VPN: mantenha a segurança dos seus dados na internet

VPN: mantenha a segurança dos seus dados na internet

Entenda quais são os requisitos indispensáveis para a proteção de dados com VPN para sua empresa, desde a escolha do provedor, do firewall até o envolvimento da equipe para a utilização adequada do sistema.

A VPN, Virtual Private Network, em português, Rede Virtual Privada, é um recurso muito utilizado por empresas que precisam conectar vários escritórios e filiais em uma mesma rede.

Com a VPN é possível acessar os dados corporativos de qualquer lugar do mundo, ainda que a localização se dê em diferentes países. Para isso, basta que haja conexão com a internet e, claro, login e senha de acesso.

O recurso também é uma forma simples e barata de trocar informações entre computadores, acessar arquivos e sistemas do negócio e ter dinamismo no trabalho.

Assim, é possível que as tarefas e demandas sejam executadas de casa, do aeroporto, de outra cidade e de outro país, favorecendo a mobilidade.

Porém, com tantas facilidades de acesso, é comum que se perguntar:

A VPN é mesmo segura?

Quando o assunto é internet, é impossível citar uma solução que seja 100% segura.

É por isso que é preciso adequar a ferramenta, no caso a VPN, a uma série de protocolos, com o objetivo de gerar a proteção dos usuários e dos dados.

Em geral, uma VPN é considerada uma opção viável e econômica para proteger a privacidade online e manter suas informações seguras enquanto se navega na internet.

No entanto, a segurança dependerá de vários fatores, como:

  • A qualidade da criptografia utilizada;
  • A política de privacidade da empresa que fornece o serviço de VPN;
  • A localização dos servidores;
  • A forma como os logs de atividades são gerenciados.

Além disso, existem provedores que têm servidores em países sem leis rigorosas de privacidade e segurança, aumentando o risco de invasões de privacidade.

Dessa forma, a escolha do provedor confiável é o primeiro passo para garantir a integridade dos dados que circulam na internet, mas também é preciso considerar outros aspectos para  ter uma VPN segura.

Listamos a seguir, os principais pontos que devem ser relacionados para que você mantenha a segurança de seus dados na internet com a VPN, confira:

Utilize um interruptor de bloqueio

Quando a VPN cai, automaticamente, os computadores conectados passam para a internet convencional, colocando em risco os dados da empresa.

O interruptor de bloqueio é um recurso utilizado justamente em momentos de falhas ou queda da VPN.

Por meio dele, todos os softwares e apps conectados serão encerrados para garantir que a rede não fique exposta.

Invista em Firewall

O investimento em um bom firewall reforça ainda mais a segurança de quem acessa a internet.

O firewall é um dispositivo que monitora tudo que entra e sai da rede, decidindo permitir ou bloquear tráfegos específicos, conforme definição das regras de segurança.

Envolva as pessoas no processo de segurança

A VPN é uma tecnologia interessante que ajuda na proteção dos dados na internet, porém, ela não trabalha sozinha.

De acordo com estudos, boa parte dos incidentes com cibersegurança acontecem em virtude de falhas humanas.

Por isso é extremamente importante promover treinamentos com os colaboradores para garantir todas as políticas de segurança, como a criação de senhas fortes, a elaboração de normas e o controle de acesso e navegação.

Altere o protocolo da VPN

A configuração da VPN é um passo importante para garantir a segurança dos seus dados na internet. Por isso, escolha o protocolo mais adequado às suas demandas.

Geralmente, os mais indicados são PPTP e o L2TP. Enquanto o primeiro é mais rápido e utiliza criptografia de 128 bits, o segundo tem um nível de segurança superior, porém, com desempenho não tão veloz. 

Tenha ajuda de uma equipe especializada

Os ataques cibernéticos têm se mostrado cada vez mais constantes, colocando em risco a imagem, a produção e a saúde financeira de qualquer negócio.

De acordo com o levantamento da SurfShark, empresa focada em cibersegurança, no início de 2022, dados de 286 mil brasileiros ficaram expostos através de informações na internet.

Os vazamentos revelaram endereços de e-mail, senhas, números de telefone, documentos e outras informações pessoais.

Se sua instituição não tem pessoas capacitadas para realizar esse tipo de atividade, o recomendado é ter o apoio de uma empresa especializada em TI, como a 4Infra.

Nossa equipe possui conhecimento e experiência para ajudá-lo na gestão dos processos de segurança do seu negócio.

Quer saber mais sobre nossas soluções? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas com nossos consultores, estamos prontos para atendê-lo!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
19 de maio de 2023

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down