Se você está ligado nos dispositivos para segurança de equipamentos da sua empresa, certamente já ouviu falar em nobreak e filtro de linha. Esses produtos têm como objetivo proteger aparelhos das oscilações na rede elétrica, que podem danificar equipamentos e causar a perda de informações e dados importantes.
Mas qual deles é o mais adequado para seu ambiente empresarial? Eles possuem recursos iguais ou têm diferenças? Conheça os recursos ofertados por cada produto para avaliá-los de acordo com suas necessidades!
O filtro de linha é aquele equipamento que parece um multiplicador de tomadas. Apesar da aparência, seu objetivo é filtrar as altas frequências, controlar a entrada de picos de voltagem e evitar que os aparelhos conectados recebam altas correntes. Porém, ele só cumpre bem essas funções quando o produto for de qualidade. Ele é mais recomendado para aparelhos não muito sensíveis.
E como ele funciona? Em caso de picos, ele se “sacrifica” para impedir que a alta corrente chegue no computador ou no roteador.
O nobreak também é um aparelho que estabiliza a tensão e protege contra oscilações de energia. Ele funciona de forma semelhante a um estabilizador: por meio de uma bateria interna, mantém ligados os aparelhos conectados a ele por algum tempo após a queda de energia. Por isso, o usuário poderá salvar seu trabalho e os dados empresariais antes de desligar o equipamento, o que contribui bastante para a segurança da informação.
Segurança nunca é demais. Por isso, a adoção de nobreak e filtro de linha é recomendada, já que atuam de forma diferente. O filtro de linha tem um comportamento passivo, já que é acionado para prevenção dos equipamentos em cargo de sobrecarga. Já o nobreak, será aquele utilizado para você conseguir desligar equipamentos com segurança.
Soma-se a eles o estabilizador, que alterna a saída de tensão para garantir um suprimento estável de energia e impedir que surtos de tensão destruam a fonte do PC.
Todas essas alternativas são interessantes, mas não atuam sozinhas quando o assunto é prevenção de danos. São, pelo contrário, suportes. Duas estratégias são fundamentais para complementá-las: backup e análise de redes corporativas.
Os picos de energia podem colocar toda a informação estratégica de uma empresa em risco. Se o seu backup não estiver em dia, você terá uma enorme dor de cabeça. Uma boa política de segurança da informação passa, necessariamente, pelo backup. Para amenizar este riscos, o uso do nobreak e do filtro de linha junto ao backup pode ser uma ótima opção de segurança.
As informações são ativos estratégicos de uma empresa, e o Backup Automático, realizado pela computação em nuvem (cloud computing), é uma ótima forma de assegurá-las.
A função do backup é simples: transferência dos dados da empresa para servidores em nuvem, com a criação de cópias de segurança. Se for automático, o armazenamento e a transferência se dá em tempo real, se os aparelhos tiverem conexão com a internet. Em caso de pico de energia, os dados já estão seguros.
A análise de redes corporativas é a melhor forma de entender a infraestrutura empresarial. Vulnerabilidades, instabilidade, conexões. Tudo é possível ver com essa análise. A partir dessa medida, o técnico consegue determinar as melhores soluções e recursos para potencializar a rede, garantindo a segurança do ambiente.
Uma boa análise conseguirá, inclusive, ver a necessidade de se instalar nobreak ou filtro de linha nos roteadores wi-fi da empresa. Mas é essencial que ela seja feita por alguém especializado para enxergar as verdadeiras necessidades do negócio.
O nobreak e o filtro de linha são equipamentos que podem ser utilizados em dispositivos como o roteador wifi. Porém, eles são produtos de suporte à segurança da informação, que também deve agregar o backup e a análise de redes para assegurar os dados empresariais e garantir a escalabilidade do seu negócio.
Se você precisa de ajuda com isso, entre em contato com a 4infra!