Se pararmos para pensar, não há como desvincular a TI do mundo dos negócios. Não há um segmento do mercado, desde uma micro empresa a uma grande organização, que não esteja apoiada na tecnologia, investindo em inovações para produzir mais, reduzir custos e atrair clientes.
Por mais que a TI seja necessária para o andamento e desenvolvimento de qualquer empresa, é inegável que os desafios em relação à segurança são constantes, ainda mais em tempos em que o teletrabalho tem se firmado como um modelo que veio para ficar.
O fato é que na mesma proporção dos avanços tecnológicos, os ataques digitais por hackers têm se tornado cada dia mais sofisticados, exigindo o desenvolvimento de novas técnicas e softwares que protejam o ambiente digital corporativo.
A vulnerabilidade de segurança de TI é vista como um fator que contribui para gerar invasões em redes, roubo de dados ou acessos não autorizados a recursos corporativos. Quando isso acontece, o estrago está feito. Existem inúmeros casos de empresas que perderam muito dinheiro por conta disso.
Como exemplo, citamos o caso da CVC, famosa empresa brasileira de operação turística. Em 2021, ela foi alvo de ataque de ransomware, um tipo de vírus que restringe o acesso às plataformas digitais. Como os sistemas da agência foram sequestrados, os passageiros passaram por dificuldades no momento do embarque.
O ataque cibernético teria sido feito a partir de informações de propriedade dos funcionários que foram vazadas, estimando um prejuízo de R$30 milhões por dia de interrupção do serviço.
Diante disso, selecionamos os maiores desafios de segurança em TI da atualidade, além de sugestões de como combatê-los.
O modelo home office é uma realidade, por isso, muitas empresas precisam definir qual a melhor plataforma de colaboração que consiga compartilhar dados em tempo real.
Isso passou a valer não apenas para funcionários, como, também, para clientes que passaram a fechar negócios por meio de ferramentas digitais. No entanto, é preciso observar o nível de segurança existente durante as interações digitais.
A plataforma colaborativa Zoom, por exemplo, foi alvo de críticas, já que muitas empresas passaram a ter suas conferências invadidas por usuários não autorizados.
É importante destacar que os ataques cibernéticos podem acontecer tanto em um dispositivo, como celular e notebook, ou abranger toda uma rede de serviços, explorando brechas temporárias de segurança. Isso ocorre em virtude dos sistemas de seguranças não serem integrados, criando um dificuldade para acompanhar mudanças dinâmicas nas conexões e infraestrutura de rede.
Não há como desvincular o sistema digital do seu operador. Em outras palavras, isso quer dizer que a falha técnica existe, mas a ameaça humana continua sendo um desafio de segurança em TI.
Por mais que a empresa invista em softwares e aplicativos de proteção, as ameaças por negligência humana ainda se sobressaem. Afinal, o descontentamento do funcionário ou mesmo a falta de informação faz com que ele entre em ambientes indevidos, clique em links suspeitos ou forneça informações em páginas de origem duvidosas.
Nesse caso, seria interessante criar protocolos de segurança mais rígidos que inviabilizam o acesso a determinadas páginas, além de treinamentos e conscientização de toda a equipe quanto aos danos causados por um ataque hacker.
Com a mudança do trabalho presencial para o home office possibilitou que funcionários tenham acesso a rede corporativa por meio de uma rede doméstica. É claro que, em casa, temos muito menos recursos de proteção que uma empresa.
Contudo, como há uma integração de sistemas, cabe à gestão de TI se responsabilizar pelo acesso doméstico à rede corporativa. Uma medida para aumentar a segurança é a adoção do VPN as a Service, uma tecnologia que cria conexão segura e criptografada em uma rede menos segura.
Nesse caso, a VPN como um serviço vai utilizar de protocolos para codificar dados no final do envio e decodificá-los no recebimento.
Pode até parecer brincadeira, mas a falta de ferramentas adequadas é um grande desafio para as organizações, deixando os sistemas vulneráveis e prontos para serem invadidos por intrusos.
Por mais que a gestão faça investimentos em segurança da informação, o desconhecimento na hora de comprar algumas ferramentas e até a ausência de atualizações frequentes prejudicam a rede de proteção do seu negócio.
Muitas vezes, a tecnologia adquirida não é adequada para o seu tipo de negócio, o que afeta diretamente na sua produtividade, nas entregas ao seu cliente e na segurança do negócio como um todo.
Os desafios de segurança são muitos e devem ser trabalhados de forma proativa, ou seja, agindo antes que um mal maior aconteça. A melhor maneira de vencer as dificuldades e operar dentro de uma margem de segurança aceitável é contratar uma empresa especializada em TI, como a 4Infra.
O nosso objetivo é focar em empresas de pequeno e médio porte que muitas vezes não contam com um departamento de TI exclusivo para auxiliar nas demandas. Nossos especialistas são capacitados para orientar as escolhas para soluções que ofereçam benefícios para o seu negócio.
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