A chegada da internet transformou a relação das empresas com o trabalho, trazendo mais dinamismo, autonomia e confiabilidade às atividades de uma organização.
Com a implantação do modelo home office, em função da pandemia, as conexões passaram a ser feitas da casa de cada colaborador. Isso demandou uma ferramenta segura que desse acesso ao sistema corporativo: o VPN.
Embora não seja nenhuma novidade, o uso da Rede Privada Virtual (VPN) se intensificou durante o período de isolamento social, sendo um forte aliado para quem quer reforçar a segurança durante a navegação na internet.
No entanto, é preciso ter critérios na hora de escolher o serviço, já que uma das funcionalidades da VPN é proteger as organizações de possíveis ataques cibernéticos.
A Rede Virtual Privada é um recurso que ajuda no tráfego de informações, como senhas de banco e de sites e todos os tipos de dados sensíveis, que podem transitar pela rede de um ponto a outro sem o risco de serem atacadas virtualmente.
O acesso a VPN fornece conectividade direta e criptografada entre a máquina do funcionário e a rede corporativa, protegendo a confidencialidade e a integridade dos dados sensíveis que estão sendo manipulados.
Além disso, permite que todo o tráfego entre o usuário e a internet pública seja monitorado e protegido pela infraestrutura de segurança cibernética da organização.
Resumindo, todas as suas informações, documentos e arquivos transitam de modo anônimo, sendo impossível a sua identificação por outro usuário. Assim, somente o portador do VPN consegue acessar as próprias informações.
VPN é uma ferramenta que vai integrar, junto com os demais recursos, a parte tecnológica da sua empresa. É ela que vai atender as necessidades de tráfego de informação dos colaboradores.
Para que todo o processo aconteça de modo eficiente é necessário entender o seu perfil de consumo e de utilização da internet. Dessa forma, a contratação do serviço deve considerar a relação custo benefício, um fator importante para a tomada de decisão.
No mercado, existem mais 300 VPNs, o que pode ser um dificultador no momento de contratar o serviço. Se você não faz ideia por qual optar, separamos algumas dicas que vão te ajudar a procurar uma VPN para atender às suas necessidades:
Como já dissemos, existem várias marcas de VPNs no mercado, por isso é preciso entender o que cada uma prioriza, como velocidade, criptografia ou o anonimato, por exemplo.
Tudo vai depender das suas necessidades. Existem VPNs, por exemplo, que não conseguem ultrapassar o bloqueio geográfico de streamings, como a Netflix. Nesse caso, é necessário buscar uma ferramenta que consiga desviar dos obstáculos.
Na hora de escolher o VPN para a sua empresa verifique se ele suporta as principais plataformas, como Windows, Mac, Android, Linux e iOS. Isso porque os negócios, na maioria das vezes, utilizam computadores Windows, mas os celulares são iPhone, necessitando que a Rede Virtual Privada tenha recursos para ambos.
Para quem não é experiente em tecnologia, configurar VPN pode ser uma atividade complicada. Nesse sentido, opte por marcas que ofereçam interfaces mais simples e fáceis de usar.
A VPN é uma solução prática tanto para melhorar o tráfego de informações, quanto para conferir uma camada de proteção ao ambiente de trabalho em casa. Entre as opções existentes no mercado, eis os destaques:
O NordVPN promove uma rápida, oferecendo acesso ininterrupto para streaming de qualquer lugar, dando aos usuários a opção de servidores em 59 países. Dessa forma, se você estiver conectado no Brasil e a velocidade estiver lenta ou congestionada, basta mudar para um local mais próximo, como Argentina ou Chile, por exemplo.
Surfshark é o mais novo recurso no mercado de VPNs. Fundada em 2018 nas Ilhas Virgens Britânicas, transformou-se em uma marca bastante reconhecida no meio tecnológico.
De maneira geral, os dispositivos podem ser conectados simultaneamente sem limites, uma infinidade de funcionalidades e planos com preços competitivos. Ele também inclui bloqueio de URL e anúncios, suporte a P2P na maioria dos servidores, servidores DNS próprios da empresa e assistência 24/7, por e-mail e chat ao vivo, no caso de dúvidas.
São mais de 3200 servidores e 65 países, sendo ideal para Streaming, Torrenting, Jogos, Privacidade e Liberdade.
O TorGuard oferece uma rede massiva de mais de 3.000 servidores de VPN em mais de 50 países, oferecendo suporte ao compartilhamento de arquivos P2P em todos os servidores da rede.
Essa marca valoriza a privacidade, pois permite que os registros sejam apagados diariamente, mantendo apenas as informações de pagamento. O TorGuard é compatível com BitTorrent, uTorrent, Vuze, entre outros.
Se esse assunto é complexo para a sua empresa e mesmo depois desses esclarecimentos você ainda não sabe por onde começar, não se preocupe, os especialistas da 4Infra podem te ajudar.
Somos uma empresa de consultoria focada em negócios de pequeno e médio porte que, muitas vezes, não contam com um departamento de TI exclusivo.Atuamos em vários segmentos do mercado e queremos ajudar você a ter o melhor VPN que atenda às suas necessidades.
Entre em contato com a gente e vamos conversar!
#VPN SegurancadeDados #Criptografia #Tunelamento