Patch panel, ou painel de conexões, é um equipamento de diversas portas que possibilitam organizar cabos, permitindo uma fácil identificação dos pontos de rede e melhorando a disposição de toda a fiação. Assim, todas as terminações são conectadas de forma que nenhum cabo fique solto.
A montagem da parte técnica de TI em uma empresa, mesmo que pequena, não é uma tarefa simples. É preciso conhecimento e habilidade para realizar montagem e execução de cabeamento estruturado, rede de telefonia e projeto elétrico de baixa e média tensão. Afinal, é preciso lidar com muitos cabos ao mesmo tempo e cada um com uma função diferente.
Dessa maneira, o patch panel permite conectar cada cabo em seu devido lugar, organizando o ambiente corporativo sem a necessidade de deixar os fios escondidos atrás de paredes, móveis e vasos de plantas.
Funcionalidades do patch panel
Embora o patch panel tenha sido projetado para organizar fios e cabos, ele possui outras funcionalidades que não se resumem apenas na ordenação estética do ambiente de trabalho. Ele atua no sentido de redução de custos, já que o equipamento tem a finalidade de evitar danos nas portas do switch.
Dessa maneira, o patch panel também exerce as seguintes funções:
Switch é um dispositivo que conecta todos os elementos da rede e faz as vezes de ponte ou unidade de controle para que computadores, impressoras, servidores e todos os outros tipos de dispositivos possam se comunicar.
Contudo, as portas dos switches são frágeis - e seu uso incorreto pode causar danos irreversíveis, sendo o mais comum a queima.
O patch panel vem justamente atuar na prevenção de ligamentos e desligamentos indevidos dos pontos de rede. Por estarem mais organizados e identificados, permitem que o profissional de TI realize as alterações necessárias com segurança e sem o risco de manipular o cabeamento errado.
O objetivo principal do patch panel é organizar cabeamento e conexões de rede para garantir que as ligações sejam realizadas adequadamente. Assim, o equipamento funciona como um intermediário entre o rack e os demais dispositivos.
A forma como a instalação é feita, bem como a sua utilização, faz com que as alterações das portas sejam realizadas de maneira mais segura e eficaz, permitindo o manejo das conexões sem causar danos aos equipamentos.
Quando se realiza uma alteração na ferramenta, é possível afetar todos os outros dispositivos conectados à rede.
Um bom exemplo é quando se muda um computador de lugar. Não é simplesmente um deslocamento de um equipamento, mas é preciso alterar ponto de rede e verificar se existe instalação elétrica próxima ao local para puxar energia. E isso gera certo trabalho e até alguns problemas.
O fato é que o profissional deve identificar qual porta do switch está sendo utilizada e de qual porta do rack está vindo o sinal. Além disso, é preciso verificar se existem outras portas de uso e quais podem ser alteradas.
Em outras palavras, qualquer mínima alteração realizada no equipamento pode impactar toda a rede, principalmente se cabos e portas não estiverem devidamente identificados. A organização estabelecida por meio do patch panel evita danos e impede prejuízos a outros componentes da rede.
De maneira geral, um patch panel é a base para estruturar a montagem de uma rede, independentemente do tipo de negócio. Embora sua instalação seja simples e rápida, ela deve seguir os requisitos para o bom funcionamento da rede como um todo. Veja!
Agora que você sabe da importância do patch panel para sua empresa, busque uma empresa que consiga dimensionar o equipamento que vai trazer a melhor relação custo benefício para o seu negócio.
A 4Infra é uma consultoria de TI com foco em empresas de pequeno e médio portes que muitas vezes não contam com uma departamento específico para cuidar desse assunto. Entre em contato com a gente e vamos conversar!
#PatchPanel #OrganizadordeFios #PaineldeConexoes