Onde montar infraestrutura de TI em BH?

Onde montar infraestrutura de TI em BH?

O uso que as empresas fazem da tecnologia vai muito além da instalação de um computador ou de uma impressora.  Com o avanço do conceito digital em todo mundo, cada vez mais se faz necessário o investimento em uma infraestrutura de TI que atenda à necessidade do seu negócio.

Antes de projetar uma, porém, é indispensável saber o que ela envolve.

Trata-se de todos os componentes para executar e gerenciar os ambientes de TI corporativo, incluindo hardware, software e rede, além do sistema operacional e armazenamento de dados.

O que faz parte da infraestrutura de TI

Cada tipo de empresa possui uma necessidade de TI que deve ser analisada por especialistas da área. Muitas vezes, recursos utilizados em determinadas organizações podem sobrecarregar o sistema em outras. 

Porém, no geral, a base para uma infraestrutura de TI eficiente segue os seguintes moldes:

Hardware

Aqui estão incluídos servidores, data centers, roteadores, switches, computadores e outros dispositivos, além das instalações que abrigam e fornecem energia, tal como racks e patch panels.

Software

Softwares são as aplicações usadas pela empresa que podem adotar o formato de sistemas operacionais, aplicativos, programas para computadores e soluções personalizadas, como ERP 's, entre outros. 

Banco de dados

O banco de dados na infraestrutura de TI diz respeito ao armazenamento das informações a partir de servidores internos ou pela computação em nuvem. Em virtude da transformação digital, as soluções em nuvem são as mais indicadas, em função da sua segurança, praticidade e economia.

Rede

A rede abriga componentes interconectados que possibilitam a comunicação e seu gerenciamento com outros sistemas. É formada pela conexão com a internet, firewalls, dispositivos de segurança e hardwares com o objetivo de assegurar conectividade para todos os dispositivos existentes, tornando as operações mais ágeis e seguras.

Lista de "indispensáveis" da infra de TI

A montagem de uma infraestrutura de TI não se refere apenas à sua operacionalização física, mas existem outros processos importantes que precisam ser considerados para o sucesso do projeto. 

Se você quer projetar sua infraestrutura de TI em BH, leve em consideração os fatores abaixo para um resultado satisfatório. 

Análise da organização

Contar com uma infraestrutura padrão, meio genérica, por assim dizer, dificilmente vai funcionar. Cada organização possui necessidades, objetivos e orçamentos distintos e tudo isso precisa ser visto e revisto antes do início de um projeto. 

Portanto, a primeira coisa a se fazer é uma análise criteriosa da  empresa,  identificando as demandas e vulnerabilidades. Assim, é possível definir requisitos e ferramentas tecnológicas que podem otimizar a performance e, também, o investimento em soluções de infraestrutura de TI.

Definir a compra de dispositivos

Boas soluções  precisam ser efetivas e se adequar ao orçamento da organização, além de acompanhar as tendências de mercado. A aquisição de novos equipamentos e aplicações é uma etapa importante nos projetos de infraestrutura de TI, já que o custo aumenta bastante em função da quantidade de equipamentos que precisam ser comprados.

Uma forma de obter a melhor tecnologia e reduzir o orçamento é adotar a modalidade “as a Service”, uma inovação que transforma produtos em serviço.

Nesse modelo, sua empresa não precisa comprar soluções tecnológicas, mas pagar uma taxa mensal à provedora de TI e ter todos os equipamentos e softwares disponíveis. 

Funciona com um "aluguel'', com a vantagem de ter não somente o produto em si, mas, também, as manutenções, trocas de equipamentos e prestação de serviços técnicos.

Realizar o design da rede

O design da rede é uma etapa importante do projeto de infraestrutura de TI que envolve todo o planejamento do cabeamento estruturado. Se esse design for mal feito, a possibilidade de problemas futuros e custos adicionais é enorme!

Conexão física

É  a interligação de todos os servidores, hardwares, aplicações e estações de trabalho, conforme projeto da infraestrutura de TI.

Infraestrutura de TI em BH? Busque uma parceria de confiança

Montar infraestrutura de TI é uma atividade que exige profissionais experientes, capacitados e comprometidos com os objetivos da sua empresa. Por isso, o seu negócio precisa de uma consultoria que esteja por dentro das transformações digitais e ofereça boas soluções.

A 4Infra é uma consultoria que faz todo o serviço de infraestrutura de TI em BH. No mercado há mais de 20 anos, nosso foco é auxiliar empresas de pequeno e médio porte que não contam com um departamento de TI exclusivo.

Assim, garantimos todo o funcionamento da sua infraestrutura de TI, backup em nuvem, monitoramento de servidores e ativos de rede, aumentando a disponibilidade do ambiente de TI.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente e vamos conversar!

#4infra #cabeamentoestruturado #bh

 



Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
17 de agosto de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
chevron-down