O que é Business Process Management: BPM?

O que é Business Process Management: BPM?

Você sabe o que é Business Process Management, ou o muito conhecido BPM e sua conexão com os negócios?

O Business Process Management (BPM) é um termo em inglês que significa gestão de processo de negócio.

Trata-se de uma técnica ou método estruturado que agiliza as operações e aumenta a eficiência de uma empresa, sempre partindo do princípio que os processos são a base de qualquer organização.

A definição, a princípio, pode nos deixar um pouco confusos ou achar que é só mais um sistema para dar conta. Mas, na verdade, o BPM é uma ferramenta utilizada nas empresas para identificar, analisar, modificar, melhorar e padronizar atividades corporativas.

De maneira geral, o BPM tem o objetivo de ampliar a competitividade do negócio, mas sem sobrecarregar os colaboradores, utilizando, é claro, a ajuda da tecnologia.

Assim, a união de metodologia e inovação reduz risco humano, aumenta a velocidade de execução e fornece um cenário com muitos dados que tornam as decisões da gestão mais ágeis e assertivas.

Qual o papel do BPM nos negócios?

É fato que, para atingir o sucesso de maneira rápida e segura, as empresas precisam ter seus processos bem gerenciados.

O papel do BPM é justamente tornar mais claro o caminho para atingir metas e objetivos, quantificando resultados e os impactos nas operações.

Em outras palavras, o Business Process Management simplifica o fluxo de trabalho, definindo o que fazer, como fazer, porque fazer e para quem fazer.

Se o seu negócio é um e-commerce de venda de acessórios artesanais, por exemplo, talvez você não perceba, mas existem vários processos envolvidos, como:

  • Aquisição de materiais para fazer as peças ou para compor o estoque;
  • Confecção dos produtos;
  • Recebimento das encomendas;
  • Separação de produtos, conforme pedidos realizados;
  • Recebimento dos pagamentos;
  • Controle financeiro, emissão de notas fiscais, pagamento de tributos, etc.;
  • Logística de entrega;
  • Devoluções e cancelamentos.

A avaliação em cada uma das etapas do processo ajuda a encontrar falhas, melhorar a performance e resolver problemas com mais rapidez.

Benefícios e vantagens do Business Process Management

Além do que já destacamos, a implementação do BPM oferece outras vantagens para o seu negócio. Destacamos todas elas a seguir:

Redução de Custos

O BPM ajuda a mapear recursos de cada fase do processo, garantindo que a sua aplicação seja eficaz, com menor custo e que nada seja desperdiçado.

Automatização de Tarefas

As ferramentas de BPM atuam na substituição de tarefas realizadas manualmente por automações, como baixa no estoque, emissão de notas fiscais, disparo automático de e-mails, entre outros.

Melhorias Contínuas

Muitos BPM contam com recursos de coleta de dados, gerando relatórios que avaliam todo o cenário corporativo, contribuindo para melhoria de processos de forma contínua e eficiente.

Transparência

A prática de BPM atua no monitoramento por completo e em tempo real das métricas de desempenho da empresa, levando mais transparência e visibilidade ao gerenciamento dos processos. Isso ajuda a modificar estruturas de fluxo enquanto se acompanha os resultados.

Como implementar o Business Process Management no meu negócio

Como dissemos, a metodologia BPM é auxiliada pela tecnologia. Sua execução se dá por meio de uma plataforma potente que permite moldar, construir e otimizar os processos de maneira contínua.

Com uma boa aplicação de BPM, é possível automatizar processos, fluxos de trabalho e fazer a integração com as demais ferramentas corporativas, garantindo total controle da operação.

Para executar essa tecnologia, primeiramente é preciso escolher um software de BPM - existem vários no mercado -, e  seguir as etapas de implantação:

  • Analisar o negócio e as necessidades que devem ser supridas;
  • Realizar o desenho dos processos de modo a atender as demandas da empresa;
  • Fazer a modelagem e representação do fluxo de processos que seja ideal para a organização;
  • Executar o fluxo;
  • Monitorar as falhas;
  • Otimizar os pontos que podem ser melhorados.

De maneira geral, o Business Process Management permite que o negócio saia de uma administração manual e sem controle para uma gestão eficaz, escalável e contínua.

Agora que você já sabe o que é BPM,  conte com o outsourcing em TI da 4Infra para mapear processos, escolher sua plataforma e realizar toda a implementação tecnológica desse recurso que é imprescindível em toda organização.

Entre em contato conosco vamos conversar, temos o serviço ideal para o seu tipo de negócio!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
30 de janeiro de 2023

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Empresa de Suporte em TI | 4infra
22 de novembro de 2024
Manutenção de Servidores
22 de novembro de 2024
Consultoria Power BI
22 de novembro de 2024
1 2 3 198
chevron-down