O e-mail é um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo, seja ele corporativo ou de uso pessoal. Mesmo com a chegada de outros recursos, como WhatsaApp e redes sociais, ele continua tendo grande importância na troca de informações.
Por ser uma ferramenta popular, o e-mail é constantemente alvo de ataques e ações maliciosas, como SPAM e Phishing. Através desses recursos, a segurança da caixa de mensagens fica comprometida - fora os golpes em que as pessoas caem, colocando em risco seus dados e, no caso do e-mail corporativo, os da empresa.
É nesse momento que entra o SPF, sigla para Sender Policy Framework. Trata-se de um protocolo que identifica se os e-mails vieram do servidor contratado pelo usuário ou da empresa, avalia o domínio do e-mail e conclui se as mensagens são enviadas a partir de um servidor real de uma empresa ou de um perfil fake que se passa por ela.
No entanto, apenas o SPF não é o suficiente para detectar e proteger o usuário se um e-mail forjado aparecer na caixa de entrada. Apenas a combinação com o DMARC pode fazer essa verificação.
O DMARC, por sua vez, é uma solução de autenticação de e-mail que tem como objetivo oferecer aos proprietários de domínios proteção contra o uso não autorizado de seus recursos. Essa é uma maneira adicional de assegurar que o e-mail fique imune a ataques e ameaças digitais.
Todos os dias recebemos uma quantidade considerável de mensagens enviadas por remetentes internos (da própria empresa) ou externos (clientes, fornecedores e parceiros). Como o volume é muito grande, muitas vezes não nos damos conta do que estamos abrindo. E, em um belo dia, eis que surge um vírus e infecta toda a sua rede de contatos, ameaçando a integridade da rede corporativa.
Esse tipo de situação é mais comum do que a gente pensa. Todos os dias recebemos inúmeros informativos que parecem inofensivos, à primeira vista, mas se apenas um deles tiver um anexo ou um link malicioso, já era. Ao clicar ou abrir o arquivo, você vai acabar sendo pego na armadilha.
O Sender Policy Framework vem justamente para eliminar as vulnerabilidades do servidor, além, é claro, de zelar pela imagem da organização. Afinal, nenhuma empresa quer ver seu nome envolvido com envio de mensagens falsas e arquivos que ameaçam a segurança dos servidores.
Quase todo mundo já recebeu e-mail que supostamente é de um banco, receita federal, Correios ou loja de departamento cobrando fatura. Em 99,9% das vezes, são mensagens vindas de e-mails falsos. Ou seja, é um spammer que falsifica o domínio de um e-mail para implementar alguma ação mal intencionada.
Para que o SPF bloqueie os e-mails indesejados é preciso que a equipe de TI faça configurações em todos os IPs/Servidores autorizados a enviar e-mails através do domínio corporativo. Em seguida, é fundamental definir o registro do SPF, adicionando-o no seu provedor de domínio.
Concluindo, o SPF é a melhor maneira de evitar que outra pessoa mande mensagens falsas utilizando o seu endereço de e-mail. Contudo, para que a solução funcione com todos os seus critérios é preciso estar amparado por profissionais de TI capacitados que entendam amplamente do protocolo Sender Policy Framework.
A 4Infra pode te ajudar nesse momento. Somos uma consultoria em TI com foco em pequenas e médias empresas que tem, dentre seus serviços, a melhoria da segurança em rede para garantir a integridade dos dados da organização.
Se quiser saber mais a respeito do protocolo SPF ou fazer um orçamento para a sua implementação em seu negócio, entre em contato com os nossos especialistas.