Você sabe o que é Business Process Management, ou o muito conhecido BPM e sua conexão com os negócios?
O Business Process Management (BPM) é um termo em inglês que significa gestão de processo de negócio.
Trata-se de uma técnica ou método estruturado que agiliza as operações e aumenta a eficiência de uma empresa, sempre partindo do princípio que os processos são a base de qualquer organização.
A definição, a princípio, pode nos deixar um pouco confusos ou achar que é só mais um sistema para dar conta. Mas, na verdade, o BPM é uma ferramenta utilizada nas empresas para identificar, analisar, modificar, melhorar e padronizar atividades corporativas.
De maneira geral, o BPM tem o objetivo de ampliar a competitividade do negócio, mas sem sobrecarregar os colaboradores, utilizando, é claro, a ajuda da tecnologia.
Assim, a união de metodologia e inovação reduz risco humano, aumenta a velocidade de execução e fornece um cenário com muitos dados que tornam as decisões da gestão mais ágeis e assertivas.
É fato que, para atingir o sucesso de maneira rápida e segura, as empresas precisam ter seus processos bem gerenciados.
O papel do BPM é justamente tornar mais claro o caminho para atingir metas e objetivos, quantificando resultados e os impactos nas operações.
Em outras palavras, o Business Process Management simplifica o fluxo de trabalho, definindo o que fazer, como fazer, porque fazer e para quem fazer.
Se o seu negócio é um e-commerce de venda de acessórios artesanais, por exemplo, talvez você não perceba, mas existem vários processos envolvidos, como:
A avaliação em cada uma das etapas do processo ajuda a encontrar falhas, melhorar a performance e resolver problemas com mais rapidez.
Além do que já destacamos, a implementação do BPM oferece outras vantagens para o seu negócio. Destacamos todas elas a seguir:
O BPM ajuda a mapear recursos de cada fase do processo, garantindo que a sua aplicação seja eficaz, com menor custo e que nada seja desperdiçado.
As ferramentas de BPM atuam na substituição de tarefas realizadas manualmente por automações, como baixa no estoque, emissão de notas fiscais, disparo automático de e-mails, entre outros.
Muitos BPM contam com recursos de coleta de dados, gerando relatórios que avaliam todo o cenário corporativo, contribuindo para melhoria de processos de forma contínua e eficiente.
A prática de BPM atua no monitoramento por completo e em tempo real das métricas de desempenho da empresa, levando mais transparência e visibilidade ao gerenciamento dos processos. Isso ajuda a modificar estruturas de fluxo enquanto se acompanha os resultados.
Como dissemos, a metodologia BPM é auxiliada pela tecnologia. Sua execução se dá por meio de uma plataforma potente que permite moldar, construir e otimizar os processos de maneira contínua.
Com uma boa aplicação de BPM, é possível automatizar processos, fluxos de trabalho e fazer a integração com as demais ferramentas corporativas, garantindo total controle da operação.
Para executar essa tecnologia, primeiramente é preciso escolher um software de BPM - existem vários no mercado -, e seguir as etapas de implantação:
De maneira geral, o Business Process Management permite que o negócio saia de uma administração manual e sem controle para uma gestão eficaz, escalável e contínua.
Agora que você já sabe o que é BPM, conte com o outsourcing em TI da 4Infra para mapear processos, escolher sua plataforma e realizar toda a implementação tecnológica desse recurso que é imprescindível em toda organização.
Entre em contato conosco vamos conversar, temos o serviço ideal para o seu tipo de negócio!