É fato que a transformação digital vem impactando as relações como um todo, principalmente no mundo corporativo. O papel que a tecnologia ocupa nas organizações é cada vez mais estratégico.
Diante disso, não cabe mais fazer qualquer tipo de instalação utilizando a tão conhecida “gambiarra”.
No passado, as improvisações eram até… aceitáveis, vá lá, visto que as mudanças tecnológicas não aconteciam com tanta frequência. Hoje, esse procedimento é impraticável, pois ocasiona riscos para o negócio, como baixa produtividade, perda de informações e danos nos equipamentos, entre outras complicações das quais você deve fugir.
Para ter certeza que o sistema está operando da melhor forma possível, garantindo estabilidade em suas operações, é importante ter uma rede certificada. Sem ela, não há como comprovar o funcionamento das operações.
Trata-se de uma bateria de testes realizada por especialistas com o objetivo de comprovar a qualidade e o funcionamento do cabeamento estruturado. De maneira geral, eles mostram se a rede está disponível para uso e avaliam a qualidade dos cabos instalados, a fim de definir se estão dentro dos parâmetros planejados.
Para realizar os testes, são utilizados equipamentos específicos que identificam falhas, de acordo com a regulamentação das normas TIA/EIA. A certificação é um documento importante, que deve ser anexado ao projeto de instalação, e cujos dados podem ser utilizados posteriormente para servirem de base de comparação a novos testes.
Durante a certificação é avaliado:
A obtenção da certificação de redes não é somente um papel que atesta o bom funcionamento das conexões, mas é uma ferramenta de melhoria de processos de TI. O certificado pode ser útil ao gestor para o desenvolvimento de estratégias, além de garantir benefícios imediatos para a organização.
Os principais:
A certificação de rede é uma garantia de que não há riscos ocultos no projeto de cabeamento, porque os testes avaliam se as instalações foram feitas conforme padrão exigido pela indústria.
O cabeamento é a base para qualquer infraestrutura. Afinal, é por meio dele que passa todo o tráfego de dados. É por isso que a qualidade não pode ser deixada de lado.
Cabos de má qualidade trazem riscos ao negócio, comprometendo o funcionamento da rede. Ao realizar os testes de certificação, rapidamente isso é percebido, principalmente em produtos de baixo orçamento.
Previne falhas
Ao realizar testes para avaliar e monitorar a qualidade da rede, é possível prevenir falhas graves, corrigir defeitos e lidar com possíveis prejuízos decorrente da indisponibilidade do sistema.
A certificação de redes previne uma série de problemas, evitando perda de receita, redução de serviço ao cliente e desvantagem competitiva. Sem dúvida, é indispensável para as empresas, trazendo eficiência para a área administrativa e operacional.
Quer obter a certificação de rede para sua organização e não sabe por onde começar? Entre em contato com a 4Infra e vamos conversar!