Conheça aqui quais são as vantagens e desvantagens da virtualização e entenda como cada um desses pontos pode funcionar ou não no seu modelo de negócio.
A virtualização é uma técnica desenvolvida que permite a criação de uma máquina virtual dentro de um PC.
Isso permite que, além do computador físico utilizado normalmente para realizar diversas atividades, seja possível ter uma versão virtual de qualquer operação tecnológica.
Aqui podemos citar a simulação de uma plataforma de hardware, sistema operacional, dispositivo de armazenamento, recursos de rede ou testes de segurança.
O processo de virtualização é utilizado tanto por usuários comuns, quanto por profissionais de TI que adotam essa medida como forma de reduzir a dependência do fornecedor e tornar a tecnologia a base da cloud computing.
Em outras palavras, a virtualização nada mais é que um computador dentro de um computador, que surgiu como uma solução para os os problemas dos antigos mainframes, que eram softwares exclusivos para um sistema operacional específico.
Isso acontecia quando era necessária a aplicação de outro software e este não existia no sistema operacional da máquina, tornando-se preciso instalar outro programa para rodá-lo.
Assim como qualquer tecnologia, a virtualização traz prós e contras na sua utilização, tanto para o usuário, quanto para a organização.
Por isso, tudo vai depender da necessidade de ter uma segunda máquina, ou não no ambiente de trabalho.
Antes de realizar esse procedimento, analise ambas as questões e veja se ele é realmente viável e que tipo de benefícios ou restrições ele pode trazer para o seu negócio
A seguir, listamos os benefícios da virtualização, confira:
A máquina virtual pode trazer benefícios financeiros que impactam o orçamento da empresa, como cortes de gastos com:
Dificilmente, todos os recursos do computador são executados ao realizar uma tarefa.
Assim, ao instalar uma máquina virtual, boa parte dessas soluções ociosas são alocadas, e o computador passa a usar quase todo o seu desempenho na tarefa que está sendo executada.
Antes de implementar qualquer aplicação ou recurso tecnológico, é possível testá-la em uma máquina virtual, diminuindo os riscos de erros e garantindo o maior nível de segurança com o sistema.
Em uma virtualização, não existem hardwares ociosos, todos os recursos são alocados de maneira mais eficiente entre as máquinas virtuais.
Com a virtualização, você tem vários sistemas operacionais trabalhando juntos em uma única plataforma.
Por outro lado, alguns pontos podem não refletir positivamente para o negócio, confira quais são e se se aplicam à sua empresa:
Ligar várias máquinas virtuais ao mesmo tempo pode causar uma grande sobrecarga, fazendo com que elas parem de funcionar.
Por isso, o ideal é executar o número de virtualizações que o seu computador tenha capacidade de suportar.
O VMM ou Monitor de Máquina Virtual é um software responsável pela abstração da máquina virtual.
Caso algum problema ocorra com ele, todas as demais máquinas virtuais ficarão vulneráveis, inclusive em termos de ataques de vírus, com um ambiente afetando o outro.
Embora a virtualização te ajude a economizar com novos hardwares, você pode precisar de mais manutenção. Isso acontece porque o desempenho exigido da máquina é muito maior, causando mais desgastes de uso.
A virtualização gera um grande consumo de memória RAM, já que cada máquina virtual vai ocupar uma área separada desse recurso.
No todo, podemos concluir que a virtualização é uma técnica que facilita muito as operações de uma empresa. No entanto, é indispensável a avaliação de um profissional para que não apresente situações de falhas ou gere alguma das desvantagens que citamos.
Para saber se a virtualização pode contribuir com sua empresa, faça contato com um Consultor em TI da 4infra e tenha todos os detalhes que precisa!