Qual o melhor antivírus para pequenas empresas?

Qual o melhor antivírus para pequenas empresas?

A tecnologia avança a passos largos, assim como os problemas de segurança com TI. Os ataques cibernéticos estão cada dia mais sofisticados e a variedade de vírus que circulam pela internet chega a ser espantosa, preocupando, sobretudo, as pequenas empresas. E você já se perguntou se há um antivírus para pequenas empresas?

As consequências de ter máquinas e sistemas infectados são muito sérias: sequestro de arquivos, divulgação de dados confidenciais e acesso às contas bancárias, entre outras formas de prejudicar o usuário e a organização.

Por falta de conhecimento, os próprios funcionários podem colocar em risco os dados da empresa. Ao abrir arquivos anexados aos e-mails, instalar programas de procedência duvidosa obtidos pela internet e inserir pendrive ou outra mídia removível no computador, o usuário pode estar dando chance a novas formas de infecção por vírus.

Para não ver as informações estratégicas da empresa em mãos erradas, e ter mais proteção no ambiente digital, a solução é investir no melhor antivírus para pequenas empresas.

Antivírus é um programa que tem o objetivo detectar e eliminar vírus e outros  programas maliciosos dos computadores. Existe, no mercado, uma variedade de soluções que oferecem proteção e aumentam a segurança em TI.

Contudo, é preciso fazer escolhas inteligentes para que a aplicação dê o resultado esperado.

Vale a pena ter antivírus gratuito?

Ao avaliar o melhor antivírus para pequenas empresas, muitos gestores podem considerar a opção do antivírus gratuito. No entanto, é preciso pensar muito bem!

As versões que são baixadas livremente na internet podem ser úteis para uso pessoal, já que as informações não possuem valor no mercado; mas, para pequenas organizações, decidir por antivírus gratuito pode ser um problema.

A diferença entre a versão paga e a free é o número de funcionalidades e o suporte técnico. O antivírus gratuito tem limitações, já o pago dispõe de mais recursos e suporte especializado. Por isso, essa é a opção acertada para pequenas empresas.

Quais as vantagens de investir em antivírus pago

As inúmeras opções de antivírus pagos no mercado oferecem benefícios e segurança ao ambiente digital corporativo. Afinal, o programa não apenas impede a entrada de pragas virtuais, mas, também, oferece outras vantagens:

  • Rapidez na identificação de vírus e outras ameaças virtuais;
  • Evita lentidão do sistema;
  • Atualizações regulares e automáticas que não necessitam de intervenção do usuário;
  • Suporte técnico;
  • Ferramentas adicionais: anti spam, verificação de e-mail e varredura em tempo real.

Ter o melhor antivírus para pequenas empresas é uma necessidade, pois a segurança das informações afetam diretamente os negócios da companhia. Afinal, nenhum gestor quer ver seus dados expostos e nas mãos da concorrência.

No entanto, sempre há dúvidas na hora de escolher o melhor produto. Por isso, separamos alguns dos mais famosos e utilizados antivírus.

1. ESET Endpoint Security

Com uma abordagem multicamada com várias tecnologias agregadas para melhorar a performance de detecção de falsos positivos a ESET se destaca com um excelente custo benefício em suas soluções corporativas, seu antivírus conta com os seguintes recursos: Bloqueio de Ransomware e ataques direcionados, previne brechas nos dados, previne ameaças persistentes. Além de tudo a solução da ESET usa aprendizado de máquina em todas as suas camadas para aprimorar sua defesa.

2. McAfee

Esse antivírus faz a verificação do vírus em tempo real de todos os sistemas e documentos que estejam sendo utilizados. Uma das vantagens é a possibilidade de apagar arquivos de forma definitiva, sem que ninguém consiga recuperá-los.

O que deixa a desejar nesse sistema é o fato de que o McAffe possibilitar uma lentidão no computador. Mas isso é fácil de resolver: basta ajustar as configurações para minimizar o problema,

3. Norton

Essa opção é bastante conhecida no mercado. No entanto, em alguns casos, também deixa as máquinas mais lentas. Mas, em relação a proteção contra ameaças, tem um ótimo desempenho, sendo considerado um dos melhores.

4. Avast

Uma dos pontos positivos do Avast é o CyberCapture, recurso que identifica vírus emergente em tempo real e os envia ao laboratório para análise. No entanto, a varredura do Avast é um pouco mais lenta que os outros antivírus.

5. Bitdefender

Esse é um dos principais antivírus do mundo. Oferece proteção completa contra malwares e conta com ferramentas de recuperação para vírus persistente e gerenciamento de senhas. Ainda reforça a segurança do navegador ao realizar transações financeiras. O ponto negativo do Bitdefender é a configuração complexa.2929

A escolha do antivírus deve estar de acordo com as necessidades da sua empresa. No entanto, ter uma consultoria de TI, como a 4infra, para auxiliar na avaliação, é a melhor alternativa.

Não fique na dúvida: precisando, entre em contato com a gente.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
29 de janeiro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
Como instalar e Configurar Antena UniFi | 4infra
22 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down