Gestor de infraestrutura de TI: qual a rotina desse profissional?

Gestor de infraestrutura de TI: qual a rotina desse profissional?

Neste por você vai conhecer a rotina do Gestor de Infraestrutura de Ti com todas as atribuições que o cargo demanda.

Apesar de fazer grande diferença nas estratégias corporativas, a rotina do Gestor de Infraestrutura é muitas vezes desconhecida pela gestão do negócio.

Especialmente com o desenvolvimento das empresas, esse desconhecimento sobre as funções dos novos cargos profissionais, acaba dificultando o processo de contratação, a inserção do profissional no setor e o desempenho de suas atribuições.

Nos últimos anos, quando falamos em tecnologia, as transformações são mais constantes, o que exige dos gestores maior agilidade nas tomadas de decisões.

O que muitos não sabem, é que a figura de um Gestor de Infraestrutura de TI possui características imprescindíveis para manter a gestão atualizada e o negócio mais competitivo.

Quais são as atribuições na rotina do Gestor de Infraestrutura de TI?

Antes de adentrar à rotina desse profissional, é preciso explicar o que é exatamente uma Infraestrutura de TI. Trata-se de todo o aparato tecnológico que possibilita a realização de determinada atividade em uma empresa. 

Dessa maneira, uma Infraestrutura de TI não é igual em todas as organizações, isso vai depender do segmento, objetivos, metas, projeção de crescimento e atuação no mercado de cada uma delas.

Mas, de maneira geral, a Infraestrutura de TI engloba desde a conexão de internet  até a aquisição e controle de equipamentos, redes, sistemas e instalações que permitam o funcionamento de uma empresa.

Assim sendo, cuidar de todas essas interfaces não é fácil, por isso a necessidade de um profissional com conhecimento técnico, certificações em TI e até mesmo gestão de pessoas.

A seguir, destacamos as principais atividades que fazem parte da rotina do Gestor de Infraestrutura de TI.

Interface com Outros Setores da Empresa

Mesmo dentro de uma única empresa, as demandas podem ser bem distintas entre os setores.

Por isso, cabe ao Gestor de Infraestrutura de TI participar de reuniões, manter contato direto com outras equipes e conhecer o funcionamento da organização.

Dessa maneira, o profissional será capaz de propor soluções que tragam eficiência e agilidade para o funcionamento do negócio.

A aproximação com os demais colaboradores e gestores, também contribui para a resolução de problemas e na implementação de projetos que visam atender a todos da organização.

Gerenciar Demandas de TI

Em uma empresa, as demandas de TI são constantes, e as solicitações podem vir de diversas partes: funcionários, diretoria, clientes, fornecedores e visitantes. Assim, é essencial estar atento a todas elas.

Essas demandas são as mais variadas, indo desde a falta de estabilidade numa conexão à falha de um sistema, como também problemas com software que não operam, indisponibilidade da rede, pico de energia, problemas com segurança de dados, entre outros.

Dentro dessa gama de possibilidades, o Gestor de Infraestrutura de TI tem a capacidade de organizar e priorizar as solicitações, conforme necessário.

Gestão de Equipes

Para dar conta das inúmeras tarefas, em sua rotina, o Gestor de Infraestrutura de TI conta com uma equipe para cuidar da parte técnica e administrativa do setor.

Por mais que esses colaboradores tenham as competências necessárias para exercer suas funções, cabe ao líder desenvolver as qualidades que a organização necessita, como eficiência nos processos e foco no resultado.

Nesse sentido, a relação com a equipe deve ser de total transparência e confiança, garantindo assim o cumprimento da rotina, controle de qualidade das ações e otimização dos processos e do tempo de entrega.

Elaborar Estratégias

Cabe ao gestor de infraestrutura de TI elaborar estratégias que ajudem a alavancar os negócios e tornar a empresa competitiva frente aos concorrentes.

Aqui, o foco não é atender as demandas dos outros departamentos de maneira pontual, mas atuar de maneira própria, construindo planos que vão impactar o futuro da empresa. Podemos citar como exemplo a criação de ferramentas que podem reduzir custos e garantir um ambiente virtual seguro.

De maneira geral, o Gestor de Infraestrutura de TI organiza toda a parte tecnológica da empresa, garantindo inovação e recursos de ponta, mas sempre com vistas a se manter dentro do orçamento.

A melhor maneira de obter todas essas vantagens e mais algumas é contratando os serviços da 4INfra.

Nossos especialistas são capacitados para fazer toda a parte de Gestão da Infraestrutura de TI do seu negócio.

O melhor de tudo é que você paga pelo serviço, sem a necessidade de fazer a contratação de um profissional. Gostou dessa dica? Venha conversar com o time da 4Infra!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
24 de março de 2023

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados

chevron-down