Qual a diferença entre TI e Gestão de TI?

Qual a diferença entre TI e Gestão de TI?

Na hora de organizar a área de tecnologia da sua empresa é importante saber qual a diferença entre TI e gestão de TI.

Essa distinção é crucial para quem deseja ter rapidez nos processos, inovação e tomadas de decisão mais compatíveis com a realidade, por isso começaremos por conceitos básicos no tema.

O que é a Tecnologia da Informação

A TI, abreviação de Tecnologia da Informação, é uma área do conhecimento que estuda os processos tecnológicos que podem facilitar a vida do usuário, seja ele doméstico ou corporativo.

Assim, quando falamos em TI, trata-se de um conjunto de atividades e soluções que são providas por recursos computacionais. Essas soluções visam permitir a obtenção, o armazenamento, a proteção, o processamento e o acesso e o uso das informações.

Esse conjunto de soluções é composto por uma combinação de:

  • Hardwares: PCs, notebooks, servidores, tablets, roteadores e demais equipamentos;
  • Softwares: sistemas operacionais, aplicativos, programas e antivírus, etc..

Dessa maneira, a TI age como um suporte para problemas e demandas do cotidiano, como falha em computadores, monitoramento de redes e instalação de aplicações.

O que é a Gestão de Tecnologia da Informação

Por sua vez, a Gestão de TI tem o objetivo de garantir que todos os recursos tecnológicos sejam funcionais, seguros e gerem valor estratégico para as empresas.

Ou seja, não basta ter as melhores soluções, mas elas precisam gerar melhorias para o seu negócio.

Assim, a gestão de TI é o processo que supervisiona todos os assuntos relacionados às operações e recursos de tecnologia da informação dentro de uma empresa.

Por essa razão, ela é capaz de assegurar que tudo seja utilizado de maneira efetiva, gerando valor para o negócio.

Didaticamente, a gestão de TI é definida pelas práticas, políticas e procedimentos para gerenciar todos os tipos de tecnologia da informação, em todos os tipos de negócios e ambientes de trabalho.

Importância da Gestão de TI nas organizações

A gestão de TI tem um papel fundamental nos negócios, visto que ela melhora a comunicação interna, oferecendo mais dados para a tomada de decisão dos gestores.

Assim, como ela tem peso estratégico, contribui consideravelmente para a redução de custos e o aumento da competitividade.

Um exemplo é a ferramenta colaborativa Teams, da Microsoft, que existe desde 2016, e foi criada apenas um recurso subutilizado que fazia parte do pacote Office 365.

Com a pandemia, viu-se a oportunidade de utilizar o recurso para ampliar a comunicação, garantir produtividade e, principalmente, manter o negócio funcionando.

Com o passar do tempo, percebeu-se que o Teams é uma aplicação que gera valor para as companhias, capaz de reduzir, por exemplo,  o número de viagens que um colaborador precisaria fazer para conduzir uma reunião.

Isso porque todas as etapas e atividades podem ser realizadas dentro da própria plataforma, economizando em custos da empresa e tempo dos colaboradores.

Avanço Tecnológico e as vantagens para os negócios

Nesse sentido, o cenário de revolução digital tem permitido abrir novos mercados e possibilidades de expansão, além de oferecer algumas outras vantagens para os empreendimentos, como:

  • Aumento da disponibilidade de serviço. A gestão de TI diminui o número de incidentes no ambiente tecnológico e garante atendimento rápido e com resolução dentro do prazo adequado;
  • Maior produtividade, já que a tecnologia ajuda a detectar possíveis gargalos, evitando retrabalhos e aumentando a eficiência dos colaboradores;
  • Redução de custos através da automatização de processos, deixando-os mais dinâmicos e menos burocráticos;
  • Segurança de dados em diferentes níveis de acesso, criptografia e cloud computing;
  • Assertividade na tomada de decisão, trazendo resultados expressivos para as empresas.

Os pilares da Gestão de TI

Para que a gestão de TI ocorra de forma a desenvolver o negócio, é preciso seguir  três pilares básicos:

  • Pessoas: integração entre gestores, profissionais de TI e demais colaboradores que atuam como usuários finais da tecnologia;
  • Ferramentas: equipamentos e recursos da infraestrutura de TI;
  • Processos: conjunto de boas práticas para utilização dos equipamentos e softwares, além dos procedimentos para suporte e manutenção de TI.

De maneira geral, a gestão de TI abrange uma série de funções que se alinham aos objetivos estratégicos do negócio.

Além disso, por ser uma área de conhecimento mais específica, as pequenas e médias empresas não conseguem assinalar com clareza todas as suas necessidades.

Dessa forma, a melhor solução é terceirizar a gestão de TI, gerando maior eficiência técnica e financeira para o seu negócio. Para isso, você pode contar com a 4Infra, uma consultoria em TI que pode realizar uma gestão mais eficiente, organizada e estratégica.

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Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
5 de dezembro de 2022

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