(031) 3195-0580
4infra

Como identificar os requisitos de segurança em rede?

Como identificar os requisitos de segurança em rede?

Uma das principais preocupações dos gestores de TI está relacionada à segurança em rede, um problema recorrente que afeta empresas de todos os tipos e tamanhos.

O avanço tecnológico trouxe inúmeros benefícios para a população, principalmente para o mundo dos negócios que passaram a fazer muito mais e com menos recursos. Porém, ainda não conseguiu nos livrar da dor de cabeça oriunda dos ataques cibernéticos. 

Por isso, nem sempre é fácil proteger as informações, já  que as ações dos hackers são constantes e estão cada vez mais sofisticadas, exigindo políticas e ferramentas inovadoras de segurança.

A importância de investir em segurança das redes

Muitos empreendedores fazem vista grossa quando o assunto é investimento em segurança em rede, em especial as pequenas e médias empresas que, normalmente, não contemplam verbas para este fim em seus orçamentos.

Contudo, negligenciar requisitos de segurança pode levar muitos negócios à perda substancial de dinheiro. Isso porque as consequências dos cibercrimes são realmente sérias, causando prejuízos de bilhões em todo mundo.

Os ataques podem mudar de perfil com o tempo, causando, inclusive, paralisação de serviços. 

Para se ter uma ideia, o Grupo Fleury foi alvo de uma tentativa de ataque hacker em junho de 2021. Isso afetou o sistema de acessos da companhia de diagnósticos, que ficou indisponível por uma semana. Imagina quanto dinheiro a empresa não deve ter perdido por ficar esse período fora do ar?

Com base nessas informações, os negócios devem estar sempre preparados para esses imprevistos do mundo digital.

Como melhorar a segurança em rede?

Com o desenvolvimento e a popularização do home office, é preciso oferecer suporte aos trabalhadores em regime remoto. Estamos falando de criar proteção para as atividades realizadas em casa, além de manter a continuidade dos negócios de uma organização.

Além de todas as ferramentas de segurança existentes em um ambiente digital, como antivírus, firewall e armazenamento em nuvem, por exemplo, os requisitos de segurança em rede permitem que a empresa combine diferentes camadas de defesa para proteger conexões e dados. O objetivo é preservar sua integridade e usabilidade.

Nesse sentido, teletrabalhadores precisam de um conjunto de condições básicas para garantir uma conexão segura e autenticada com a rede corporativa, como as que citamos abaixo:

Redes privadas virtuais

Na realização de suas atividades em home office, o funcionário processa dados sensíveis da organização em sua rede doméstica, o que pode comprometer a segurança da empresa durante o tráfego de informações.

Um dos requisitos  de segurança  é o uso da VPN (Rede privada virtual), um serviço que fornece conectividade direta e criptografada entre a máquina do usuário e a rede corporativa. 

Esse recurso não só protege a confidencialidade dos dados sensíveis que estão em trânsito, mas garante que todo o tráfego entre o colaborador e a internet pública seja monitorado e protegido pela infraestrutura de segurança cibernética da organização.

Autenticação multifator

Não resta dúvida que o trabalho em casa possibilita o aumento de invasão nos sistemas corporativos, como o roubo de login e senha, permitindo o acesso não autorizado à conta do usuário.

Nessas situações, alguns recursos usados para detectar padrões incomuns de acesso, como a localização e a hora da tentativa de autenticação, podem não ser aplicáveis, já que a referência de trabalho do colaborador se transforma ao realizar suas atividades em casa.

Por isso, para entrar na rede corporativa, a solução de autenticação deve ser mais robusta, indo além do tradicional login e senha. 

A autenticação multifator é uma camada a mais de segurança, em que o usuário deve fornecer um outro tipo de dado como biometria, reconhecimento facial, perguntas de segurança e/ou chaves de segurança geradas via aplicativo no celular, entre outras soluções.

Conectividade flexível

Usuários como administradores de rede e funcionários de segurança precisam de acesso flexível à rede corporativa. Nesse sentido, eles podem ter vários dispositivos que devem estar conectados ao servidor da empresa.

Os requisitos dos usuários que trabalham em casa e que necessitam de um atendimento diferenciado podem ser satisfeitos com a implantação de um ponto de acesso sem fio, que fornece um túnel de VPN confiável para a rede corporativa.

Para dar mais segurança à conexão, esse ponto de acesso deve ser combinado com um firewall de próxima geração (NFGW) baseado em desktop, com o objetivo de fornecer inspeção de tráfego, gerenciamento de acesso  e  proteção avançada contra ameaças.

Telefonia segura

O trabalho remoto requer proteção das comunicações realizadas por telefonia, já que a empresa corre o risco de expor dados sensíveis por meio de escutas em redes celulares ou ao uso de aplicações móveis maliciosas.

Uma maneira de fornecer telefonia segura aos teletrabalhadores é utilizar o sistema Voice-over-IP (VoIP), que transforma o áudio em pacotes de dados, podendo ser transmitido através da internet, por meio dos protocolos de IP, um conjunto de normas que permitem que os dispositivos conectados troquem informações entre si.

O acesso VoIP permite que a organização monitore o tráfego de voz e o verifique no perímetro da rede em busca de conteúdo malicioso destinado a explorar algum software vulnerável.

 

Esses e outros requisitos de segurança em rede são fundamentais para  proteger o seu negócio de ataques maliciosos provenientes de usuários não autorizados que tentam invadir os sistemas da empresa.

Se você deseja saber mais sobre esse assunto ou mesmo implementar os requisitos em sua empresa, não perca mais tempo. Afinal, ataques maliciosos não marcam hora para acontecer. Quando menos se espera, dados já foram roubados ou seus sistemas são impedidos de funcionar.

Entre em contato com a 4Infra e vamos discutir as melhores opções para o seu negócio!

 


23 de março de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Como não cair em fraude com boleto bancário
18 de maio de 2022
Como planejar o design da arquitetura de segurança?
11 de maio de 2022
10 riscos de uma rede ineficiente
4 de maio de 2022
Dados criptografados: heróis ou vilões?
2 de maio de 2022
1 2 3 138

Contato

Telefone:

(31) 3195-0580
Endereço:

Rua Marechal Foch, 41, Pilotis
B. Grajaú / Belo Horizonte / MG
Funcionamento:

Seg - Sex: 8h às 18h

Assine nosso Newsletter

chevron-down