Conexão wireless caindo muito? Veja quais podem ser os problemas

Conexão wireless caindo muito? Veja quais podem ser os problemas

Conexão wireless caindo muito? Sinônimo de baixa produtividade dos colaboradores, falhas no atendimento ao cliente e muita dor de cabeça para os gestores.

Uma rede corporativa estável é fundamental para os resultados positivos de um negócio. Por isso, se você está sofrendo com a instabilidade, deve procurar urgentemente as causas desse problema. Facilitamos seu trabalho e listamos as principais causas da conexão wireless que cai bastante. Acompanhe!

Roteador ou access point mal posicionado

Você sabia que um dos motivos da conexão wireless caindo muito é a posição do roteador ou access point? O sinal do Wi-Fi não consegue chegar aos dispositivos de forma fácil se existirem muitos obstáculos entre os dispositivos e os aparelhos. Paredes e objetos que criam interferência no sinal podem ser seus grandes inimigos.

Para resolver o problema, tente posicionar o roteador ou access point na região central do ambiente, de preferência em um local alto, já que as ondas se movem mais facilmente para os lados e para baixo. Se existir um corredor que conecta as salas, pode ser que ele seja um bom lugar, mas antes é importante fazer um site survey para analisar o sinal.

Sempre que possível, deixe o equipamento perto dos dispositivos que utilizarão a rede e longe de microondas e objetos de metal. Evite também deixá-lo próximo à temperaturas altas, como acima do CPU do computador.

E uma dica final: instale repetidores de sinal, que retransmitem o wifi para vários pontos, ou opte por roteadores ou access point com múltiplas antenas, que aumentam o alcance da rede.

Alto número de aparelhos conectados simultaneamente

Sua empresa é adepta à mobilidade? Então certamente os funcionários têm um smartphone, um notebook ou um tablet (às vezes, todos eles).

Todos os aparelhos utilizados se conectam à mesma rede corporativa. E isso pode ser um problema, porque a conexão será dividida entre todos. Como não é viável desligá-los, porque são essenciais para as operações do negócio, é possível ver a conexão wireless caindo muito em decorrência disso.

A solução é escolher uma conexão que dê conta da demanda e que esteja configurada de acordo com as necessidades empresariais. Uma configuração interessante é escolher um canal de Wi-Fi diferente do que os canais padrão, que tendem a ficar mais congestionados.

O wireless pode funcionar em diferentes canais. Então, peça ao técnico de TI para avaliar aquele ideal para seus negócios, acessando o setup do roteador access point pelo computador para realizar a alteração. É provável que a fluidez da conexão melhore.

Bluetooth atrapalhando

Um problema pouco comum, mas que deve ser considerado se sua conexão wireless estiver caindo muito, é a interferência do Bluetooth. Muitos periféricos da infraestrutura de TI utilizam a tecnologia para se conectar, e o sinal pode acabar interferindo no Wi-Fi. Isso ocorre porque trabalham com a mesma frequência de rádio.

Faça testes para saber se esse é o motivo: desconecte os dispositivos Bluetooth e veja se o sinal da internet melhora. Se sim, considere modificar o canal do Wi-Fi.

Problemas nos equipamentos

Roteador e outros dispositivos podem apresentar dificuldades de conexão com o tempo. Esses problemas podem se dar por incompatibilidade de tecnologia, algo que acontece com muitos eletrônicos. Antes de sair trocando tudo, adote algumas medidas:

  • Reinicie o aparelho: tire o cabo de energia da tomada por 60 segundos e o conecte novamente.
  • Preste atenção aos sinais: se o reinício não funcionar, verifique o comportamento das luzes dos aparelhos. Elas devem estar fixas, e não piscando.
  • Verifique se todos os cabos estão em perfeito estado e conectados de maneira correta.

Lembre-se de atualizar todos os roteadores e equipamentos que se conectam à internet.

Operadora com serviços ineficientes na região

Outro motivo para uma conexão wireless caindo muito é a ineficiência da operadora de serviços na região. Na empresa do seu amigo, que fica no bairro vizinho, está tudo certo, mas o sinal no seu estabelecimento é horrível. Isso pode ocorrer por um defeito na transmissão do sinal, e nem sempre a operadora está ciente disso.

Quando perceber esses problemas na conexão, entre em contato com o SAC da operadora de internet para informar o defeito. Caso tenha alguma instabilidade, eles vão comunicar que é um problema na região.

Para identificar as causas de uma conexão wireless caindo muito, o ideal é ter o suporte de uma empresa para fazer a análise da rede corporativa e prestar auxílio remoto ou presencial quando necessário.

Quer saber como a 4infra pode te ajudar? Entre em contato conosco!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Consultoria SharePoint
6 de novembro de 2024
Suporte Técnico Zimbra Email
5 de novembro de 2024
1 2 3 189
chevron-down