(031) 3195-0580
4infra

Checklist completo para segurança em backup

Checklist completo para segurança em backup

Sua empresa possui uma política de segurança de dados? Se essa pergunta lhe causa calafrios, algo está muito errado na gestão da informação. É fundamental que qualquer negócio - e pessoa - saiba a importância e a necessidade de dar atenção aos dados empresariais. Por isso, preparamos um checklist simples e completo para segurança em backup. Confira!

Conheça as ameaças

Nos últimos anos, temos visto muitas notícias comentando os ataques cibernéticos. Ransomware e malware são termos cada vez mais utilizados nos noticiários, já que atingem empresas multinacionais e até governos. Mas não são apenas ataques de hackers que deve preocupar um gestor.

A falha humana, infelizmente, ainda é uma fraqueza na segurança de dados. Quem nunca deletou um arquivo sem intenção, desligou o antivírus ou deixou de atualizar o sistema? Essas atitudes são ameaçadoras para a informação.

Sem falar nas falhas de hardware ou software, a perda/roubo de equipamentos e os desastres naturais. Diante dessas possibilidades de incidentes, a segurança em backup é fundamental. O gestor deve ter consciência a analisar quais as ameaças que são mais evidentes em sua empresa. A partir do momento em que são identificadas, é preciso diminuir os riscos. O backup é uma ótima forma para isso.

Conheça as soluções de segurança em backup

Não há como fazer um checklist completo para segurança em backup se o empresário não conhecer quais são as soluções.

Dentre as soluções mais antigas que ainda são utilizadas, temos as fitas e os discos de backup. Além delas, o HD externo e o Pen Drive são muito utilizados ainda em ambientes residenciais, já que não são muito recomendados para o ambiente corporativo. A solução mais utilizada pelas empresas atualmente é o backup em nuvem.

Sabendo as possibilidades, é possível fazer um checklist das características de cada uma, para só então decidir se ela está ou não atendendo às expectativas do gestor.

Faça o checklist do que precisa ser analisado

Para saber se a segurança em backup atende às necessidades de sua empresa, você deve analisar as principais características que boa solução oferece. De antemão, podemos adiantar que o HD externo e o Pen Drive não são boas opções, uma vez que não atendem a nenhuma das características de segurança abaixo demonstradas.

Versionamento de dados

Como o próprio nome sugere, é a criação ou gestão de versões de um software, sejam novas ou diferentes. Quando a solução possui o versionamento de dados, é possível documentar inclusões, alterações ou exclusões de funcionalidades. A fita/disco de backup e o backup em nuvem têm essa característica.

Emissão de relatórios diários

Os relatórios diários são muito importantes no checklist da segurança em backup. O profissional deve receber um e-mail de alerta contendo as principais informações sobre a execução do backup: tempo, conclusão do processo, sincronização com a nuvem (porcentagem), tamanho dos dados. A fita/disco de backup e o backup em nuvem têm essa característica.

Sistema de Backup

Algumas soluções, como a fita/disco de backup e o backup em nuvem, têm um sistema responsável pelas políticas de backup: gestão, programação e automatização de rotinas.

Existência de rotinas automáticas de execução

Programar a execução de backup automático de dados é uma funcionalidade ótima para a equipe de TI. As periodicidades podem ser diárias, semanais, quinzenais, mensais, como a equipe definir. A fita/disco de backup e o backup em nuvem têm essa característica.

Criptografia

A criptografia está presente principalmente no backup em nuvem. Ela é utilizada para codificar uma informação, de modo que somente o emissor e o receptor consigam decifrá-la.

Imunidade a incidentes

Quantas vezes sua empresa perdeu informações importantes (ou teve o sigilo/confidencialidade dos dados) comprometidas por causa de roubo, falha de dispositivo, desastres naturais (incêndios, inundações), ataques cibernéticos? A segurança em backup passa pela eliminação desses riscos. E isso só é possível com o backup em nuvem.

Restauração de dados imediata

A restauração de dados eficiente e imediata é aquela em que se encontra o arquivo perdido facilmente para restaurá-lo, sem muitas dificuldades. Não há necessidade de utilizar equipamentos ou fitas para a restauração, uma vez que os dados estão disponíveis e íntegros. Essa característica é encontrada somente no backup em nuvem.

Escalabilidade

Escalabilidade é a possibilidade de expandir conforme o crescimento. Quando falamos de backup, isso é essencial, pois, a cada dia, temos que lidar com mais dados e mais espaço de armazenamento. Quando esse espaço pode ser adaptado facilmente e automaticamente, de acordo com a sua necessidade, a solução possui escalabilidade. Essa característica é própria do backup em nuvem.

Agora que você tem em mãos o checklist completo para segurança em backup, que tal analisar se sua empresa utiliza a ferramenta correta? Caso precise de ajuda, não hesite em nos procurar!


14 de fevereiro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down