(031) 3195-0580
4infra

Ataque de negação de serviço? Veja como se proteger do DDoS

Ataque de negação de serviço? Veja como se proteger do DDoS

Você já passou pela situação de tentar navegar em um site e não conseguir? Ele fica lento e demora para carregar os dados. Muitas vezes, é até possível acessar a plataforma de outro dispositivo, mas acaba ficando sobrecarregado, se tornando indisponível... e, às vezes, o problema não é do aparelho e nem da sua internet. Na verdade, o site pode estar sofrendo um ataque de negação de serviço, ou DDoS.

Essa situação tem acontecido com frequência e em escala cada vez maior. Para se ter uma ideia, em 2016 o prejuízo pela invasão foi pelo menos 73% maior que o pior ataque experimentado em 2015. Isso é um alerta preocupante, já que é uma “oportunidade” de muitas perdas para as empresas.

Mas afinal, o que é DDoS?

DDoS é a sigla para Distributed Denial of Service, que em português tem o sentido de Negação Distribuída de Serviço. Ele é uma derivação do DoS, um tipo de ataque malicioso controlado por um hacker apenas.

Sendo assim, o DDoS é considerado um conjunto de ataques, realizado por diversos agentes que distribuem e coordenam os ataques em um único alvo, sobrecarregando o site e deixando-o fora do ar.

Não existe um padrão para os ataques DDoS: eles podem ser colocados em prática de diversas maneiras; mas algo todos têm em comum. O ataque de negação de serviço pode sobrecarregar um servidor ou um computador, esgotar ao máximo seus recursos, como memória e processamento, indisponibilizando o acesso para qualquer usuário.

Diferentemente dos ataques convencionais, em que os hackers introduzem vírus, spam e outras pragas virtuais que roubam dados e danificam arquivos, os DDoS tem a finalidade deixar os servidores e sites lentos.

Para isso, os agentes maliciosos consomem a largura de banda do serviço alvo, segmentam a conexão de rede com firewalls, servidores de aplicativos e outros componentes de sua infraestrutura. Tudo isso em busca de vulnerabilidades que potencializem a interrupção da transmissão de dados entre hosts.

Consequências do ataque de negação de serviço

Com os avanços tecnológicos, as organizações se tornaram dependentes do trabalho virtual utilizando programas, sites e aplicativos baseados na web. Dessa forma, o ataque de negação de serviço DDoS é uma grande ameaça aos negócios, podendo trazer prejuízos incalculáveis.

Muitas empresas dependem da internet para comercializar produtos, serviços e fechar negócios. A indisponibilidade do site enfraquece as transações comerciais, provocando perda de receita, paralisação da produção e danos à reputação da marca.

Mas os DDoS não são ameaças apenas para plataformas corporativas. Os ataques também são destinados a aplicativos que gerenciam as operações, como e-mail, ferramentas de automação de vendas e sistemas diversos.

O sucesso de um ataque de negação de serviço só pode significar uma coisa: a organização está muito vulnerável – e esse pode ser o primeiro de muitos.

Existe uma forma de se precaver desses ataques?

Na verdade, existem várias ações que podem proteger seus sistemas de um ataque de negação de serviço:

Largura da banda

Invista no aumento da largura de banda para conectar sua empresa com a internet. Quanto mais elevada ela for, melhor vai atender às solicitações e tráfego e melhor será a prevenção contra os ataques em baixa escala.

Conexão reserva

Tenha uma conexão de reserva separado dos endereços de IPs. Isso garante um caminho alternativo se o circuito for sobrecarregado com ataques maliciosos.

Sistema de detecção de intrusos

Instale no sistema um recurso de detecção de intrusos. Ele vai proteger as suas conexões em caso de ataques DDoS, impedindo que solicitações maliciosas cheguem até as redes.

Use um serviço de proteção remota de DDoS

Esse recurso funciona como uma camada extra de proteção, pois oculta o IP real e todo tráfego que chega é enviado por uma rede de mitigação. Por ser remoto, o fornecedor acompanha a segurança do site, identificando riscos antes mesmos que eles ocorram.

 

Para ter proteção eficiente ao ataque de negação de serviço DDoS, conte com um serviço de consultoria especializado em TI – como o da 4Infra. Nós vamos avaliar a estrutura de rede e as demandas de tráfego do negócio e indicar sistemas de proteção, conforme a necessidade de cada cliente.

Entre em contato com a gente e faça um orçamento!


9 de outubro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down