O que entra em um projeto de cabeamento estruturado metálico

O que entra em um projeto de cabeamento estruturado metálico

Surpreendentemente estratégica, a transformação digital tem alcançado espaços cada vez maiores dentro das organizações. Contudo, mesmo em ambientes em nuvem, a tecnologia ainda precisa se estabelecer em uma rede de conexão física, responsável por melhorar o desempenho das dinâmicas de trabalho.

O cabeamento estruturado é um sistema composto por cabos, conectores, condutas e dispositivos que permite a conexão com a rede de telecomunicações. Assim, estabelece acesso facilitado para o uso de internet e telefone.

Dessa maneira, por meio do cabeamento estruturado é possível realizar reuniões online, em tempo real, o que reduz distância, aproxima pessoas e diminui custos com viagens e deslocamentos.

Como funciona o cabeamento metálico?

Existem diversos tipos de cabeamento estruturado, já que cada rede de computadores é elaborada com um motivo diferente. A solução metálica é a mais utilizada atualmente. É aplicada, principalmente, em telecomunicações por ter alta velocidade.

O cabeamento estruturado metálico permite o tráfego de dados em grandes volumes, oferecendo às instituições a possibilidade de transmissão de dados, voz e imagem em uma rede local. Isso garante qualidade e estabilidade nas ligações e em todas as estações de trabalho.

Os cabos metálicos utilizados nas redes podem ser de dois tipos: par trançado e coaxial.

O primeiro é construído através de agrupamento de um ou mais pares de fios de cobre trançados. Tem menor custo, se comparado aos demais modelos. Também chamados de cabos UTP, são mais flexíveis e resistentes, podendo atingir 10 gigabits de velocidade. Seu material é feito de cobre e os cabos são entrelaçados e revestidos com um plástico isolante.

Vale lembrar que, no projeto de cabeamento estruturado metálico, o par trançado é normalmente utilizado para transmissão de sinais de áudio ou de vídeo. Também é útil para sistemas de transmissão de dados e oferece imunidade a ruídos externos, graças à sua malha de proteção. Pode ter diferentes graus, mas sempre é superior ao cabo de par trançado UTP.

Já o cabo coaxial é um fio metálico condutor de sinais eletrônicos, muito usado nos antigos sistemas de telefonia. Atualmente, eles são aplicados para a transmissão de áudio e vídeo e, com isso, pode ser utilizado em várias ocasiões, como TV a cabo e circuito interno de TV.

O que levar em consideração no projeto  de cabeamento metálico

O projeto de cabeamento estruturado se adequa a todos os lugares: e-commerce, hospitais, indústrias, comércio e condomínios residenciais, por exemplo, dependem cada vez mais do tráfego de dados. Isso vale para tudo, tanto para operar sistemas administrativos quanto para acessar a internet, a TV a cabo e a câmera de segurança.

Na hora de realizar o projeto de cabeamento estruturado metálico para as empresas, a gestão deve considerar o material de acordo com sua blindagem. Afinal, não é porque é metálico que é tudo igual.

Dessa maneira, deve-se atentar para os objetivos do negócio associado às características  de proteção dos cabos. Dê especial foco para:

Cabos FTP

Possuem blindagem simples, onde um único revestimento de aço ou de liga de alumínio envolve todos os pares de cabo. A blindagem protege os cabos de interferências externas que podem prejudicar a qualidade da transmissão de dados, porém não evita interferências entre cabos.

Cabos SSTP

Possuem blindagem individual para cada par de cabos, como blindagem externa envolvendo todos os cabos. São mais resistentes, ideais para ambientes com elevada carga eletromagnética, como hospitais e aeroportos.

Cabo coaxial

Como já falado, possui qualidade mais elevada e permite a transmissão de dados em distâncias maiores. Porém, não são maleáveis, o que dificulta a instalação e os torna mais caros que os cabos trançados.

 

Realizar e executar projeto de cabeamento estruturado metálico é uma tarefa complexa, que exige um vasto conhecimento nesta área. Por isso, a contratação de uma empresa especializada, como a 4Infra, faz toda a diferença no seu planejamento.

Empresa com mais de 20 anos de mercado, a 4Infra conta com especialistas capacitados para conduzir o projeto de acordo com a necessidade do seu negócio, evitando problemas de mau contato dos cabos e baixo desempenho da conexão. 

Entre em contato com a gente e tenha acesso às soluções mais avançadas do mercado.

#cabeamentoestruturado #ProjetoRedes #Telecomunicacoes

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
27 de julho de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down