OpsGenie: como monitorar incidentes com a ferramenta?

OpsGenie: como monitorar incidentes com a ferramenta?

Você conhece o OpsGenie? A ferramenta é uma central de TI que facilita a resposta de incidentes e auxilia as equipes no gerenciamento moderno de incidentes.

Incidentes e imprevistos em TI são responsáveis, muitas vezes, por perda de receita, impactos na reputação, baixa produtividade da equipe e pode levar inclusive a uma crise empresarial. 

Por isso, tão importante quanto evitar e prevenir incidentes é saber resolvê-los de maneira adequada e rápida. O OpsGenie surgiu para atuar em cima desses incidentes e facilitar o gerenciamento de TI.

O que é OpsGenie?

O OpsGenie é uma plataforma de gerenciamento de incidentes que tem como objetivo diminuir o tempo de resposta a incidentes, garantir com que a pessoa certa seja responsável pelo problema e evitar a fadiga do alerta.

Para que isso aconteça, o OpsGenie recebe alertas de sistemas de monitoramento e de aplicativos personalizados e categoriza os alertas por ordem de urgência. 

Em seguida, a plataforma notifica as pessoas certas por meio de vários canais de comunicação, como e-mail, SMS e até chamadas de voz. 

Quais são as principais funcionalidades da ferramenta?

O OpsGenie é uma ferramenta completa, que oferece diversas funcionalidades e pode ser usada para equipes de TI em diversos momentos das demandas. 

Por meio da funcionalidade “alertas”, o OpsGenie fornece a possibilidade de levantar incidentes diretamente da plataforma. Ele também cria um chat de incidentes, enviando mensagens-chave para a sua linha do tempo no Slack.

Além disso, monta um cronograma do tempo do incidente, enviando atualizações importantes para seu canal. 

Após cada incidente, a plataforma oferece um documento com insights retirados da linha do tempo do incidente. Isso facilita o aprendizado da equipe e previne erros!

Como utilizar o OpsGenie para monitorar incidentes de TI?

O OpsGenie é uma plataforma oferecida pela Atlassian Cloud e pode ser integrada com o Jira Software ou o Jira Service Desk. A plataforma fica disponível na nuvem, para que mesmo com sistemas inativos os incidentes possam ser notificados. 

A plataforma, após ser baixada, conectará o usuário ao Slack e ferramentas de notificação de incidentes, como o pagerduty. Essa integração facilita o cotidiano das equipes, já que o OpsGenie centraliza tudo em um único local, permitindo o rastreamento dos progressos de tarefas. 

Para utilizar o OpsGenie de maneira satisfatória, você sempre pode contar com uma equipe especializada, que montará um plano personalizado de TI para sua empresa. Assim, não há dúvidas e desperdícios: todas as soluções são programadas de maneira específica. 

Como a 4infra pode ajudar no monitoramento de incidentes com o OpsGenie

A 4infra Consultoria em TI pode oferecer suporte de TI para sua empresa e utilizar o OpsGenie para aumentar a produtividade da equipe, prevenir riscos relacionados à perda de dados e facilitar a resposta de incidentes. 

Com mais de 300 projetos finalizados e 20 anos de experiência, somos especialistas em gerenciamento do ambiente de TI. Por isso, dominamos as ferramentas necessárias para facilitar o monitoramento de incidentes e evitar que próximos erros ocorram. 

Para saber mais sobre o OpsGenie e aprender a monitorar incidentes em um único local, centralizado, agende um horário com um de nossos especialistas e não perca tempo! 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
30 de junho de 2021

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