(031) 3195-0580
4infra

Como funciona o Backup Automático

Como funciona o Backup Automático

Qualquer empresa deve possuir uma política de segurança de dados eficiente. Afinal, as informações são ativos estratégicos, de grande relevância. Uma boa forma de ter os dados seguros é fazendo Backup Automático, que, atualmente, é realizado pela computação em nuvem (cloud computing).

Se você ainda não sabe como funciona o Backup Automático, confira nosso texto!

Por que fazer o Backup Automático em nuvem?

Você já teve que lidar com falhas e quedas do sistema de sua empresa? Se sim, deve ter percebido que a continuidade dos negócios está diretamente ligada à disponibilidade dos dados, o que pode ser interrompida com esses incidentes.

A estratégia de Backup surge como uma medida de segurança e de prevenção contra essas situações e vem sendo adotada por diversas empresas.

Para se ter uma ideia da importância do backup automático, conforme estudo da empresa de pesquisas Research and Markets, a procura pelo serviço e pela recuperação de dados em Nuvem terá aumento anual de 12,94% entre 2016 e 2020.

Como funciona o Backup Automático?

O backup transfere os dados da organização para servidores hospedados na nuvem, criando cópias de segurança. Quando existe o backup automático, o armazenamento e a transferência das informações se dá em tempo real, desde que os computadores e os demais aparelhos estejam conectados à internet, permitindo a sincronização dos dados.

Em geral, a ferramenta possibilita agendar e controlar os backups de qualquer lugar e a qualquer momento. A criptografia é a tecnologia utilizada para garantir a privacidade dos dados, além de afastar a transposição de possíveis vírus para a nuvem.

Vale ressaltar que, apesar de ser fácil de entender, um Backup Automático requer conheciment técnico e, portanto, pode ser necessário contar com uma consultoria em TI para colocá-lo em prática.

Quais os benefícios do backup automático?

Um dos benefícios do backup automático é exatamente não permitir a interrupção das operações corporativas em caso de pane na rede ou nos servidores físicos. A companhia detém as informações atualizadas.

Além disso, o serviço de backup automático em nuvem arquiva cópias de segurança dos dados em vários locais, e não apenas nos servidores corporativos. Eles podem ser acessados pelas estações de trabalho dos usuários e até mesmo pelos dispositivos móveis pessoais, caso seja uma política de segurança traçada pela organização.

É muito comum atualmente o uso de dispositivos móveis no mundo corporativo. Inúmeros profissionais trabalham remotamente com seus próprios aparelhos, mas eles não deixar de alimentar ou consultar arquivos e dados estratégicos para os negócios. O backup automático é, por isso, fundamental para o bom andamento do trabalho.

Quais as principais características do backup automático?

O Backup Automático possui algumas características muito importantes para a segurança do ambiente das organizações, em especial:

  • Alta velocidade de transferência automática de arquivos para a nuvem (AWS, Azure etc.);

  • Segurança garantida por senhas de acesso complexa (criptografia), que impede a transposição de vírus para a nuvem;

  • Automatização: o backup é realizado em tempo real ou quando o link de internet estiver ocioso;

  • Recuperação das informações da empresa de forma básica e segura por meio de conexão com internet;

  • Baixo custo, se comparado com os backups em mídias, discos e fitas;

  • Monitoramento do processo de backup automático, que emite um aviso de erro caso tenha algum impedimento para realizá-lo.

O backup automático é, hoje, uma tecnologia indispensável para a maior parte das organizações. É alto o número de empresas que perdem dados ao armazená-los em infraestrutura física, motivo pelo qual o backup é majoritariamente realizado em nuvem.

Os benefícios que o backup automático em nuvem traz para uma empresa se transforma em vantagem estratégica para o negócio. Imagine que, na hora de fechar um negócio com um importante cliente, seus servidores apresentem falhas? Onde acessar as informações? As últimas negociações foram salvas?

Tudo isso é evitado com o backup automático em nuvem, que preza pela disponibilidade e pela integridade das informações. Se você ainda não adota essa tecnologia em sua empresa, pode estar correndo riscos.

Que tal se prevenir? Converse agora com um consultor da 4infra e tire todas as suas dúvidas!


11 de janeiro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down