(031) 3195-0580
4infra

Serviços de TI indispensáveis para a segurança de dados

Serviços de TI indispensáveis para a segurança de dados

Ninguém tem dúvidas sobre o impacto que as mudanças digitais ocasionaram na sociedade ao longo dos últimos anos. Um exemplo simples é o modo como lidamos com as finanças: ir a bancos para resolver qualquer problema, hoje, pode ser considerada uma atividade do passado.

Enquanto aplicativos gerenciam o transporte de pessoas e alimentos, lojas virtuais se multiplicam e as redes sociais aproximam as pessoas, por que a TI de uma empresa ficaria atrás quando a área é, historicamente, responsável por várias inovações?

Resposta: não ficaria. É por isso que, dentre muitos novos serviços proporcionados pela tecnologia, um dos principais é o armazenamento em nuvem de altos volumes de dados. Ao invés de serem guardados no computador, onde estão frágeis, os servidores entram em ação e auxiliam de maneira estratégica pequenas, médias e grandes organizações. 

A infinidade de serviços de TI, incluindo comodidades que a tecnologia ajudou a desenvolver, são capazes de transformar mercados. Contudo, ainda deixa uma pulga atrás da orelha de inúmeros gestores em relação à segurança dos dados que trafega em todos os sistemas digitais.

E, como veremos a seguir, não é para menos. 

As perdas com a falta de segurança de dados

Já parou para pensar que, hoje em dia, as informações mais importantes da nossa vida cabem na palma da mão? Com o smartphone ou o notebook você faz tudo: compra, vende, paga, acessa e insere dados, faz transferência, fecha negócios... não há limites para as funcionalidades dos gadgets disponíveis.

Mas tudo vem com um preço – e o da era da informação é o risco de colocar informações pessoais e corporativas em jogo. Basta um pequeno deslize para que hackers acessem as contas e roubem sua identidade, causando enormes prejuízos financeiros.

Violações de dados na internet são mais comuns do que a gente pensa. Chega a ser rotineiro o relato de fraudes em compras por cartão de crédito, falsidade ideológica para empréstimos e tantos outros crimes que podem ser cometidos com dados básicos, como o número da identidade e CPF.

Imagine, então, o que um invasor não consegue em um computador da empresa... Furtos cibernéticos trazem grandes danos financeiros – e de imagem – para as organizações e, por isso, devem ser evitados a qualquer custo. Eles param as operações, interrompem serviços e bloqueiam transações, gerando perdas no negócio e desconfiança dos usuários do sistema.

Melhor ainda: a segurança de dados não deve ser tratada como um custo, mas sim um investimento.  Afinal, é exatamente isso que ela é. 

A solução está no investimento em segurança de dados

O investimento em serviços de TI para garantir mais segurança de dados é a solução para esse mundo cada vez mais digital. Para pequenas e médias empresas que, muitas vezes, têm orçamento limitado, utilizar somente o antivírus não significa dar total proteção às informações da empresa.

Por isso, recomendamos alguns serviços de TI indispensáveis para a segurança de dados da sua organização:

1 – Análise das redes corporativas

Esse serviço contempla a análise criteriosa de toda infraestrutura de TI do seu negócio, incluindo computação em nuvem, softwares, aplicativos, servidores, sistemas e máquinas.

Através da análise é gerado um diagnóstico com a identificação do potencial de desempenho, vulnerabilidades e relatórios de tráfego na rede. Ao fim, a organização consegue ver com clareza seu atual cenário.        

Dessa forma, a empresa de serviços de TI desenvolve um plano estratégico personalizado, a fim de corrigir erros, propor soluções e implementar recursos que potencializam e asseguram a integridade do ambiente físico e virtual do negócio.  

2 – Implantação de Firewall e Proxy

Para proteger dados e informações das empresas e usuários, investir em segurança é essencial. Os riscos estão em todas as partes e, por isso, é importante contar com um braço de controle, bloqueio e gerenciamento dos acessos à internet.

O Firewall é um dispositivo de segurança de rede cuja função é monitorar o tráfego de entrada e saída, permitindo ou bloqueando sites específicos, conforme regras internas de segurança.

Ele age como um filtro que protege e monitora os dados, impedindo que o usuário utilize aplicativos e redes sociais, por exemplo. O objetivo é defender a rede de possíveis ataques, reduzir ameaças e oferecer um ambiente digital mais íntegro e disponível à equipe.

Já o Proxy é um servidor que trabalha como intermediário, gerenciando solicitações de cliente a diferentes tipos de recursos. Ou seja, ele atua no controle de sites por categoria, usuário e grupo de horários.

Se for da vontade dos gestores da empresa, determinados programas, sites, aplicativos e links de internet só serão liberados se passar pelo Proxy. A lista pode esses ser autorizados apenas para algumas pessoas ou grupos de pessoas.

3 – Virtualização do servidor

Esse é um serviço de TI que cria um servidor virtual para comandar e redividir um ou mais servidores físicos. Dessa forma, os sistemas operacionais podem ser executados em um mesmo hardware.

A virtualização oferece benefícios como:

- rápida recuperação de falhas e de desastre;

- backup otimizado; 

- migração para a computação em nuvem; 

- cloud backup em bloco e ambiente de testes, entre outras vantagens.

Precisa implementar serviços de TI para a segurança de dados?  Não perca mais tempo! A 4Infra tem a solução para sua empresa. Entre em contato com os nossos consultores e faça um orçamento.


9 de janeiro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down