(031) 3195-0580
4infra

Dicas para melhorar sua segurança de rede

Dicas para melhorar sua segurança de rede

Rede corporativa é um sistema que funciona por meio de dispositivos de switch e roteador de alta velocidade, atuando na transferência de dados entre computadores, servidores e outros dispositivos. Ou seja, dispor de um sistema de segurança de rede não é uma opção, mas uma necessidade urgente.

A sua função é armazenar dados, auxiliar na liberação de espaço dos computadores, acesso rápido aos documentos e comunicação com todas as áreas da empresa. Por conter inúmeras informações, a rede corporativa é constantemente alvo de ataques de cibercriminosos.

Não é raro vermos notícias de hackers que invadem os sistemas corporativos, sequestram dados importantíssimos da organização e impondo um valor alto de resgate para a devolução das informações. Por isso, hoje em dia, a rede corporativa é uma das maiores preocupações da área de TI.

Afinal, é impossível um negócio se manter no mercado sendo vulnerável no quesito proteção de dados.

Aumentando a segurança de rede

Para aumentar a segurança na rede, muitas empresas investem em recursos que protegem os sistemas, minimizando o risco de possíveis ataques de ladrões cibernéticos. Para te ajudar nessa questão, separamos algumas dicas que irão te ajudar a proteger as informações da sua organização:

Estabeleça níveis de acesso aos usuários

Você sabia que o próprio colaborador pode colocar a empresa em perigo, abrindo brechas para que a rede seja invadida?

Muitas vezes o acesso a conteúdos inadequados é realizado – e algum tipo de vírus que se instala na máquina, faz download de programas não autorizados pela organização ou utiliza dispositivos remotamente.

Uma maneira eficiente de controlar o “quem pode o que” é estabelecer níveis de acesso de acordo com a necessidade. Por exemplo: somente à TI é permitido baixar programas e aplicativos, ficando essa função bloqueada para os demais funcionários.

Práticas como essa diminuem a chance de comportamentos arriscados, como exclusão de arquivos importantes, login em páginas suspeitas e compras em sites inseguros.

Ao estabelecer níveis de acesso, os dados estratégicos ficam disponíveis apenas para as áreas que necessitam deles. Isso reduz significativamente as chances de que essas informações sejam vazadas.

Bloqueio automático de conteúdos indevidos

Estamos sempre nos deparando com conteúdos maliciosos. São páginas que surgem do nada durante a navegação, incentivos a cliques suspeitos e tantas outras ações cujo único objetivo é distribuir malware e roubar informações estratégicas.

Para evitar esse transtorno a nível empresarial, algumas medidas devem ser tomadas para bloquear as ações dos hackers, tais como:

  • Criar senha de acesso para cada usuário, o que permite rastrear as entradas nas redes, identificando de onde vem as ameaças;
  • Instalar programas que fazem a análise os downloads realizados, com o objetivo de inutilizar algum vírus;
  • Direcionar o usuário para a criação de senha forte de acesso;
  • Manter os firewalls e antivírus atualizados;
  • Configurar as criptografias de rede.

Conexões de WiFi protegidas

A rede de internet aberta é um meio perigoso de acesso, já que os dados da empresa ficam expostos a todo tipo de programa malicioso. A proteção para conectar o WiFi se dá através de senhas que permitem rastrear as entradas de arquivos e manter a segurança da empresa.

Realização de backups constantes

O backup é um procedimento necessário para se precaver de um possível ataque digital. Ele permite que as informações estejam seguras em um outro servidor, podendo ser recuperadas a qualquer momento.

Atualmente, as empresas investem em servidores virtuais que realizam backups de armazenamento em nuvem. O recurso é bem mais seguro e permite o rápido acesso aos arquivos.

Terceirize serviços de segurança da sua empresa

A maioria das organizações não tem repertório técnico para lidar com questões ligadas à tecnologia das informações – e, em muitas delas, o orçamento não permite a criação de um setor de TI.

Nesse caso, a solução é terceirizar o serviço.

Hoje em dia é possível contar com empresas especializadas no assunto, como a 4Infra, que implantam resoluções de protocolos de segurança de rede e ações que contribuem para garantir a proteção das redes corporativas.

Essa é uma estratégia fundamental principalmente para as PMEs, que precisam focar nas diretrizes do negócio e deixar a parte operacional de TI com profissionais especializados na área.

 

Quer saber mais como melhorar a segurança de rede corporativa com a terceirização dessa modalidade? Entre em contato com a 4Infra. Vamos avaliar as necessidades da sua empresa e elaborar para ela um plano personalizado de trabalho.


14 de dezembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down