(031) 3195-0580
4infra

4 pontos de atenção em TI trazidos pela inovação digital

4 pontos de atenção em TI trazidos pela inovação digital

Sem a menor sombra de dúvida, a inovação digital atingiu todos os setores da sociedade. Estamos falando de mudanças substanciais em empresas de pequeno e médio porte, grandes indústrias e corporações, redes de ensino, consultorias e até mesmo no uso doméstico das funcionalidades cibernéticas.

Isso significa que, de alguma forma, todo mundo é atingido pela inovação digital, garantindo mais rapidez e aprimoramento organizacional e, consequentemente, o alcance de melhores resultados.

Mas, afinal, o que é inovação digital?

Inovação digital é um processo de transformação que tem mudado o modo de viver das pessoas e das empresas. Ela pode acontecer de diversas maneiras, algumas mais rápidas e intensas, outras ainda de forma lenta, mas persistente. Ambos os casos representam o reflexo do desenvolvimento tecnológico e da globalização.

Quando se pensa nessa transformação no mundo corporativo, muitos gestores ainda entendem ser apenas o uso da tecnologia para otimizar processos internos. Contudo, o conceito vai muito além, compreendendo soluções que visam modificar por completo a estrutura de uma organização, aumentando a produtividade, reduzindo custos e melhorando o poder competitivo no mercado.

No entanto, a inovação não acontece de uma hora para outra. As empresas precisam se planejar para receber ferramentas e processos tecnológicos que vão mudar a história corporativa de uma vez por todas.

Assim sendo, a transformação deve ser introduzida por etapas, para que a organização consiga integrar os sistemas e os envolvidos tenham tempo de se adaptar à nova condição.

Por mais que o avanço tecnológico seja um caminho sem volta e traga inúmeros benefícios para as empresas, existem 4 pontos de atenção em TI trazidos pela inovação digital - para os quais é preciso ficar de olho:

Ataques cibernéticos

A rápida ascensão da tecnologia vem ganhando força no mercado, sendo responsável pelo crescimento das organizações. Hoje, as empresas conseguem fazer muito mais, com bem menos recursos.

Porém, a natureza digital é vulnerável a ataques de hackers, que podem assumir  diversas formas, como roubo de dados, invasão de sistemas, paralisação dos processos produtivos, travamento de senhas de acesso, entre outras formas prejudiciais que impedem o desenvolvimento do negócio.

Os ataques cibernéticos causam impactos profundos em uma organização,  provocando, entre outras coisas, grandes perdas financeiras. Para se ter uma ideia, o valor médio para recuperar dados sequestrados, no primeiro semestre de 2021, chegou a R$3 milhões, um valor bastante expressivo para um período de pandemia.

Os cibercrimes vêm crescendo em todo mundo, com ações cada vez mais sofisticadas. Cabe aos gestores de TI estarem atentos às ferramentas de segurança disponíveis no mercado, que conseguem blindar os ataques, preservando a integridade dos dados e a saúde financeira das organizações.

Vulnerabilidade dos dados

A privacidade em tempos de inovação digital traz um grande desafio para a TI. Aplicações voltadas para Internet das Coisas, por exemplo, estão espalhadas em sistemas corporativos, celulares e demais dispositivos. Eles coletam e compartilham dados altamente sensíveis e confidenciais, como identificação pessoal, informações governamentais e registros médicos, entre outros.

Existe um mercado mal intencionado que faz a intermediação desses dados  que consegue vendê-los para fins comerciais, lucrando bilhões nessa transação. Esse tipo de roubo permite que outras instituições manipulem e explorem o comportamento das pessoas, causando danos de todas as naturezas em suas vítimas.

A interceptação de dados pode ocorrer de diversas maneiras, como aplicativos falsos que roubam informações do cartão de crédito dos usuários, abertura de empresas com dados de outros indivíduos que não estão envolvidos na situação ou criminosos que se passam por você nas redes sociais, solicitando quantias consideráveis de dinheiro.

Hoje em dia existem aplicações que monitoram 24 horas por dia os ataques e roubos de identidades, alertando os usuários quando as credenciais digitais dos usuários forem violadas.

Gerenciamento de backup

Quantas informações uma empresa processa diariamente? É uma pergunta difícil de responder, mas dá pra chutar: com certeza, milhares. Se não houver um bom gerenciamento de backup, todos os dados, em especial os mais sensíveis, podem se perder e nunca mais serem encontrados.

O investimento em backup corporativo é um processo importante que tem o objetivo de garantir uma cópia das suas informações em vários servidores. É um tipo de armazenamento confiável, que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. Para tanto, basta ter acesso a internet e a senha de autorização para entrar no sistema.

Cloud computing

A cloud computing é uma realidade no Brasil e no mundo. Hoje, qualquer aplicação que precisa ser instalada nas máquinas é feita de maneira virtual, expandindo o acesso tecnológico a áreas mais distantes, trazendo uma considerável redução de custos, evitando o deslocamento de profissionais de TI para outras cidades e até países. 

Tudo é resolvido remotamente.

Contudo, é grande a manipulação de informações dentro de uma hospedagem em nuvem, criando novos riscos para a privacidade e segurança dos dados da organização.

Já existem várias soluções de segurança que ajudam na proteção de dados e integridade dos negócios. É preciso estar atento a esses pontos para evitar perdas financeiras e de imagem.

Nesse sentido, você precisa de um apoio de uma consultoria especializada, como a 4Infra. Somos uma empresa de TI que auxilia pequenas e médias empresas a crescerem em seus negócios.

Assim sendo, não tome qualquer decisão sem antes falar com a gente. Entre em contato com nossos consultores e vamos conversar!




21 de março de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Como não cair em fraude com boleto bancário
18 de maio de 2022
Como planejar o design da arquitetura de segurança?
11 de maio de 2022
10 riscos de uma rede ineficiente
4 de maio de 2022
Dados criptografados: heróis ou vilões?
2 de maio de 2022
1 2 3 138

Contato

Telefone:

(31) 3195-0580
Endereço:

Rua Marechal Foch, 41, Pilotis
B. Grajaú / Belo Horizonte / MG
Funcionamento:

Seg - Sex: 8h às 18h

Assine nosso Newsletter

chevron-down