A segurança digital para empreendedores deve começar junto dos preparativos para o negócio, por isso, reunimos as recomendações indispensáveis para você aplicar e garantir a proteção contra ataques cibernéticos.
Ter uma gama tecnológica que pode amparar a empresa em inúmeras frentes de trabalho ressignifica o que é empreender, porque permite processos, desenvolvimento e melhor capacidade frente ao mercado.
Porém, o que muitos deixam de lado e acaba onerando e trazendo impactos negativos para a empresa é a ausência de ferramentas adequadas de segurança digital.
O tema é preocupação global e suas consequências têm afetado diversos países, sendo o Brasil um dos que mais recebe ataques cibernéticos.
Por isso é preciso que os empreendedores também estejam atentos às possibilidades de vazamento de dados sigilosos, sequestros de informações e invasões de sistemas.
Logo, fica a pergunta, preciso proteger meu negócio que está apenas começando? E, para responder, vamos entender mais sobre o tema:
Segurança digital ou cibersegurança é o conjunto de práticas, técnicas e medidas adotadas para proteger sistemas de computadores, redes, dispositivos eletrônicos e dados digitais contra ameaças cibernéticas.
O objetivo da segurança digital para empreendedores é garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, bem como a proteção contra o acesso não autorizado aos sistemas do negócio.
Hoje, conectar-se à internet pode significar ser alvo de cibercriminosos que, cada vez mais estratégicos, utilizam ferramentas para enganar usuários e deixar as empresas vulneráveis.
O objetivo desses ataques é o roubo e acesso a dados importantes das organizações, visando obter vantagens financeiras de maneira criminosa.
Nesse sentido, as ameaças cibernéticas podem incluir ataques de hackers, malware, phishing, ransomware, engenharia social e outras formas de atividades maliciosas realizadas por indivíduos ou grupos.
Para se ter uma ideia, o Brasil registrou alta de 37% no número de ciberataques no terceiro trimestre de 2022, revelando um aspecto de insegurança para empresas e governos, de acordo com o levantamento da Checkpoint Software.
Pesquisas ainda apontam que o país sofreu 103,16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos apenas em 2022, o que representa um aumento de 16% em relação a 2021.
Em outras palavras, sem segurança digital os sistemas ficam expostos e vulneráveis e as empresas tendem a perder dinheiro, reputação e espaço no mercado.
Se você está começando a empreender é natural ficar um pouco perdido quando o assunto é segurança digital.
Embora seja um tema bastante comentado, a maioria das pessoas não está por dentro dos aspectos mais importantes da cibersegurança.
Dessa forma, a primeira recomendação é implementar medidas preventivas, tais como:
Além da implantação de recursos de TI, existem outras recomendações essenciais sobre segurança digital para quem está começando a empreender, confira a seguir:
Uma dica muito importante é contar com uma empresa de consultoria de TI para realizar todos os procedimentos necessários de segurança e monitorar o sistema, a fim de bloquear possíveis invasões.
Não deixe que as ameaças digitais interrompam os processos do seu empreendimento e acarretem danos financeiros e à imagem do seu negócio. Entre em contato com a 4Infra e conheça nossas soluções!