Telefone VoIP: como funcionam as ligações via Internet | 4infra

Telefone VoIP: como funcionam as ligações via Internet | 4infra

Entenda o que é um telefone VoIp e como funciona seu sistema de ligações os benefícios de utilizá-lo!

A comunicação evoluiu de forma notável ao longo dos anos. O telefone, que antes era uma ferramenta básica, apenas para fazer e receber ligações, passou por grandes transformações.

Hoje, esse recurso tem grande importância estratégica no mundo dos negócios, garantindo uma comunicação rápida, com mobilidade e baixo custo, especialmente com o advento da tecnologia do telefone VoIP.

Somos uma empresa especializada em Tecnologia da Informação.

Atendemos presencialmente as cidades de Belo Horizonte e região Metropolitana e atendimento remoto para Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília.

Atuamos com soluções e serviços de ti personalizados e disponibilizamos profissionais capacitados para atuar in loco.

Para demais localidades, consultar viabilidade através do e-mail comercial@4infra.com.br.

Telefone VoIP

Telefone VoIP

Mas, afinal, o que é o telefone VoIP?

O telefone VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet) é uma tecnologia que permite realizar chamadas de voz por meio da internet, contrastando com as chamadas tradicionais realizadas através das redes de telefonia convencional.

Assim, em vez de usar linhas telefônicas convencionais ou digitais, a VoIP digitaliza a voz em pacotes de dados e os transmite por meio da internet, utilizando protocolos de comunicação IP.

E como funcionam as ligações pelo telefone VoIP?

Basicamente, a Voip transforma os sinais de áudio analógico (voz) em pacotes de dados que podem ser transmitidos via internet, por meio de protocolos de IP.

Esses protocolos são um conjunto de normas que possibilita que os dispositivos conectados conversem e troquem informações entre si.

Dessa forma, quando você faz uma chamada utilizando um telefone VoIP, sua voz é captada pelo microfone e transformada em dados digitais.

Tais dados são então divididos em pacotes e marcados com informações, como o endereço IP de origem e destino.

Assim, os pacotes de dados contendo sua voz são encaminhados pela internet até o destino.

Durante esse processo, os pacotes podem passar por vários roteadores e servidores antes de chegar ao usuário final.

Já no destino, os pacotes de dados são recebidos e reconvertidos em voz pelo telefone VoIP.

Tudo isso ocorre por meio de um processo de decodificação digital para o analógico, em que os dados são transformados novamente em sinais de áudio que podem ser ouvidos pelo receptor da chamada.

Quais são as vantagens de utilizar o telefone VoIP?

O telefone VoIP é uma tecnologia avançada que utiliza uma infraestrutura de rede existente para transmitir as chamadas e, por isso, traz inúmeras vantagens para o seu negócio, veja:

Redução de Custos

As chamadas VoIP são bem mais econômicas que as tradicionais, especialmente em ligações de longa distância ou internacionais.

Isso ocorre porque a comunicação é transmitida pela internet, aproveitando uma infraestrutura já existente.

Assim, o gestor não precisa pagar taxas extras por chamada a longa distância.

Segurança

O fato de estar conectada a internet faz com que os usuários questionem sobre a segurança dos dados trafegados.

A boa notícia é que uma ligação VoIP é criptografada, ou seja, reduz quase a zero as chances de interceptação de mensagens por hackers.

Recursos Avançados

A telefonia VoIP frequentemente inclui recursos avançados, como encaminhamento de chamadas, conferências, identificador de chamadas, correio de voz visual, entre outros.

Escalabilidade

A infraestrutura VoIP é facilmente escalável para atender a diferentes necessidades de comunicação, ampliando gradualmente a infraestrutura de acordo com o crescimento das operações.

Flexibilidade

A telefonia VoIP permite que você faça chamadas de qualquer lugar como uma conexão à internet, oferecendo maior flexibilidade.

Integração com Aplicativos

A telefonia VoIP pode ser integrada a aplicativos móveis de computador e dispositivos, tornando-a mais universal. 

Assim, se sua empresa utiliza um CRM para desenvolver as rotinas administrativas do seu negócio, ele poderá ser integrado à VoIP.

Consequentemente, isso facilita a troca de informações entre setores, melhorando a produtividade como um todo.

Mobilidade

Com o telefone VoIP, você pode usar um número de telefone em qualquer dispositivo com acesso à internet, o que é conveniente para pessoas que estão em viagens ou fora do escritório, seja home office ou em demandas pontuais.

O VoIP é uma revolução frente às tradicionais redes de telefonia, e, se você ainda não possui essa ferramenta, pode estar perdendo grandes oportunidades no mercado.

Solicite uma consultoria especializada com a equipe da 4Infra e juntos vamos avaliar as opções que melhor atendem às necessidades da sua empresa!

Contato e informações sobre a 4infra

(31) 3195-0580

comercial@4infra.com.br

Acesse nosso site www.4infra.com.br para saber
mais sobre nossos serviços.

Estamos Localizados em Belo Horizonte/MG na Rua Marechal Foch, 41, Pilotis no Bairro Grajaú.

Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta de 08:00hs às 18:00hs

Assuntos relacionados:

Diferença entre VoiP e Telefonia IP
Vantagens da Telefonia VoIP
Voip para empresas
GoTo Chamadas por VoIP

 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
29 de setembro de 2023

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados

chevron-down