Qual a diferença entre TI e Gestão de TI?

Qual a diferença entre TI e Gestão de TI?

Na hora de organizar a área de tecnologia da sua empresa é importante saber qual a diferença entre TI e gestão de TI.

Essa distinção é crucial para quem deseja ter rapidez nos processos, inovação e tomadas de decisão mais compatíveis com a realidade, por isso começaremos por conceitos básicos no tema.

O que é a Tecnologia da Informação

A TI, abreviação de Tecnologia da Informação, é uma área do conhecimento que estuda os processos tecnológicos que podem facilitar a vida do usuário, seja ele doméstico ou corporativo.

Assim, quando falamos em TI, trata-se de um conjunto de atividades e soluções que são providas por recursos computacionais. Essas soluções visam permitir a obtenção, o armazenamento, a proteção, o processamento e o acesso e o uso das informações.

Esse conjunto de soluções é composto por uma combinação de:

  • Hardwares: PCs, notebooks, servidores, tablets, roteadores e demais equipamentos;
  • Softwares: sistemas operacionais, aplicativos, programas e antivírus, etc..

Dessa maneira, a TI age como um suporte para problemas e demandas do cotidiano, como falha em computadores, monitoramento de redes e instalação de aplicações.

O que é a Gestão de Tecnologia da Informação

Por sua vez, a Gestão de TI tem o objetivo de garantir que todos os recursos tecnológicos sejam funcionais, seguros e gerem valor estratégico para as empresas.

Ou seja, não basta ter as melhores soluções, mas elas precisam gerar melhorias para o seu negócio.

Assim, a gestão de TI é o processo que supervisiona todos os assuntos relacionados às operações e recursos de tecnologia da informação dentro de uma empresa.

Por essa razão, ela é capaz de assegurar que tudo seja utilizado de maneira efetiva, gerando valor para o negócio.

Didaticamente, a gestão de TI é definida pelas práticas, políticas e procedimentos para gerenciar todos os tipos de tecnologia da informação, em todos os tipos de negócios e ambientes de trabalho.

Importância da Gestão de TI nas organizações

A gestão de TI tem um papel fundamental nos negócios, visto que ela melhora a comunicação interna, oferecendo mais dados para a tomada de decisão dos gestores.

Assim, como ela tem peso estratégico, contribui consideravelmente para a redução de custos e o aumento da competitividade.

Um exemplo é a ferramenta colaborativa Teams, da Microsoft, que existe desde 2016, e foi criada apenas um recurso subutilizado que fazia parte do pacote Office 365.

Com a pandemia, viu-se a oportunidade de utilizar o recurso para ampliar a comunicação, garantir produtividade e, principalmente, manter o negócio funcionando.

Com o passar do tempo, percebeu-se que o Teams é uma aplicação que gera valor para as companhias, capaz de reduzir, por exemplo,  o número de viagens que um colaborador precisaria fazer para conduzir uma reunião.

Isso porque todas as etapas e atividades podem ser realizadas dentro da própria plataforma, economizando em custos da empresa e tempo dos colaboradores.

Avanço Tecnológico e as vantagens para os negócios

Nesse sentido, o cenário de revolução digital tem permitido abrir novos mercados e possibilidades de expansão, além de oferecer algumas outras vantagens para os empreendimentos, como:

  • Aumento da disponibilidade de serviço. A gestão de TI diminui o número de incidentes no ambiente tecnológico e garante atendimento rápido e com resolução dentro do prazo adequado;
  • Maior produtividade, já que a tecnologia ajuda a detectar possíveis gargalos, evitando retrabalhos e aumentando a eficiência dos colaboradores;
  • Redução de custos através da automatização de processos, deixando-os mais dinâmicos e menos burocráticos;
  • Segurança de dados em diferentes níveis de acesso, criptografia e cloud computing;
  • Assertividade na tomada de decisão, trazendo resultados expressivos para as empresas.

Os pilares da Gestão de TI

Para que a gestão de TI ocorra de forma a desenvolver o negócio, é preciso seguir  três pilares básicos:

  • Pessoas: integração entre gestores, profissionais de TI e demais colaboradores que atuam como usuários finais da tecnologia;
  • Ferramentas: equipamentos e recursos da infraestrutura de TI;
  • Processos: conjunto de boas práticas para utilização dos equipamentos e softwares, além dos procedimentos para suporte e manutenção de TI.

De maneira geral, a gestão de TI abrange uma série de funções que se alinham aos objetivos estratégicos do negócio.

Além disso, por ser uma área de conhecimento mais específica, as pequenas e médias empresas não conseguem assinalar com clareza todas as suas necessidades.

Dessa forma, a melhor solução é terceirizar a gestão de TI, gerando maior eficiência técnica e financeira para o seu negócio. Para isso, você pode contar com a 4Infra, uma consultoria em TI que pode realizar uma gestão mais eficiente, organizada e estratégica.

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Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
5 de dezembro de 2022

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