Engana-se quem pensa que só as grandes empresas precisam se preocupar com a segurança dos dados. Empreendimentos menores também devem buscar soluções que evitem a vulnerabilidade dos sistemas, deixando as informações protegidas.
Só para se ter uma ideia, a ausência de infraestrutura de TI voltada para segurança torna pequenas e médias empresas alvos fáceis para cibercriminosos. Então, esqueça aquela teoria que PME´s não são atrativas, já que movimentam baixos recursos financeiros.
É justamente por parecerem ter uma segurança frágil ou inexistente que as pequenas empresas são as mais cobiçadas para os ataques digitais. O resultado final é um rastro de perdas financeiras e de credibilidade.
Suprir o sistema de TI com aplicações de segurança não é somente instalar um antivírus. Hoje em dia os ataques cibernéticos estão muito sofisticados, exigindo soluções mais robustas para proteger a rede, como o firewall.
Firewall é um dispositivo de segurança de rede responsável por monitorar o tráfego de entrada e saída de dados, permitindo ou bloqueando tráfegos específicos conforme definição de regras internas.
Ele pode ser baseado em software, uma aplicação integrante aos sistemas operacionais modernos, ou em hardware, equipamento específico para monitoramento do tráfego, sendo este o modelo mais utilizado no ambiente corporativo.
Como já dissemos, as pequenas empresas são alvos fáceis de ameaças virtuais e roubo de dados. A instalação do firewall protege as informações e mantêm os hackers longe das plataformas corporativas.
Além disso, o firewall disponibiliza outros recursos que ajudam no crescimento da empresa:
O firewall de geração NGFW, juntamente com switches e pontos de acesso sem fio, fornece às pequenas empresas proteção, flexibilidade e escala para minimizar custos.
Isso porque substituem os roteadores convencionais, oferecendo visibilidade e controle para potencializar a rede.
A segurança não atinge apenas dados locais, mas todos aqueles que estão em nuvem. Por isso é interessante que o pequeno negócio adote SaaS, software como serviço que usa o cloud computing para armazenamento online, sem a necessidade de instalação de programas específicos.
O firewall oferece uma camada de proteção dentro desses aplicativos evitando que informações confidenciais vazem e se espalhem por sua rede de contato.
Quando os usuários estão fora do escritório, consequentemente não estão mais protegidos pela segurança da rede, a não ser que usem o VPN - rede virtual privada - para se conectar.
A proteção pode ocorrer pelo endpoint, uma tecnologia semelhante ao firewall, que detecta ataques básicos e avançado.
O firewall é capaz de interromper violações sem prejudicar o funcionamento da rede e sem que os usuários percebam, pois atua como um filtro para o tráfego de rede, bloqueando bilhões de e-mails maliciosos por dia.
Todo o ambiente virtual deve ser protegido continuamente, a fim de descobrir com rapidez possíveis ameaças. Por isso o firewall cobre o tráfego de ponta a ponta, analisando continuamente o comportamento dos arquivos no decorrer de sua vida útil.
Existem alguns tipos de firewall no mercado que podem tornar a escolha pelo ideal algo menos simples. Por isso, conte sempre com uma consultoria de TI para avaliar a melhor opção para sua empresa.
A 4 Infra é uma consultoria de TI focada em empresas de pequeno e médio porte, que muitas vezes não têm um departamento de TI exclusivo. Entre em contato com a gente e converse com nossos especialistas!