Quando se fala em estrutura de TI, logo vêm à mente servidores, computadores, impressoras e softwares. Mas, na verdade, essa área envolve muito mais coisas do que a gente pode imaginar, já que a TI empresarial se transformou e refinou muito nas últimas décadas.
No passado, muitas empresas trabalhavam com recursos bem precários de TI e, num salto, passaram a operar centros de processamentos de dados sofisticados, com hardware de última geração. Alguns anos depois, tudo mudou novamente.
Hoje, os grandes espaços reservados para servidores e outros equipamentos já não são mais necessários. Estamos na época da virtualização, em que boa parte dos softwares são operados na nuvem.
O setor de TI é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa, já que busca utilizar das inovações para o crescimento do negócio, reduzindo custos e protegendo dados e informações sensíveis.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor no Brasil desde agosto de 2020, todas as empresas precisam tratar dados pessoais tanto em seus meios físicos quanto nos digitais.
De maneira geral, a LGPD estabelece regras para a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição e processamento de dados. Além disso, também versa sobre arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, modificação, controle, transferência, comunicação e difusão dessas informações.
Para atender às solicitações da LGPD e, também, as demandas usuais da empresa, é preciso montar uma estrutura de TI eficiente e com dispositivos de segurança que protejam todos os dados processados no sistema corporativo.
No entanto, não adianta sair comprando as soluções mais modernas disponíveis no mercado. Para que a estrutura de TI faça a diferença na sua organização, percorrendo processos administrativos e operacionais, é preciso levar alguns pontos em consideração. Veja!
Leve em conta o seu mercado
Cada tipo de empresa requer uma estrutura específica de TI. Por isso, é preciso entender muito bem as atribuições do seu mercado e o que cada área absorve da tecnologia. Por exemplo, o Marketing precisa de softwares que auxiliem na rastreabilidade de informações e cruzamento de dados. Já a área de vendas pode se beneficiar de um programa que prospecta e armazena dados de clientes.
Dessa forma, antes de buscar fornecedores ou levantar os requisitos técnicos, defina as necessidades da empresa como um todo.
O que mais vemos hoje são aplicações que oferecem recursos para todo o tipo de atividade - desde as mais simples até as mais complexas. Mas temos que pensar que uma empresa não é estática.
Com o passar do tempo, os negócios tendem a crescer e até a se expandir para outros nichos, necessitando de uma tecnologia que acompanhe toda essa demanda.
Dessa forma, é importante não pensar apenas em suprir as deficiências do agora, mas visualizar o futuro, adotando ferramentas com escalabilidade tecnológica. Ou seja, você não precisa adquirir uma aplicação para cada fase da sua empresa, mas ter no portfólio uma solução preparada para crescer junto com a organização.
Se o número de clientes cresceu, por exemplo, não é necessário comprar um software adicional, que possa processar mais dados e que seja mais rápido para rodar as informações. Por ser escalável, a solução se expande ou reduz de tamanho, conforme a necessidade do cliente.
Ataques às redes corporativas, roubo de dados e sequestro de informações fazem parte da realidade de todos os tipos e tamanhos de empresa. Infelizmente, todos os dias, vemos casos de executivos que precisam pagar rios de dinheiro como forma de resgate de dados e retomada do acesso aos sistemas empresariais que foram roubados ou corrompidos.
Nesse sentido, é importante a instalação de sistemas de segurança que incluem antivírus, firewall, backup, controle de acesso, assinatura digital, biometria entre outros recursos que ajudam a proteger seu negócio de possíveis ataques cibernéticos.
No mercado de TI existem muitas marcas, patentes, representantes e empresas que trabalham com todos os tipos de soluções tecnológicas. O problema é definir onde comprar.
Em um mercado com tanta concorrência, todo cuidado é pouco. Ainda mais quando falamos de produtos cujo conhecimento técnico é bem mais complicado. Para não cair em engodos ou esquemas, é preciso pesquisar bastante.
Então, comece pedindo referência do fornecedor para outros clientes, investigue na internet sobre casos de insatisfação e veja se os valores cobrados estão de acordo com o praticado no mercado.
Montar uma estrutura de TI pode ser mais complicado do que você pensa. Se a gestão não tiver conhecimento da área, pode gastar muito e ainda ter dor de cabeça.
Você já considerou a alternativa de terceirizar toda a sua estrutura de TI? Essa é uma prática moderna e bastante econômica para as empresas que querem tirar dos ombros a responsabilidade de gerir uma área que está fora do seu campo de atuação.
A terceirização ou outsourcing é realizada por fornecedores especializados, como a 4Infra, que avalia as funcionalidades de cada empresa e monta a estrutura de TI de acordo com a necessidade. Com isso, a gestão não precisa se preocupar com nada, e o pagamento é feito mensalmente, conforme cada contrato.
O interessante desse tipo de serviço é que a empresa terceirizada monitora tudo. Caso haja falha no sistema, defeito nas máquinas, eles providenciam a manutenção e substituição dos equipamentos.
A 4Infra é uma empresa de terceirização de serviços de TI focada em empreendimentos de pequeno e médio portes que, muitas vezes, não contam com um departamento de tecnologia exclusivo. Por isso, propomos essa solução eficiente para que você se concentre naquilo que vale a pena - o seu negócio.
Entre em contato com a gente e vamos conversar.