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OpsGenie: como monitorar incidentes com a ferramenta?

OpsGenie: como monitorar incidentes com a ferramenta?

Você conhece o OpsGenie? A ferramenta é uma central de TI que facilita a resposta de incidentes e auxilia as equipes no gerenciamento moderno de incidentes.

Incidentes e imprevistos em TI são responsáveis, muitas vezes, por perda de receita, impactos na reputação, baixa produtividade da equipe e pode levar inclusive a uma crise empresarial. 

Por isso, tão importante quanto evitar e prevenir incidentes é saber resolvê-los de maneira adequada e rápida. O OpsGenie surgiu para atuar em cima desses incidentes e facilitar o gerenciamento de TI.

O que é OpsGenie?

O OpsGenie é uma plataforma de gerenciamento de incidentes que tem como objetivo diminuir o tempo de resposta a incidentes, garantir com que a pessoa certa seja responsável pelo problema e evitar a fadiga do alerta.

Para que isso aconteça, o OpsGenie recebe alertas de sistemas de monitoramento e de aplicativos personalizados e categoriza os alertas por ordem de urgência. 

Em seguida, a plataforma notifica as pessoas certas por meio de vários canais de comunicação, como e-mail, SMS e até chamadas de voz. 

Quais são as principais funcionalidades da ferramenta?

O OpsGenie é uma ferramenta completa, que oferece diversas funcionalidades e pode ser usada para equipes de TI em diversos momentos das demandas. 

Por meio da funcionalidade “alertas”, o OpsGenie fornece a possibilidade de levantar incidentes diretamente da plataforma. Ele também cria um chat de incidentes, enviando mensagens-chave para a sua linha do tempo no Slack.

Além disso, monta um cronograma do tempo do incidente, enviando atualizações importantes para seu canal. 

Após cada incidente, a plataforma oferece um documento com insights retirados da linha do tempo do incidente. Isso facilita o aprendizado da equipe e previne erros!

Como utilizar o OpsGenie para monitorar incidentes de TI?

O OpsGenie é uma plataforma oferecida pela Atlassian Cloud e pode ser integrada com o Jira Software ou o Jira Service Desk. A plataforma fica disponível na nuvem, para que mesmo com sistemas inativos os incidentes possam ser notificados. 

A plataforma, após ser baixada, conectará o usuário ao Slack e ferramentas de notificação de incidentes, como o pagerduty. Essa integração facilita o cotidiano das equipes, já que o OpsGenie centraliza tudo em um único local, permitindo o rastreamento dos progressos de tarefas. 

Para utilizar o OpsGenie de maneira satisfatória, você sempre pode contar com uma equipe especializada, que montará um plano personalizado de TI para sua empresa. Assim, não há dúvidas e desperdícios: todas as soluções são programadas de maneira específica. 

Como a 4infra pode ajudar no monitoramento de incidentes com o OpsGenie

A 4infra Consultoria em TI pode oferecer suporte de TI para sua empresa e utilizar o OpsGenie para aumentar a produtividade da equipe, prevenir riscos relacionados à perda de dados e facilitar a resposta de incidentes. 

Com mais de 300 projetos finalizados e 20 anos de experiência, somos especialistas em gerenciamento do ambiente de TI. Por isso, dominamos as ferramentas necessárias para facilitar o monitoramento de incidentes e evitar que próximos erros ocorram. 

Para saber mais sobre o OpsGenie e aprender a monitorar incidentes em um único local, centralizado, agende um horário com um de nossos especialistas e não perca tempo! 

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