se muda um computador de lugar.  Não é simplesmente um deslocamento de um equipamento, mas é preciso alterar ponto de rede e verificar se existe instalação elétrica próxima ao local para puxar energia. E isso gera certo trabalho e até alguns problemas.

O fato é que o profissional deve identificar qual porta do switch está sendo utilizada e de qual porta do rack está vindo o sinal. Além disso, é preciso verificar se existem outras portas de uso e quais podem ser alteradas.

Em outras palavras, qualquer mínima alteração realizada no equipamento pode  impactar toda a rede, principalmente se cabos e portas não estiverem devidamente identificados. A organização estabelecida por meio do patch panel evita danos e impede prejuízos a outros componentes da rede.

Como montar um patch panel

De maneira geral, um patch panel é a base para estruturar a montagem de uma rede, independentemente do tipo de negócio. Embora sua instalação seja simples e rápida, ela deve seguir os requisitos para o bom funcionamento da rede como um todo. Veja!

  •  Profissional experiente e familiarizado com as ferramentas de instalação e o funcionamento da rede;
  • Conhecer as normas específicas utilizadas na montagem, com o objetivo de garantir o funcionamento correto e não afetar o fluxo de informação;
  • Escolher o modelo ideal para a empresa, levando em consideração a quantidade de pontos de rede utilizada, tempo de duração esperada do investimento e previsão de expansão de rede a longo prazo;
  • A escolha do local da instalação deve seguir a Norma EIA/TIA 568, que orienta o tipo de equipamento deve ser instalado nos armários de telecomunicações;
  • As conexões para os switches devem ser realizadas em forma de cascata para preservar a integridade dos cabos e fios.

Agora que você sabe da importância do patch panel para sua empresa, busque uma empresa que consiga dimensionar o equipamento que vai trazer a melhor relação custo benefício para o seu negócio. 

A 4Infra é uma consultoria de TI com foco em empresas de pequeno e médio portes que muitas vezes não contam com uma departamento  específico para cuidar desse assunto. Entre em contato com a gente e vamos conversar!

 


15 de julho de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
O que é patch panel?
15 de julho de 2022
4 itens indispensáveis em um projeto de redes de telefonia
13 de julho de 2022
O que são e como implementar redes de telefonia?
11 de julho de 2022
Vantagens de usar o Zoho Mail
8 de julho de 2022
1 2 3 141

Contato

Telefone:

(31) 3195-0580
Endereço:

Rua Marechal Foch, 41, Pilotis
B. Grajaú / Belo Horizonte / MG
Funcionamento:

Seg - Sex: 8h às 18h

Assine nosso Newsletter

chevron-down