(031) 3195-0580
4infra

Impactos da virtualização de servidores nos pequenos negócios

Impactos da virtualização de servidores nos pequenos negócios

Hoje em dia as empresas têm investido muito mais em TI. Ainda bem! Além de reduzir gastos com a estrutura física, a tecnologia, quando atualizada constantemente, diminui o desperdício, otimiza processos e é bem mais ágil, o que auxilia no desenvolvimento do negócio.

Um dos recursos que mais tem impactado as organizações é a virtualização de servidores. Investir nessa possibilidade é uma forma de aumentar o desempenho dos sistemas.

Entenda o que é virtualização de servidores

Virtualizar é criar a versão remota de um sistema operacional. Isso pode ser feito com o servidor, que é dividido em diversos servidores virtuais, executando muitos sistemas operacionais a partir de um mesmo hardware, sem que haja interferência entre eles.

Em outras palavras, na virtualização de servidores os recursos de hardware podem ser distribuídos entre diferentes espaços digitais, podendo ser utilizados para finalidades distintas. Assim sendo, eles rodam vários sistemas operacionais e outras plataformas de maneira independente, mas dentro de um único hardware.

É como um espelho virtual da estrutura física.

Qual o impacto da virtualização nos pequenos empreendimentos?

Muitos empresários pensam que virtualização de servidores é algo apenas para as grandes empresas, já que o volume de informações delas são bem maiores. Mas os pequenos negócios também tiram vantagens da versão digital do sistema operacional, visto que ele serve para todo tipo e tamanho de empreendimento.

Não é segredo para ninguém que gerenciar recursos tecnológicos é tarefa complicada: estrutura física ineficiente, máquinas que não funcionam e servidores que deixam de funcionar fazem parte da rotina de muitas organizações. A vida do gestor pode se transformar em caos, já que a recorrência dessa situação possibilita a vulnerabilidade do negócio, afetando sua produtividade e desenvolvimento.

Com a virtualização de servidores isso praticamente não acontece. Há uma centralização da gestão, o que facilita o monitoramento de toda rotina tecnológica a partir de uma única interface, levando à economia de tempo e recurso financeiro.

Veja como essa solução pode impactar o pequeno negócio positivamente:

Redução de espaço e custos operacionais

Uma pequena empresa costuma ter orçamento apertado, destinando seus recursos financeiros para pagamento de aluguel, folha de pagamento e compra de insumos, entre outros gastos. Imagine ter que adicionar na planilha de custos a compra ou aluguel de mais uma sala para montar os servidores físicos!

Essa realidade, para muitas, é inviável.

Com a virtualização de servidores, ter uma sala exclusiva para eles deixa de existir, sobrando mais espaço físico e mais recurso em caixa. Isso não quer dizer que a infraestrutura de TI desaparece, mas que fica otimizada. Assim, o gestor pode direcionar a verba para outras demandas.

Outro ponto que impacta bastante os pequenos negócios é a questão da manutenção dos servidores, que inclui limpeza e reparos. Com a virtualização, o manejo se torna mais simples. Dessa forma, os gastos indiretos também são impactados, sofrendo uma redução expressiva.

Escalabilidade

Escalar, nesse contexto, é flexibilizar a infraestrutura de TI de acordo com as demandas do negócio.

Antigamente, as empresas precisavam investir na modernização ou aumento do servidor à medida que a empresa crescia. Além do custo com essa dinâmica, era preciso gastar com hardware e softwares para se adequar ao novo modelo.

A virtualização de servidores mudou essa realidade. Ela trouxe escalabilidade, uma maneira de expandir recursos disponíveis para atender de forma satisfatória cada momento da organização. Se o negócio precisa de espaço maior para armazenar dados, não é necessário aumentar o espaço físico para tanto: a própria tecnologia faz esse ajuste – e de forma virtual.

Simplificação de backups

Simplificação é a palavra-chave da virtualização de servidores. Tudo fica mais fácil, rápido e seguro com esse investimento, porque o impacto do recurso otimiza os processos de backup e manutenção.

Com relação ao backup, é uma vantagem bem positiva para os pequenos negócios, pois as máquinas podem ser restauradas bem mais rápido do que ocorre na estrutura física. Não importa onde o backup será feito, o procedimento ocorre de modo ágil e descomplicado.

Todo armazenamento de dados é realizado virtualmente, blindando as informações de desastres físicos, como queima de computadores, alagamento, incêndio ou roubo.

 

Essas são apenas algumas das muitas vantagens da virtualização de servidores nas PMEs. Qual impacto você deseja para sua organização? Reduzir custos, melhorar a gestão do tempo, flexibilizar recursos ou tudo junto?

Seja qual for a necessidade, a 4Infra pode te ajudar. Somos uma consultoria de TI focada no atendimento de pequenas e médias empresas. Entre em contato com a gente e vamos conversar!


16 de novembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down