Por que utilizar sistemas Microsoft nas instituições de ensino?

Por que utilizar sistemas Microsoft nas instituições de ensino?

A transformação digital tem possibilitado o desenvolvimento de vários setores do mercado, entre eles as instituições de ensino.

Além de oferecer ferramentas de gestão, como as voltadas para o controle de contas e administração de pessoal, a tecnologia possibilita a otimização de vários outros setores. O que inclui tanto alunos quanto professores.

Isso porque existe uma série de plataformas e sistemas que auxiliam as instituições na criação de um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de aulas e gestão escolar.

Devido à sua praticidade, interface amigável e custos acessíveis, os sistemas da Microsoft são os mais bem avaliados quando o assunto é gestão educacional. Por isso, são também os mais recomendados para serem adotados tanto pelos gestores, quanto para o uso de docentes e discentes.

Como funciona o sistemas Microsoft nas instituições de ensino

O Office 365 Education é uma compilação de serviços que permite colaborar e compartilhar trabalhos escolares. A integração os disponibiliza para os professores ligados às instituições acadêmicas e para os alunos que frequentam esses ambientes.

Assim, todo corpo docente e discente que fizer parte das escolas elegíveis, pode se inscrever gratuitamente na plataforma da Microsoft. Ela inclui Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Teams, além de outras ferramentas exclusivas para a sala de aula.

Um dos seus benefícios é que se trata de aplicativos com os quais todos estão familiarizados e que podem ser acessados em tempo real e de qualquer lugar. Tudo isso facilita ainda mais a criação de materiais educativos que podem ser integrados ao Windows, Android, iOS e demais dispositivos.

Através do sistema e de seus aplicativos, é possível criar classes e grupos no Teams e inserir arquivos e anotações durante as aulas online. Também é possível baixar conteúdos ou compartilhá-los no OneDrive, disponibilizar trabalhos e atividades e até mesmo viabilizar o acesso de notas e comentários de tarefas acadêmicas.

Dessa maneira, é possível trazer conversas, conteúdos e aplicações para um único lugar, eliminando fronteiras geográficas e barreiras de comunicação.

Microsoft Education para o ensino público

Em junho deste ano, um enorme avanço ocorreu para o ensino público do país com o acordo de cooperação firmado pelo Ministério da Educação com a Microsoft. O Office 365 Educacional - versão A1 - que inclui a plataforma unificada de comunicação e colaboração Microsoft Teams, será ofertado gratuitamente para toda a rede docente e discente.

A finalidade dessa parceria é garantir acesso gratuito às ferramentas para todas as secretarias municipais, estaduais, institutos e universidades federais do país. Serão disponibilizados inúmeros recursos para que o processo de ensino possa ocorrer por meio da tecnologia.

O Office 365 funciona em nuvem, o que favorece o aprendizado online, colaborativo e que pode ser acessado de qualquer lugar e em diferentes dispositivos. Assim, um professor, por exemplo, pode estar em outro país, mas contribuir com aulas e demais conteúdo para os seus alunos.

O ambiente virtual é voltado também para o ensino semipresencial que foi adotado em muitas instituições no pós-pandemia. E, o mais interessante é que ele também auxilia no desenvolvimento dos estudantes, removendo barreiras e promovendo sua participação plena, inclusive no caso de pessoas com necessidades especiais.

Vale lembrar que o acesso ao Office 365 é gratuito apenas para as instituições de ensino público. Porém, para garantir a integridade dos dados pré-existentes e a administração adequada dos ambientes locais, será indispensável o suporte de uma consultoria de TI.

A 4Infra é parceira da Microsoft e tem profissionais qualificados e aptos para atuar nos projetos de adaptação e migração de sistemas, tanto quanto na orientação para professores e gestores. Por isso, entre em contato com a 4Infra e agende uma conversa com um de nossos consultores.

#solucoesmicrosoft #instituicoesdeensino #tecnologia

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
16 de novembro de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
Como instalar e Configurar Antena UniFi | 4infra
22 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down